terça 12 dezembro 2017
map-shadow

REGULAMENTO DO MUSEU

O museu de Ciências Naturais existe desde a construção do atual edifício (1931 - 1936), ocupando o mesmo espaço físico e sendo então designado como "Museu" (Mesquita, 1943).
A maior parte do seu espólio data dessa década como, por exemplo, a coleção de produtos vegetais oriundos das ex-colónias, oferecida à escola, em 1939, pelo Museu Agrícola Colonial de Lisboa.
Existem, porém, no museu de Ciências exemplares mais antigos, como por exemplo, sementes datadas de 1903 e recolhidas no Jardim do Campo (devidamente identificadas bem como o seu recoletor) e os 64 exemplares zoológicos adquiridos no ano letivo de 1910-1911, para o então Gabinete de História natural, listagem que consta do respetivo anuário do Liceu. Nesta altura o Liceu de Lamego funcionava no solar da família Pinheiro da Aragão, na rua Marquês de Pombal.
Dessa época será também o microscópio monocular F. Koristka Milano e, de 1931, o microscópio monocular Reichert: "Pela Junta Administrativa do Empréstimo para o Ensino Secundário foi dado a este Liceu um microscópio Reichert, de Viena de Áustria..." (oficina de Carl Friedrich Wilhelm Reichert) (Mesquita, 1943).
As coleções, existentes no Museu, de espécies provenientes das antigas colónias, da Europa (coleções adquiridas em França e na Alemanha) e do resto do mundo, traduzem a preocupação com a evolução do ensino das Ciências: "Novos programas exigem laboratórios e trabalhos práticos de ciências...". (Mesquita, 1943)
O Museu de Ciências do Agrupamento contém um espólio diversificado que poderá ser apreciado quer pela comunidade educativa quer por entidades exteriores.
O presente regulamento traça as orientações para utilização deste espaço e material nele existente.

Do espaço
1. O Museu destina-se a visitas, aulas ou atividades no próprio local.
2. A visita por turmas, ou grupos de alunos requer o devido acompanhamento pelo(s) seu(s) professor(es).
3. Os professores que pretendam efetuar visitas com os seus alunos, devem proceder à respetiva marcação com a antecedência mínima de 48 horas (na folha de marcação – gabinete de Biologia).
4. A visita por alunos sem professores acompanhantes, poderá ser feita se, no local se encontrar o Diretor do Museu.
5. O Museu também está aberto a visitas individuais ou de grupos, de outras escolas/agrupamentos ou outras instituições que o solicitem, desde que seja feito pedido, em tempo útil, ao Diretor do Agrupamento.

Do material
1. O material existente no Museu não pode ser retirado dos armários ou do próprio espaço, a não ser em situações excecionais e após ser dada autorização pelo Diretor do Agrupamento ou pelo Diretor do Museu, devendo este comunicar o facto ao Diretor do Agrupamento.

  logos2

Agenda

LIGAÇÕES ÚTEIS

latinotv APEE AFNORTE erasmus
giae moodle face keyschool

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação