sábado 21 setembro 2019
map-shadow

ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DE ESCOLA

O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, atento ao contexto social e aos problemas do mundo atual, assenta o seu Projeto Educativo na promoção da pessoa do aluno como cidadão informado, ativo, empenhado, empreendedor, humano e solidário, tendo em vista os desafios de um mundo global e em contínua mudança. Para tal, as ferramentas intelectuais, cognitivas e sociais são aspetos a desenvolver nos nossos alunos para que a autoconfiança, a resolução de problemas e o respeito pelas diferenças lhes permitam agir e interagir com os outros e com o mundo que os rodeia.
Conscientes de que a cidadania se aprende por aspetos vivenciais, o AELC procura valorizar as especificidades e realidades locais assentes em projetos da escola, de alunos, de professores e da comunidade, numa lógica de participação e de corresponsabilização.
A Cidadania e Desenvolvimento assume-se, assim, como um espaço curricular privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural. O desenvolvimento desta componente deve ser consolidado, de modo a que as crianças e jovens, ao longo dos diferentes ciclos, experienciem e adquiram competências e conhecimentos de cidadania, em várias vertentes. Os referenciais de educação elaborados pelo Ministério da Educação, em colaboração com outros organismos e instituições públicas e diversos parceiros da sociedade civil, assumem-se como documentos de referência para os domínios a desenvolver em Cidadania e Desenvolvimento, não se constituindo como guias ou programas prescritivos, mas instrumentos que, no âmbito da autonomia de cada estabelecimento de ensino, podem ser utilizados e adaptados em função das opções a definir em cada contexto, enquadrando as práticas a desenvolver.

Objetivos
A Estratégia para cidadania no Agrupamento visa os seguintes objetivos:
- Construir uma formação humanística dos alunos, assente no respeito pelos valores democráticos básicos e pelos Direitos Humanos.
- Promover condutas cívicas que privilegiem a igualdade nas relações interpessoais e o sentido de justiça social.
- Desenvolver atitudes e comportamentos alicerçados no diálogo e respeito pelos outros.
- Promover a reflexão, o espírito crítico, a iniciativa, a capacidade interventiva e a participação cívica como contributo pessoal, ativo e direto de cada um, em diversas áreas da sociedade.
- Construir a cidadania baseada na informação, no conhecimento do outro, da sociedade e do mundo em que vivemos, valorizando o respeito, a integridade, a aceitação, a integração e a não discriminação relativamente à diferença.

> Para saber mais sobre a estratégia de educação para a cidadania de escola clique aqui.

  logos2

Agenda

setembro 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação