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terça 16 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
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CONCURSO NACIONAL JUVENIL "MANTÉM-TE AO LEME!"

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Alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego distinguidos a nível nacional “Se não podes mudar o vento, ajusta as velas e mantém-te ao leme!”.

Arte, Ciência e Literatura sempre tiveram um lugar de destaque na definição de quem somos como seres humanos e no enriquecimento de nossas vidas. Isso é ainda mais aparente em momentos de crise, como a atual pandemia de COVID-19.
A educação, sob o novo normal, também deve prestar atenção ao ensino sobre como procurar conexões e juntar temas, situações e preocupações. Além disso, a educação para a cidadania crítica deve incutir a reflexividade como um valor educacional fundamental. A reflexividade é a chave para entender a nossa cumplicidade.
Para educar para a reflexividade e a cidadania reflexiva, é imprescindível trazer de volta e/ou introduzir assuntos que possam fazer os alunos pensarem sobre o seu papel (e/ou cumplicidade) na comunidade, nas relações sociais, degradação ambiental, para citar alguns. Da mesma forma, há que articular um sistema educacional que permita trabalhar em prol de uma cidadania com formação crítica e bem equipada para enfrentar os desafios futuros, de forma coletiva.
Perante tais desafios, no final do ano letivo 2020/2021, a Task Force das Ciências Comportamentais lançou um concurso às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, cujo objetivo foi suscitar uma dinâmica participada e multidisciplinar, onde crianças, jovens, docentes e outros profissionais e agentes educativos se envolvessem num diálogo sobre as vivências da pandemia e os modos inovadores de lhe resistir e de a ultrapassar. O título, bem sugestivo e abrangente, era “Se não podes mudar o vento, ajusta as velas e mantém-te ao leme”. Pretendia-se a articulação de saberes e de competências de uma forma inovadora, num clima de participação democrática, pluralista e de criatividade. As temáticas relacionavam-se com artes, ciências e letras pela saúde.
As escolas responderam de forma muito participada e diversificada. A esta iniciativa juntaram-se outras entidades: Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Ministério da Saúde e DGS, o senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, o PNPSE, o gabinete do senhor Primeiro-Ministro e o Instituto de Saúde Ambiental.
Um júri nacional avaliou os trabalhos e atribuiu as respetivas distinções a 16 escolas, entre elas ao Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, na modalidade de texto. A aluna Letícia Silva no escalão Tweens (10-12 anos) e José Afonso Silva, no escalão Teens (13-19 anos) foram os nossos alunos distinguidos. No dia 16 de dezembro, entre as 15:30h e as 16:30h, numa sessão online, em que participaram, entre outros, o senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa, e transmitida por videodifusão, viveram-se momentos de reconhecimento, mas também de interação, onde não faltaram os pais dos alunos. Foi o corroborar de reflexões e de aprendizagens que nos abriram outros horizontes e outras perspetivas de encarar a cultura nas suas várias vertentes como uma “ponte” que nos permite encararmos a realidade pandémica com toda a esperança no futuro, principalmente quando ela é tão bem retratada pelos nossos jovens.
Para ver o vídeo da sessão online clique aqui e para ver mais fotos aceda aqui.
Parabéns aos nossos alunos que fizeram jus ao que Marie Curie nos ensinou: “Na vida, não existe nada a temer, mas a entender.”

PARLAMENTO DOS JOVENS - DEBATE DO ENSINO BÁSICO

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No âmbito do Programa "Parlamento dos Jovens - ensino básico", decorreu no dia 6 de dezembro, na Escola Secundária de Latino Coelho, escola-sede do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, um debate subordinado ao tema "Fake news: Que estratégias para combater a desinformação?" que foi dinamizado pela Senhora Deputada da Assembleia da República, Lúcia Araújo Silva.
Este programa, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
Nesta sessão de trabalho, a Senhora Deputada abordou o tema do Programa, recorrendo a uma apresentação apelativa, o que despertou a atenção de todos os deputados e alunos presentes no auditório. Seguiu-se um momento de debate com a plateia.
>Para ver mais fotos clique aqui.

ATIVIDADE «O PODER LOCAL» NO MUNICIPIO DE LAMEGO

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Há alguns dias atrás, nós, alunos das turmas do 6.º D e 6.º E tivemos a oportunidade de nos deslocarmos à Câmara Municipal de Lamego, acompanhados pelas nossas professoras de História e Geografia de Portugal, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual e Educação Tecnológica, no âmbito de uma articulação horizontal subordinada ao tema «O poder local» e que envolveu várias disciplinas.
Fomos muito bem acolhidos pelos Dr. Emanuel Peixoto, Chefe de Divisão da Ação Social e Educação, Dr. Fábio Duarte, Secretário do Gabinete de Apoio à Vereação e Dr. Pedro Oliveira, Técnico Superior do Gabinete de Apoio à Vereação.
Estes guiaram-nos até ao imponente Salão Nobre, através de uma escadaria, onde se pode vislumbrar um magnífico vitral que contém o brasão de Lamego.
Já no Salão, começaram por fazer uma breve abordagem sobre a História do Poder Municipal em Portugal. De seguida, colocamos algumas questões que, previamente, preparámos nas aulas e outras de carácter mais espontâneo sobre os órgãos do poder local e, mais especificamente, sobre os do Município: Câmara Municipal e Assembleia Municipal. Evidentemente, também não nos esquecemos dos órgãos das Freguesias, nomeadamente a Junta e a Assembleia de Freguesia.
Sugerimos também algumas propostas no sentido de melhorar a vida dos cidadãos do nosso concelho, como por exemplo, a construção de mais e melhores acessos ao centro da cidade; criação de mais empregos, por forma a fixar os mais jovens; planear obras de reabilitação na escola EB 2,3 de Lamego e na Biblioteca Municipal de Lamego (com a sugestão de construirmos maquetes nas próprias aulas de Educação Tecnológica); necessidade de construção de mais parques de estacionamento, de preferência gratuitos; construção de algumas ciclovias; construção de mais canis e possibilidade de castrar muitos dos animais de rua para evitar a sua reprodução; ...
Tal como já tinha acontecido nas aulas, manifestamos o nosso interesse e a nossa disponibilidade para cooperar com a autarquia, o que foi visivelmente bem acolhido pelos nossos interlocutores que, logo referiram, que a melhor forma de colaborar era estarmos ali com o intuito de ajudar e participar na resolução de problemas que afetam os munícipes. Para além disso, poupar água, separar os lixos, doar roupas e brinquedos que deixamos de utilizar e adotar animais abandonados, sempre que possível, foram mais algumas sugestões que, por certo, nos envolverão ainda mais na nossa relação com o Município e numa maior tomada de consciência do nosso exercício da cidadania.
Assim, no final, todos fomos unânimes em reconhecer que esta visita de estudo à Câmara Municipal foi muito importante, pois para além de nos proporcionar o contacto direto com uma instituição do poder local, serviu para termos uma visão mais consciente e uma ação cívica mais consistente sobre a nossa autarquia.

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AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
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