ESCOLA BÁSICA DE CAMBRES
Diretor: José António Fernandes Martins Rocha
Coordenador: Margarida Duarte Amaro Carvalhais dos Santos
A ESCOLA
A Escola do Ensino Básico de Cambres foi fundada e doada à comunidade de Cambres por Monteiro da Silva e sua esposa.
A escola é uma construção robusta, concentrada num único bloco, de rés-do-chão e 1º andar. É composta por 6 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de professores, uma sala de informática, sanitários e uma cantina. Possui, ainda, um grande espaço recreativo, enriquecido com um campo polivalente, devendo apenas ser melhorado com a instalação de cobertos, capazes de proporcionar às crianças proteção nos recreios, em dias de mau tempo.
As caraterísticas deste edifício são um pouco invulgares, já que foi adaptado a partir de uma casa de habitação doada por um benemérito da freguesia. Foi reconstruída acerca de 19 anos, tendo-se mantido o aspeto exterior.
A importância do edifício advém da beleza dos pormenores decorativos que possui, transmitindo uma leveza harmonia pouco comuns nos edifícios escolares.
Ao nível da planta e, uma vez que o edifício beneficiou de várias obras de remodelação e adaptação às necessidades pedagógicas, refere-se apenas o seu caráter híbrido e funcional, já que todo o interior está concebido de forma a corresponder aos objetivos da sua função.
Os dois pisos do edifício ligam-se por intermédio de uma escadaria interior, sendo de realçar as salas de generosas dimensões. O toque do sino dá o sinal aos alunos e professores do horário a cumprir e tudo segue o ritmo normal.
A Escola funciona sempre de acordo com as necessidades e prioridades dos alunos, estando sempre aberta à comunidade, respeitando os seus usos e costumes, bem como a heterogeneidade dos recursos económicos e sociais, havendo uma grande interligação através dos representantes de Educação.
A Escola EB 1 de Cambres possui uma bandeira representativa da Escola que foi objeto de tratamento nas oficinas de conservação e restauro de têxteis do Museu de Lamego. No dia 2 de Fevereiro de 2005, o diretor do Museu de Lamego deslocou-se à Escola de Cambres para realizar uma ação de sensibilização sobre salvaguarda e proteção do património cultural móvel.
FREGUESIA DE CAMBRES
Com uma área de 11,2 km2, esta freguesia do concelho de Lamego tem a norte a Serra das Meadas e a seus pés o rio Douro. Parte integrante da mais antiga Região Demarcada do Mundo, a 4 de junho de 1997, Cambres elevou-se a vila. Considerada uma das maiores freguesias do concelho quer em termos geográficos quer em termos populacionais, a vitivinicultura rege a economia desta terra.
População Residente: 2066 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: Nosso Senhor d'Aflição
Principais atividades económicas: Agricultura, Comércio e Restauração
Localização: Dista a 4 kms da cidade de Lamego
Presidente: Adelino Gomes Magalhães
Telefone: 254 666 493
Fax: 254 666 493
E-mail: freguesiacambres@gmail.com
Sítio eletrónico: Não dispõe
Morada: Portelo de Cambres | 5100-414 Cambres
CONTACTOS
Escola Básica de Cambres
Lugar da Escola
5100-000 CAMBRES
Tel. (+351) 254 666 132
e-mail:
info@aelc-lamego.pt
blog: eb1cambres.blogspot.pt
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
info@aelc-lamego.pt
secretaria@aelc-lamego.pt