Estudos mostram, de forma consistente, que estar na Natureza é bom para a saúde mental do ser humano. Pode melhorar a memória, reduzir o estresse e aumentar a sensação de felicidade. A Natureza é tão poderosa que algo tão pequeno quanto uma árvore ou uma única planta pode melhorar a saúde mental. No nosso mundo, hoje, há uma crise de saúde mental. O paisagismo pode desempenhar um papel importante na saúde e bem-estar do ser humano. Na jornada para um mundo mais saudável e sustentável, as paisagens e o que elas nos proporcionam são cruciais para a vida na Terra.
A quarta mobilidade Erasmus+ do projeto ECO Echo, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, decorreu entre 26 e 31 de março de 2023. O subtópico desta mobilidade, relacionada com a sustentabilidade e ameaças ao ambiente, foi “O nosso Planeta Terra – o espaço da beleza“. Os países que compõem este projeto são: Portugal, Estónia, Espanha, Grécia e Turquia.
A receção aos parceiros europeus contou com um momento musical com La Tuna, foram apresentadas as atividades que se iriam desenvolver nesta semana e todos os parceiros participaram no programa da Semana da Leitura. Os alunos de cada país parceiro apresentaram um pequeno texto ou poema na sua própria língua e, duas alunas portuguesas leram uma mensagem-poema em inglês, da sua autoria, articulando sentimentos de saudade que o projeto iria deixar com aquilo que se aprendeu ao longo destes três anos.
Neste dia também foram apresentados pequenos vídeos dos trabalhos de cada escola sobre o subtema “Belas Paisagens do meu país“. E por que motivo o subtópico “paisagens“? Este projeto Eramus+, ECO Echo, teve sempre como tónica a motivação para as questões ambientais. As paisagens são espaços que significam os atributos naturais e físicos da terra juntamente com o ar e a água que mudam ao longo do tempo e tornam-se conhecidos pela evolução das perceções e associações das pessoas, tais como crenças, usos, valores e relacionamentos.
Foram diversos esses espaços que Lamego e o Douro nos oferecem. Uma visita virtual ao Museu de Lamego, seguida de workshop. Esta atividade consistiu na seleção pelos grupos de uma obra emblemática do Museu e criar por escrito algo sobre a mesma. Este workshop foi realizado ao ar livre, enquadrando-se na subtemática do projeto: as belas paisagens de Lamego.
O segundo dia começou com a visita ao Parque Biológico, que incluiu a visita guiada e workshops relacionados com a temática ambiental, tendo os vários grupos desfrutado da mãe Natureza na procura de espécies vegetais que iriam fazer parte de um hotel para insetos.
Os participantes conheceram também lugares históricos e emblemáticos da parte antiga da cidade: castelo, centro interpretativo do castelo de Lamego, a cisterna, as ruas e ruelas deste bairro e,
finalmente o Teatro Ribeiro Conceição. Aqui houve mesmo um momento de música, movimento e drama que terminou com a audição de dois temas clássicos ao piano por uma aluna turca.
Durante o terceiro dia, os participantes participaram nas oficinas, que incluíram pintura, desenho, interação e pensamento criativo.
A avaliação da plataforma Q-cumber, espaço virtual para divulgação de atividades e imagens sobre a Natureza, também continuou em grupos, por país, com a inclusão de fotos e situações relacionadas com o ambiente, levando à interação verbal dos aspetos positivos e menos positivos que existem no planeta Terra. Após o almoço os alunos participaram em jogos de tabuleiro, jogos tradicionais portugueses e ténis de mesa..
Os professores tiveram tempo para reunião de gestão e de reflexão sobre o projeto. Após a reunião,realizaram uma viagem para aprender mais sobre a cultura e tradições nacionais e locais.
No quarto dia os participantes fizeram uma visita guiada ao Museu do Douro e visitaram uma Quinta do Douro.
O último dia da semana de trabalho começou cedo com a partida para o Porto, onde todos os parceiros passaram o dia inteiro a aprender mais sobre a cultura e a desfrutar das paisagem portuguesas.
A par de todas estas atividades, ao longo da semana, os alunos portugueses intaeragiram nas atividades assim como conviveram e partilharam momentos de gastronomia, dança, canções e de aspetos da arquitetura da cidade, apenas entre eles, durante os momentos em que não estavam envolvidos diretamente em tarefas na escola.
Não podemos finalizar sem agradecermos a valiosa colaboração do Município de Lamego e da Junta de Freguesia de Lamego, facto que contribuiu para a operacionalização e sucesso desta mobilidade Erasmus+.
Para ver mais fotos clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.