Estamos no final de março, com um trabalho interdisciplinar já iniciado em outubro deste ano letivo, 2021/2022, no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC). Está, portanto, na hora de se fazer um ponto de situação. Nas disciplinas de Português, Educação Visual, Educação Tecnológica, Inglês e História e Geografia de Portugal, já foram dinamizados trabalhos, embora possa ainda haver colaboração destas disciplinas. Neste momento, estamos a desenvolver o trabalho em Matemática e Ciências. Aceitámos o desafio da nossa professora de elaborarmos problemas de Matemática, tendo os jarrões como contexto. Como estávamos a estudar os sólidos geométricos, foram logo surgindo várias propostas de problemas, entre os quais o seguinte, a título de exemplo:
“Que formas poderá ter uma caixa para embalar/transportar um dos jarrões?”
Representámos, num desenho, um dos jarrões e selecionámos as medidas que nos interessavam: a altura do jarrão e o seu diâmetro na parte mais larga. Logo vimos que as formas mais adequadas para embalar os jarrões seriam o cilindro e o prisma quadrangular, como representámos na Figura 1. Apercebemo-nos que a medida do lado do quadrado da base do prisma quadrangular era igual à medida do diâmetro da base do cilindro. E embora à primeira vista não pareça, nas medidas dos jarrões há muito que explorar!
Para continuar a ler clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.