PROJETO ERASMUS+ KA2 "PASEANDO ENTRE ESTATUTAS"
Cód. do projeto 2020-1-ES01-KA229-082251_3
PROJETO
O projeto eTwinning “Paseando entre estatuas”, parte destas ideias: no nosso dia a dia, passeamos pelas cidades em que vivemos sem perceber que, à nossa volta, homens e mulheres construíram a sua história.
Realizamos esses passeios como uma forma de evasão ou simplesmente de forma rotineira, para realizarmos as nossas tarefas
diárias, mas as ruas das cidades albergam muito mais do que edifícios ou esculturas que fazem parte da nossa cultura e que nos remetem a diferentes épocas da história.
As línguas de comunicação escolhidas são o inglês e o espanhol, pois vamos desenvolver atividades nas duas línguas para que possamos promover a aprendizagem integrada de conteúdos e idiomas. Isto permitir-nos-á conhecer o património cultural, social e ambiental etrabalhar, ao mesmo tempo, a questão da participação democrática.
A utilização do TwinSpace permitirá melhorar as competênciasdigitais através de atividades colaborativas.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Património/Herança cultural;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas.
DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses
PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/134647/home
OBJETIVOS
Objetivos específicos do projeto:
- Conhecer o património histórico das cidades, de forma lúdica e através do desenvolvimento de conteúdos curriculares;
- Utilizar as TIC ao longo de todo o processo e para realizar o produto final;
- Melhorar a comunicação oral através da língua estrangeira;
- Desenvolver trabalho colaborativo;
- Fortalecer as competências dos discentes na utilização das novas tecnologias e das ferramentas informáticas;
- Promover a participação ativa dos alunos e a sua autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras;
- Fomentar a colaboração entre os diferentes centros escolares,
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico;
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros.
PROCESSO DE TRABALHO
Etapas de trabalho:
1-Apresentação dos participantes.
2-Apresentação das escolas.
3-Criação e seleção do logótipo do projeto.
4-Pesquisa de informação e apresentação dos lugares e monumentos principais de cada cidade.
5- Pesquisa de informação e apresentação das festas mais emblemáticas de cada cidade.
6-Realização de tarefas relativas aos objetivos específicos do projeto.
7-Compilação dos materiais/produtos de aprendizagem.
8-Avaliação do projeto.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas
RESULTADOS ESPERADOS
- Realização de um plano de colaboração interdisciplinar entre todosos departamentos didáticos das escola na elaboração do projeto;
- Fomento da colaboração entre escolas mediante o uso de ferramentas TIC (para a comunicação entre escolas, alunos e
professores e para o desenvolvimento dos materiais).
- Criação de uma metodologia de trabalho para a seleção crítica de informações relevantes.
- Valorização dos homens e mulheres que foram relevantes na história e entender porque a sua imagem ou de alguma das suas obras está presente na cidade.
- Preparação dos encontros nas escolas com atividades abertas à comunidade em geral e aos meios de comunicação, para dar
relevância e difusão, e apresentação das mesmas às autoridades locais e regionais.
- Projeto final: realização de um guia das cidades, no qual se evidenciem as principais esculturas trabalhadas, assim como o
património histórico da cidade. Esses guias serão o recurso que nos permitirá aproximar-nos ao conhecimento da história de cada uma das cidades, realçando a localização das esculturas dentro do plano.
ATIVIDADES
Tarefas principais:
P1
- Todas as escolas estabelecem contacto através da plataforma eTwinning;
- Definição de diferentes datas ao longo do mês para concretizar as diferentes atividades a realizar no encontro;
- Seleção de professores de cada escola que participarão no encontro,
C1
- Reunião de coordenadores do projeto.
P3
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos em Lamego (Portugal):
- Comunicação às famílias sobre os métodos de seleção dos alunos para participarem no projeto.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro em Portugal.
- Os professores comunicarão às famílias os alunos selecionados.
Selecionam-se os professores que que participarão no encontro em Portugal.
P2
Atividades posteriores ao evento conjunto de formação de curta duração para professores, em Lamego (Portugal):
- Os professores informarão o resto do corpo docente sobre as atividades e decisões tomadas, para difundir a informação. É
importante que esteja aqui presente o corpo docente.
- Ao mesmo tempo, encarregam-se de ir atualizando a plataforma Twinspace com as atividades realizadas.
P4
Atividades prévias à mobilidade em Portugal:
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro de Portugal. Planeamento e preparação das atividades a desenvolver no encontro. Partilha entre professores sobre o estado do projeto (eTwinning).
- Aprendizagem colaborativa e cooperativa, em cada escola, sobre o escritor Fausto Guedes Teixeira e o Bispo de Lamego D. Miguel de Portugal (Twinspace). Reflexão: Quem são estas personalidades? Que fizeram de relevante na vida? Porque devemos conhecer as suas vidas e obras?
- Atividades (Twinspace): Criação de um vídeo sobre Fausto Guedes Teixeira e o Bispo de Lamego D. Miguel de Portugal (perguntas). Gravação da leitura do poema “Cruzeiro do Sul”, do escritor Fausto Guedes Teixeira. Tradução do poema “Cruzeiro do Sul” paras as línguas maternas dos participantes. Criação de uma videoconferência para responder, online. Questionário criado pela escola portuguesa, sobre as duas personalidades.
P5
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Lamego (Portugal):
- Continuar o contacto dos alunos e professores que vão participar no encontro de Portugal através da plataforma eTwinning.
- Continuação da preparação das atividades a realizar no encontro que já se mencionaram no ponto anterior.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C2
- A Literatura entre estátuas.
P6
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Lamego (Portugal):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Reflexão sobre a mobilidade nos fóruns do Twinspace.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
P7
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Ailly sur Noye (França):
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro em França.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro em França.
C3
- Aproximamo-nos da arte.
P8
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Ailly sur Noye (França):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Avaliação do primeiro ano do projeto através da plataforma eTwinning.
- Realização da memória do primeiro ano do projeto.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussõesdo projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde serealizou o projeto.
P9
- Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Novo contacto entre professores através da plataforma eTwinning para retomar o projeto depois do período de descanso de verão.
- Recordar o ponto em que ficou o projeto no final do último ano letivo.
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro na Sérvia.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro na Sérvia.
- Apresentação e início dos trabalhos sobre as atividades a desenvolver no encontro.
P10
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro na Sérvia, através da plataforma eTwinning.
- Continuação das atividades a realizar no encontro, que se enunciam abaixo:
Preparação das atividades relacionadas com o Museu de Vojvodina y sobre a figura de Svetozar Miletic, um dos máximos representantes do direito sérvio, e preparação das atividades sobre o Teatro Nacional Sérvio y o fundador, ator y diretor de teatro Pera Dobrinovic, assimcomo de outros dramaturgos sérvios, como Jovan Sterija Popovic.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C4
- O teatro e a História.
P11
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Novi Sad (Sérvia):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teveem cada escola.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
P12
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Comunicação às famílias dos métodos de seleção dos alunos para participarem no encontro seguinte.
- Realização de provas de seleção dos alunos que participarão no encontro na Sérvia.
- Os professores comunicam às famílias os alunos selecionados.
- Decide-se quais os professores que participam no encontro na Sérvia.
- Apresentação e início dos trabalhos sobre as atividades a desenvolver no encontro.
P13
Atividades prévias ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Contacto entre os alunos selecionados para participar no encontro de Espanha, através da plataforma eTwinning.
- Continuação das atividades a realizar no encontro, que são as seguintes: Conhecimento do órgão como instrumento musical, para poder apreciar o órgão Francisco Salinas que está na Catedral de Salamanca, bem como da obra de Tomás Breton, músico salmantino de quem se possui os manuscritos das obras, ambos têm uma escultura na cidade (Património da Humanidad) e trabalho sobre figuras do desporto, como Dori Ruano y Vicente del Bosque, que são originários de Salamanca e são desportista de prestígio reconhecido e que também contam com esculturas na cidade.
- Partilha entre professores sobre o estado do projeto através da plataforma eTwinning.
C5
- Música e desporto, testemunhos vivos da nossa história.
P14
Atividades posteriores ao intercâmbio de curta duração de grupos de alunos, em Salamanca (Espanha):
- Avaliação do encontro através dos questionários realizados no início do projeto.
- Exposição em cada escola das atividades realizadas no encontro.
- Partilha entre professores e alunos das repercussões que o projeto teve em cada escola.
- Recolha de toda a informação que tem cada escola para partilhar no último encontro do projeto.
- Apresentação ao resto das escolas participantes, quais as repercussões do projeto, relativamente às instituições locais da cidade onde se realizou o projeto.
C6
- Avaliação e encerramento do projeto.
P15
Atividades posteriores ao evento conjunto de formação de curta duração para professores, em Salamanca (Espanha):
- Partilha entre professores das repercussões que o projeto teve em cada centro.
- Elaboração da memória da segunda parte do projeto.
- Partilha da influência que o projeto teve nos diferentes setores, escolas, professores, alunos, famílias e instituições locais.
- Encerramento do projeto.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES
Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 15 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos quatro intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de
aproveitá-los para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 4 turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico (7.º E e F e 9.º F e G) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Inglês, Cidadania, História, Português, Matemática, Geografia, Ciências Naturias, FísicoQuímica, Educação Visual e Educação Musical, TIC.
Participantes
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
- Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.