Os alunos do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas realizaram, entre os dias 9 e 11 de março, uma visita a Lisboa, o que lhes permitiu contactar com inúmeras empresas da área das instalações elétricas e conhecer/rever alguns espaços culturais.
Pretendeu-se com esta visita de estudo que os alunos melhorassem, enriquecessem e partilhassem os conhecimentos técnicos inerentes ao curso que frequentam, nomeadamente percebessem o funcionamento de um parque eólico de uma Central Termoelétrica e de uma Central Hidroelétrica, reconhecendo a importância da eletricidade na sociedade atual. Paralelamente, foi também nosso objetivo que os alunos aprofundassem o seu conhecimento sobre a história e o Património Cultural de Portugal, através da visita ao Convento de Cristo, em Tomar, ao Mosteiro dos Jerónimos, à Torre de Belém e ao Palácio de Queluz.
Para ver mais fotos clique aqui.
Estamos no final de março, com um trabalho interdisciplinar já iniciado em outubro deste ano letivo, 2021/2022, no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC). Está, portanto, na hora de se fazer um ponto de situação. Nas disciplinas de Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Inglês e História e Geografia de Portugal, já foram dinamizados trabalhos, embora possa ainda haver colaboração destas disciplinas. Neste momento, estamos a desenvolver o trabalho em Matemática e Ciências. Aceitámos o desafio da nossa professora de elaborarmos problemas de Matemática, tendo os jarrões como contexto. Como estávamos a estudar os sólidos geométricos, foram logo surgindo várias propostas de problemas, entre os quais o seguinte, a título de exemplo:
“Que formas poderá ter uma caixa para embalar/transportar um dos jarrões?”
Representámos, num desenho, um dos jarrões e selecionámos as medidas que nos interessavam: a altura do jarrão e o seu diâmetro na parte mais larga. Logo vimos que as formas mais adequadas para embalar os jarrões seriam o cilindro e o prisma quadrangular, como representámos na Figura 1. Apercebemo-nos que a medida do lado do quadrado da base do prisma quadrangular era igual à medida do diâmetro da base do cilindro. E embora à primeira vista não pareça, nas medidas dos jarrões há muito que explorar!
Para continuar a ler clique aqui.
Os alunos das turmas D, E e F do 9.º ano convidam toda a Comunidade Educativa a “Plantar árvores, sonhos e emoções" no mês em que começa a Primavera.
Através de uma instalação artística, subordinada à fórmula 67 (alunos) + 1 (professor) =141 (árvores), tantas quantos os anos da Instituição, todos são solicitados a contemplar a magia da natureza, a criar sonhos e emoções em torno das criações dos alunos.
Também os cartazes interativos expostos permitem-nos explorar conceitos de orientação e a riqueza esplendorosa da Alameda.
Dê asas à imaginação, contemplando a Primavera que já chegou!
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.