segunda 11 dezembro 2017
map-shadow

ESCOLA BÁSICA DE CAMBRES

 

Diretor: José António Fernandes Martins Rocha

Coordenador: Clarisse Maria Proença Pereira

Escola

A ESCOLA

A Escola do Ensino Básico de Cambres foi fundada e doada à comunidade de Cambres por Monteiro da Silva e sua esposa.

A escola é uma construção robusta, concentrada num único bloco, de rés-do-chão e 1º andar. É composta por 6 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de professores, uma sala de informática, sanitários e uma cantina. Possui, ainda, um grande espaço recreativo, enriquecido com um campo polivalente, devendo apenas ser melhorado com a instalação de cobertos, capazes de proporcionar às crianças proteção nos recreios, em dias de mau tempo.

As caraterísticas deste edifício são um pouco invulgares, já que foi adaptado a partir de uma casa de habitação doada por um benemérito da freguesia. Foi reconstruída acerca de 19 anos, tendo-se mantido o aspeto exterior.

A importância do edifício advém da beleza dos pormenores decorativos que possui, transmitindo uma leveza harmonia pouco comuns nos edifícios escolares.

bandeiraCambresAo nível da planta e, uma vez que o edifício beneficiou de várias obras de remodelação e adaptação às necessidades pedagógicas, refere-se apenas o seu caráter híbrido e funcional, já que todo o interior está concebido de forma a corresponder aos objetivos da sua função.

Os dois pisos do edifício ligam-se por intermédio de uma escadaria interior, sendo de realçar as salas de generosas dimensões. O toque do sino dá o sinal aos alunos e professores do horário a cumprir e tudo segue o ritmo normal.

A Escola funciona sempre de acordo com as necessidades e prioridades dos alunos, estando sempre aberta à comunidade, respeitando os seus usos e costumes, bem como a heterogeneidade dos recursos económicos e sociais, havendo uma grande interligação através dos representantes de Educação.

A Escola EB 1 de Cambres possui uma bandeira representativa da Escola que foi objeto de tratamento nas oficinas de conservação e restauro de têxteis do Museu de Lamego. No dia 2 de Fevereiro de 2005, o diretor do Museu de Lamego deslocou-se à Escola de Cambres para realizar uma ação de sensibilização sobre salvaguarda e proteção do património cultural móvel.

Freguesia

FREGUESIA DE CAMBRES

Com uma área de 11,2 km2, esta freguesia do concelho de Lamego tem a norte a Serra das Meadas e a seus pés o rio Douro. Parte integrante da mais antiga Região Demarcada do Mundo, a 4 de junho de 1997, Cambres elevou-se a vila. Considerada uma das maiores freguesias do concelho quer em termos geográficos quer em termos populacionais, a vitivinicultura rege a economia desta terra.

População Residente: 2066 habitantes (censos 2011)

Festas e Romarias: Nosso Senhor d'Aflição

Principais atividades económicas: Agricultura, Comércio e Restauração

Localização: Dista a 4 kms da cidade de Lamego

Presidente: Adelino Gomes Magalhães

Telefone: 254 666 493

Fax: 254 666 493

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Portelo de Cambres | 5100-414 Cambres

 

  logos2

Agenda

GALERIA DE ARTES "METAPHORA"

fh dest

Exposição "Estudo da figura humana"
Decorre até 16 de junho de 2017.

LIGAÇÕES ÚTEIS

latinotv APEE AFNORTE erasmus
giae moodle face keyschool

OFFICE2

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação