face  ins

segunda 13 janeiro 2025
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
LI E GOSTEI - "ESTEIROS", DE SOEIRO PEREIRA GOMES 09-01-2025
Desta vez, o projeto “Leitura(s) para...
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROFESSOR LUÍS CUNHA 05-01-2025
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO DE 2025 23-12-2024
O Diretor do Agrupamento de Escolas Latino...
"FELIZ NAVIDAD" PELA LATUNA, TUNA ACADÉMICA 23-12-2024
A LaTuna, Tuna Académica da Escola...
FESTA DE NATAL DA ESCOLA BÁSICA DE CAMBRES 23-12-2024
Decorreu, no dia 17 de dezembro, a festa de...
FESTA DE NATAL DO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE LAMEGO 23-12-2024
No dia 12 de dezembro, realizou-se, uma vez...
FESTA DE NATAL DA ESCOLA BÁSICA N.º 1 DE LAMEGO 20-12-2024
Numa comunhão perfeita entre alunos,...
DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS 18-12-2024
No âmbito da disciplina de Cidadania e...

COMEMORAÇÃO DO ERASMUSDAYS NO AGRUPAMENTO

 erasmusDay1 6

O Erasmus+ é o programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Desde 2018, os alunos matriculados na disciplina de Espanhol têm vindo a usufruir da oportunidade de participar em cinco projetos Erasmus + KA229, tendo sido implementados os seguintes projetos: “Las @venturas del saber por la ruta de Cervantes”, “Mujeres y niñas en ciencia, İpor supuesto!”, “La huerta de los deseos sostenibles”, “Tras los rastros de mitos en la oscurid@ de historia” e “Paseando entre estatuas”.
Nos últimos quatro anos, os alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, tiveram a possibilidade de viajar para os seguintes países e cidades europeias: Espanha (Sevilla) e Bulgaria (Sofia); Espanha (Valencia) e Itália (Pescara); Itália (Catania), Espanha (Puerto de Santa María e Vacarisses); Espanha (Ronda), Itália (Nápoles), Polónia (Krasnik) e Noruega (Valdres); e Espanha (Salamanca), Sérvia (Novi Sad) e França (Ailly sur Noye).
Nas primeiras semanas de aulas de Espanhol do mês de outubro, os alunos que participaram, nos últimos três anos em projetos Erasmus + KA229, decidiram fazer as seguintes atividades para comemorar o ErasmusDays no nosso Agrupamento: construir uma exposição fotográfica onde todos os alunos participantes nas mobilidades em Lamego e nas cidades referidas anteriormente partilham registos de experiências vividas nas diversas mobilidades realizadas, sobretudo, no ano passado.
Além disso, os alunos e professores do nosso Agrupamento que viajaram para o estrangeiro ou receberam alunos cá, em Lamego, em sua casa, deram um testemunho sobre a sua experiência no Erasmus+.
Este ano letivo iremos receber no nosso Agrupamento alunos espanhóis na Escola Básica de Lamego e também na Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego. Alguns alunos ficarão cá um mês, outros ficarão uma semana e outros permanecerão duas semanas. Também receberemos professores franceses e espanhóis que virão observar as nossas aulas e partilhar conhecimentos com os nossos professores. Alguns professores estarão nas nossas escolas uma semana, outros estarão duas semanas e outros um ou dois meses. Teremos ainda a oportunidade de ter docentes estrangeiros a dar aulas de francês, inglês e espanhol aos estudantes da nossa escola.

Partilhamos, de seguida, algumas opiniões de estudantes Erasmus+ do nosso Agrupamento:
João Pereira, 9.º F: Participei no Erasmus+, porque queria conhecer outro país. Viajei a Catânia, que fica na Sicília, uma ilha que faz parte de Itália. Eu queria fazer amigos de outros países, foi uma experiência única e gostei de conhecer a cultura de Catânia. Recomendo, porque é uma experiência muito boa, que de certeza vou lembrar-me a minha vida toda.
Mariana Corveira, 11.º D: Eu participei no Erasmus +, pois queria praticar o meu espanhol, conhecer novos países, novas culturas e novas pessoas e ganhar autonomia e responsabilidade. Viajei para Valencia (Espanha), duas vezes para Pescara (Itália) e para Ronda (Espanha). Recebi em casa o Arnau e o Jorge de Valencia, a Francesca de Pescara, a Júlia e a Laura de Valencia e a Miriam e a Júlia de Ronda. Recomendo a todos os professores e alunos que participem no Programa Erasmus+ porque é uma experiência muito boa, ficamos a conhecer novos países, culturas e pessoas e praticamos o espanhol.
Adriana Xavier, 9.ºE: Eu participei no Erasmus+ porque achei uma oportunidade incrível pra praticar a língua, fazer amigos e andar de avião pela primeira vez. Estive em Catânia, Itália, do dia 22 ao dia 29 de abril com oito colegas e três professores. Foram também alunos de duas escolas espanholas e da escola italiana. No regresso, pudemos ainda visitar a fantástica cidade de Milão. Eu recomendo participarem no Erasmus, porque adorei a experiência e aprendi muito.
Davide Fonseca, 9.º E: Participei no Programa Erasmus+ porque queria conhecer novas culturas, conhecer novos lugares e andar de avião. Estive em Catânia, na Itália, do dia 22 ao dia 29 de abril. Estive com alunos e professores de duas escolas espanholas e da escola italiana. Tive oportunidade, no regresso, de conhecer a cidade de Milão, que me impressionou pela sua arquitetura. Recomendo participarem no Programa Erasmus+ porque conheci várias pessoas, fiz várias amizades e conheci novos lugares e culturas.
Gabriel Mantoshko, 9.º E: Eu participei no Erasmus +, porque foi uma forma de eu conhecer uma cidade de Itália (Catânia). Estive em Catânia desde o dia 22 ao dia 29 de abril. Em Itália visitámos vários monumentos bonitos. Fui para Catânia com mais 8 colegas e 3 professores. Na volta para Portugal ainda passámos por Milão, uma cidade muito bonita. Por fim, recomendo o Erasmus porque é muito divertido.
Mafalda Paiva, 9.º E: Eu participei no Erasmus + porque queria fazer alguma coisa diferente e conhecer pessoas novas. Viajei para Catânia, Itália, onde estive do dia 22 ao dia 29 de abril. Fui para Catânia com 8 colegas e 3 professores. Estiveram, também, na mobilidade alunos de 2 escolas espanholas e da escola italiana "IC Vitaliano Brancati". Antes de regressar a Portugal tive oportunidade de conhecer Milão, uma cidade que eu gostei muito! Eu recomendo participar neste programa, porque pratica-se o espanhol e conhecem-se culturas novas!
Matilde Botelho, 9.º E: Participei no Erasmus + porque queria ver como era a cidade de Catânia e a cultura de Itália. Estive em Catânia, Itália, durante uma semana, de 22 até 29 de abril. Fomos visitar Milão e muitos outros lugares. Convivemos com espanhóis e italianos, vindos de duas escolas de Espanha e da escola de Catânia. Aprendi a falar melhor espanhol e também aprendi algumas palavras italianas. Recomendo que todos participem no Erasmus, porque conheci outras culturas, conheci várias pessoas e fiz amizades.
Leonor Teixeira, 9.º F: Participei no Erasmus+, pois queria viver uma experiência diferente. Viajei para Itália, mais precisamente para a cidade de Catânia, mas não recebi ninguém em casa por causa da pandemia. Recomendo a todos alunos e professores participarem no Erasmus +, porque conhecem pessoas novas e fazem novas amizades. É, sem dúvida, uma experiência incrível e às vezes também devemos sair da nossa zona de conforto e conhecer algo novo e o Erasmus+ dá-nos essa oportunidade.
Francisca Gonçalves, 10.º F: Eu participei no Erasmus + porque surgiu essa oportunidade e fui para Vacarisses, Barcelona. Recebi em minha casa a Natalia e a Nerea de Puerto de Santa María! Acho que todos nós deveríamos ter esta oportunidade, porque conhecemos pessoas de outras culturas/ países, conhecemos cidades novas e desenvolvemos a nossa comunicação. Para além disso, é uma experiência incrível e única!
António Santos, 10.º F: Eu participei no Programa Erasmus + porque surgiu essa oportunidade e fui para Vacarisses, Barcelona. Recebi o Otte, de Puerto de Santa María. Acho que todos devem viver isto, porque passa- se a conhecer novas pessoas, de outras culturas e tradições, vamos a lugares novos e aprendemos a desenvolver e aprofundar mais ainda o espanhol. É uma experiência interessante e divertida.
Tiago Pinto, 10.º F: Eu participei no Erasmus, no projeto Huerta de los Deseos Sostenibles. Tive oportunidade de viajar para Vacarisses (Barcelona) e recebi em minha casa um estudante desse mesmo sítio. Este programa é importante, pois damo-nos com pessoas de outros países aprendemos novas culturas, jogos e temos experiências inesquecíveis.
Rodrigo Magalhães, 8.º E: Participei no Erasmus+ porque eu sabia que me ia fazer bem a mim e a qualquer um. Viajei para Espanha – Salamanca e recebi em minha casa um menino muito educado chamado Iker. Recomendo a toda a gente que participe no Erasmus+, porque nos faz bem, conhecemos novas pessoas, monumentos, comidas típicas, etc.
Aneia En-ajy, 11.º F: Participei no Erasmus+ porque queria conhecer Itália, mais propriamente Pescara. Recebi uma menina italiana chamada Francesca Nardone. Acho que deviam participar muitos mais alunos e muitos mais professores, pois o Erasmus traz com esse projeto muita alegria, entre outros sentimentos. Com o Erasmus conhecemos pessoas novas, com uma nova cultura, conhecemos outros monumentos interessantes.
Francisca Ferreira, 11.º D: Participei no projeto Erasmus, pois achei interessante e muita gente me recomendou, pois viajamos para países diferentes conhecendo novas culturas e estilos de vida. Eu viajei para Ronda, em Espanha, e recebi em casa uma aluna espanhola e uma aluna polaca. Recomendo que participem neste projeto pois mostra-nos novas culturas, novos conhecimentos e muita diversão.
Maria Ladeiras, 11º D: Eu decidi participar no projeto Erasmus pois penso que é uma atividade que aumenta a nossa cultura e desenvolve a nossa capacidade de comunicação, especialmente em espanhol. É sempre bom tentarmos nos adaptar a realidades diferentes das nossas e estar em contacto com diferentes culturas, línguas, gastronomia, etnias, religiões, etc. Eu viajei, no projeto Mujeres y niñas en ciencia, para Valencia (2018) e para Pescara duas vezes (2019 e 2020). Já no projeto Tras los rastros de mitos en la oscurid@d de historia viajei para Ronda (2021). Recebi alunos estrangeiros em casa duas vezes distintas. Eu recomendo a todos os alunos e professores a participar num projeto Erasmus pois é uma forma de aumentar a nossa cultura e capacidades de comunicação, aprendemos muito sobre hábitos e tradições dos outros países, melhora a nossa capacidade de adaptação a novos meios, conhecemos pessoas novas e fazemos amizades incríveis, melhora-se o nosso espanhol, etc.
Francisco Ribeiro, TGPSI 3: Participei no projeto Erasmus para conhecer outros países, a cultura deles e para socializar com pessoas de outros países. Viajei para Espanha, mais concretamente Ronda, e também fui a Itália, Nápoles. Recebi em casa um norueguês e o rapaz que me acolheu em Espanha. Eu recomendaria o projeto Erasmus+, porque aprendemos várias coisas, melhoramos o nosso Espanhol e conhecemos novas pessoas.
Dinis Pereira, 8.º G: Eu participei no Erasmus+ porque tinha interesse em conhecer como funcionava este tipo de projetos e também para viver novas experiências, em outros países da Europa. Viajei para a França e para a Sérvia e recebi em minha casa um aluno francês. Recomendo a todos os alunos e professores que ainda não tiveram a oportunidade de participar num projeto Erasmus que o façam, pois é uma experiência enriquecedora quer a nível pessoal quer a nível social. Terão a oportunidade de conhecer diferentes realidades e de crescer como cidadãos europeus.
Daniel Trindade, 10.º B: Eu quis participar no projeto Erasmus +, para ter a possibilidade de conhecer outro país. Eu viajei para Espanha, para as cidades de Vacarisses e Puerto de Santa María. Recebi em minha casa o Juan, de Puerto de Santa María. Quem tiver a oportunidade de participar em Erasmus deve fazê-lo, pois é uma oportunidade única e uma experiência que fica para a vida. Conhecer novas culturas, novas pessoas, novos lugares. Recomendo, foi 5 estrelas.
Diogo Mendonça, 10.º F: Eu participei no projeto Erasmus para ter uma experiência diferente em outro país, conhecer outras tradições, entre muitas outras coisas que aprendemos com esta experiência, que eu vou levar para a minha vida. Quem tiver a oportunidade de ir não pense duas vezes, tem que ir porque é uma experiência brutal, na qual eu adorei participar.
João Barreto, 10.º A: Participei neste projeto, pois sempre me apeteceu visitar outros países e conhecer as suas características, diferentes das nossas. Viajei para Vacarisses e recebi um aluno da mesma terra. Recomendo que participem neste projeto para aprimorar o conhecimento de outras culturas, é divertido e conhecemos várias pessoas novas!
Guilherme Rebelo, 10.º D: Eu participei no projeto ERASMUS pra ter uma nova visão e perspetiva de como são as coisas fora do nosso país, para conhecer novas culturas e tradições, entre outras coisas que aprendi graças a esta experiencia que recordarei pro resto da minha vida. Viajei pra Vacarisses e recebi dois alunos, Natalia e Cristhian Naveiro de Puerto de Santa María. Recomendo a quem tiver a oportunidade de participar no projeto, que participem e não deixem a oportunidade escapar. É uma experiência muito divertida e única, fazemos amigos de outras nacionalidades e aprendemos coisas novas acerca da cultura do país e das pessoas.
José Pereira, 11.º D: Eu participei no Erasmus+ porque gosto de conhecer novas pessoas, culturas e cidades. Eu viajei para Pescara (Itália) e Valencia (Espanha). Recebi em minha casa três alunos espanhóis, um italiano, uma polaca e um norueguês. Eu recomendo participarem no Erasmus+ porque é uma experiência única, é interessante e podemos conhecer culturas novas.
João Pereira, 8.º G: Eu viajei para Novi Sad, na Sérvia, e recebi em minha casa um aluno mais velho que eu chamado Jován Págic. Eu recomendo que mais pessoas participem neste programa, porque aprende-se sobre outras culturas, convivemos com pessoas novas e fazemos novos amigos.
Joaquim Lacerda, 8.º E: Eu participei do Erasmus porque quis ir a outros países e conhecer novas culturas. Eu viajei para a Sérvia. Eu recomendo, pois aprende-se muito, é muito divertido e temos novas experiências.
Ana Lúcia Teixeira Pereira, 8.º E: Participei no Erasmus porque é bom e interessante viajar para países diferentes. Viajei para França-Ailly sur Noye e para Espanha- Salamanca. Recebi uma aluna francesa e uma espanhola. As pessoas devem participar no Erasmus porque viajamos para sítios diferentes e conhecemos pessoas novas. E também porque é interessante.
António Mondim, 8.º F: Recomendo, porque viajamos de graça e conhecemos um novo país. Fiz novos amigos do estrangeiro e visitei novos lugares.
Ana Pinto, 2.° ano de Artes Visuais, na Universidade do Minho: Participei no programa Erasmus+ porque já tinha participado em anos anteriores e tinha gostado muito, e quando soube que havia no Liceu decidi reviver a experiência. Viajei para Sevilha (Espanha), Sófia (Bulgária) e também recebi em casa uma menina de Itália. Gostei imenso de ter voltado a participar e recomendo a todos que não deixem passar a oportunidade de participar nestes programas, pois são uma forma de conhecer novas culturas e costumes, criar novas experiências e sobretudo criar amizades para a vida.
Adriana Ferreira, 8.º F: Eu participei no Erasmus porque acho que é incrível conhecer várias pessoas de diferentes nacionalidades. Eu recebi uma menina chamada Dunja, da Sérvia. Eu recomendo que todos os alunos possam participar porque é uma experiência única, divertimo-nos muito ao conhecer outras pessoas de outras culturas e melhoramos o nosso espanhol.
Diana Diogo, 8.º G: Participei no Erasmus para ter uma experiência nova e tive curiosidade para saber como funcionava. Viajei para França e Espanha e recebi em minha casa uma aluna francesa. Recomendo o Erasmus porque conhecemos novos países, vemos como aquelas pessoas convivem e é uma experiência muito interessante ter alguém em casa que não fala a mesma língua que nós.
Gabriel Caetano, 8.º F: Eu participei no Erasmus, porque eu achei que se participasse iria fazer novos amigos e iria conhecer novas culturas. Eu viajei para Espanha e Sérvia, e recebi o Gonzalo (um aluno de Espanha). Eu recomendo participar, porque irá ser uma experiência inesquecível, vão fazer novos amigos e conhecer novas culturas.
Rita Soares, 8.º G: Participei no Erasmus porque queria experimentar e estava com curiosidade. Viajei para França e Espanha e recebi duas meninas em minha casa, a Clara, que é francesa e a Eva, que é espanhola. Acho que é uma experiência única e interessante, que todos deveríamos experimentar para conhecer novas culturas e acho que é muito divertido porque conhecemos pessoas novas.
Joana Nascimento, 8.º F: Eu decidi participar no Erasmus +, porque nunca tinha viajado para fora do país e também achei que iria ser uma nova experiência. Eu fui para Novi Sad-Sérvia e recebi em casa uma menina chamada Teodora, de 17 anos. Recomendo participar no Erasmus+, porque é uma experiência única, fazermos muitas atividades divertidas e fazermos novas amizades.
Guilherme Pereira, 8.º F: Participei no Erasmus porque achei uma boa oportunidade para conhecer novas culturas. Viajei para a Sérvia e para Espanha. Recebi em minha casa o Djôdje e o Juan. Recomendo participar no Erasmus+ porque vais divertir-te muito, consegues praticar o espanhol e descobres novas culturas.
Leonor Osório, 8.º G: Participei no Erasmus, porque achei que iria ser uma experiência incrível. Fui para Espanha e para França e recebi a Vega e a Lilya. Recomendo participar no Erasmus, porque se amadurece muito, conhecemos pessoas incríveis de outros países e é uma experiência muito enriquecedora, cultural e todos se divertem a aprender a cultura do respetivo país.
Manuel Felisberto: 8.º G: Eu participei no Erasmus+ porque achei que era muito divertido sair do nosso país e conhecer outras culturas e pessoas novas. Eu fui para a Sérvia e para a França e recebi em minha casa uma menina sérvia e uma menina francesa. Recomendo a participarem no projeto Erasmus, porque fazemos muitos amigos, conhecemos um pouco da cultura de outros países e saímos do nosso país, o que é uma experiência boa.
Tiago Ferreira, 8.º G: Eu participei no Erasmus, porque podemos aprender sobre várias culturas e várias línguas. Viajei para a França, Sérvia e Espanha. Recebi um aluno francês e um sérvio. Acho que todos deveriam ir de Erasmus, porque é uma experiência única.

Partilhamos, de seguida, algumas opiniões de alguns docentes Erasmus+ do nosso Agrupamento:
Professora Alzira Gomes: participei no projeto Erasmus + KA229, “Tras los rastros de mitos en la oscurid@d de historia”, neste projeto estiveram envolvidas cinco escolas de 5 países diferentes (Portugal, Itália, Polónia, Espanha e Noruega). Porque participei neste projeto? Pela vontade de conhecer as práticas e métodos pedagógicos de outros países e ter oportunidade de trabalho colaborativo. No âmbito deste projeto participei na mobilidade a Leira/Valdres na Noruega. Foi uma experiência muito enriquecedora, pela oportunidade de ter contacto direto com a escola de Valdres (alunos professores e elementos da direção), conhecer novos métodos e páticas de ensino. Foi também uma oportunidade de desenvolver a língua utilizado no projeto, o espanhol e ter contacto com a cultura local.
Professora Manuela Martins: A minha participação no Erasmus+ é feita numa perspetiva de Desenvolvimento Profissional. Participei no projeto “Mujeres y niñas en ciencia, İpor supuesto!”, na mobilidade a Itália (Pescara) e no projeto “Paseando entre estatuas”, na mobilidade a França (Ailly sur Noye). Razões para a participação de alunos e professores: promove o autoconhecimento; partilha outras formas de ensino e aprendizagem; conhecer países e culturas diferentes; melhorar a atratividade da carreira docente; melhorar a internacionalização da formação de professores; e intercâmbio de conhecimentos especializados e gerais entre parceiros.
Professora Súzel Reis: Quando decidi participar no projeto Erasmus foi porque considero importante o contacto com outras culturas no sentido de alargar horizontes culturais e desenvolver projetos inovadores. Mas o que foi mais gratificante foi ver os alunos a desenvolver experiências de vida, no contacto com outras culturas e realidades, a enfrentar novos desafios e a serem capazes de dar a resposta adequada.
Professor Carlos Almeida: Participei no Erasmus + a Nápoles, pois estes projetos constituem-se como uma mais-valia em termos de aprendizagens e de desenvolvimento pessoal. A riqueza das experiências vividas, a partilha de conhecimentos, a diversidade cultural permitem alargar os nossos horizontes. Porque recomendo a participação nestes projetos? 1. A experiência real do contacto com outras culturas e tradições; 2. O aprender a trabalhar em equipa dentro do multiculturalismo e em idiomas diferentes do nosso; 3. Os laços de amizade que se estabelecem.
Professor João Santos: Participei como docente, no Projeto Mitos, em Ronda. A minha participação no Erasmus+ teve o intuito de fomentar o intercâmbio pedagógico e intercultural, com o fim de apreender outras práticas, facilitadoras das aprendizagens e promotoras de mais e melhor sucesso escolar.
Professora Isabel Esteves: viajei a Leira/Valdres na Noruega, porque viajar e fazer Erasmus + é adquirir conhecimentos linguísticos, históricos e sociais através do contacto direto com a população, do meio estudantil/docente e da sociedade em geral.
Professora Adélia Queijo: participei no projeto Erasmus tendo viajado até Valdres na Noruega onde tive oportunidade de conhecer e conviver com gentes com outras realidades, cultura e tradições diferentes da nossa. Foi uma experiência muito interessante, em conjunto com as minhas colegas acompanhar os nossos alunos durante uma semana e conhecer uma cidade e uma escola com uma realidade diferente da nossa.
Educadora Hermínia Gonçalinho: Participei no programa ERASMUS, porque é uma oportunidade oferecida aos participantes de realizar viagens com a possibilidade de explorar a diversidade cultural/língua. Serviu também para aumentar as minha competências a nível profissional, pessoal e social. No caso concreto fui bastante inspirada e motivada para ambientes sustentáveis, despertando e aumentando a minha consciência ambiental. Todos deviam participar, ficam amizades para a vida, temos uma outra visão organizacional e pedagógica do sistema de ensino, partilham-se valores e é uma oportunidade de formação.
Professora Marisa Marado: Participei no projeto Erasmus “La Huerta de los deseos sostenibles”-Vacarisses, para que um grupo de alunos pudessem vivenciar a aventura que, para além do desenvolvimento cultural e do enriquecimento curricular, permite alargar horizontes, promover a tolerância, a responsabilidade e praticar a comunicação numa língua estrangeira.
Professora Ana Paula Silva: Eu fui até Salamanca com os alunos das minhas turmas que estavam envolvidos no Projeto "Paseando entre Estatuas". A minha motivação era poder proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a língua que estavam a aprender no contexto real e vivenciar a cultura que está aliada a essa mesma língua. Aprende-se mais vivendo e praticando. Para mim foi uma oportunidade única para trabalhar na prática alguma da teoria que já tinha aprendido sobre os projetos Erasmus. Além disso pude alargar com os alunos e colegas professoras os meus saberes linguísticos, culturais, tecnológicos e sociais. Os laços criados entre todos os participantes, portugueses e estrangeiros, foram uma mais-valia pessoal e profissional pois ajudou a desenvolver outras atividades. Só tenho a agradecer a oportunidade que me deram de poder participar e encorajar todos para também o fazerem. Sairão mais ricos destas experiências.
Professora Dulce Ferreira: Participei no Erasmus porque este projeto proporciona-nos uma possibilidade de aprendizagem de uma outra cultura e promove o nosso desenvolvimento de competências linguísticas. É uma experiência enriquecedora no sentido da socialização. Como professora, possibilita o conhecimento de outras realidades educativas, bem como contribui para proporcionar novas experiências aos alunos.
Professora Fátima Gonçalinho: Participei para conhecer e vivenciar novos ambientes educativos. Viajei para Sofia/ Bulgária. Não recebi ninguém em casa. Razões: vivenciar novas experiências, aumentar a autoconfiança, partilhar ideias e saberes.
Professora Isabel Cabo: participar no Erasmus+ é uma excelente estratégia de desenvolvimento pessoal, profissional e académico. Além disso, permite-me conhecer outras línguas, outras pessoas, o património europeu, aprender com outros profissionais novas estratégias e metodologias educativas. Mais, viajar para o estrangeiro e comunicar num idioma dá-me a possibilidade de viver outros modos de vida, de sentir e pensar num contexto distinto. Graças à minha participação no programa Erasmus +, construi-me como professora de Espanhol, porque, quando estudava na universidade, decidi ir viver e estudar durante um ano letivo numa cidade espanhola: Santiago de Compostela.
O programa Erasmus+ é de e para todos!
Agarra a tua oportunidade e participa no Erasmus+!

  logoAELC hor 600

Agenda

janeiro 2025
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass White 2744px

Autenticação