Mobilidade Erasmus+ do projeto “Tell me a Story, please!”
As histórias ajudam-nos a entender os outros e a nós mesmos. Sentimos empatia com os personagens que encontramos nas histórias. Além dos objetivos académicos, as histórias enriquecem e orientam a nossa vida. Boas histórias fazem mais do que criar um sentido de pertença. Elas constroem familiaridade e confiança e permitem que o ouvinte entre na história onde está, tornando-o mais aberto à aprendizagem.
Através da literatura podemos ter uma compreensão mais abrangente da cultura e ter uma maior valorização do universo comunitário ao qual pertencemos. O impacto da literatura na sociedade moderna é inegável. A literatura atua como uma forma de expressão da personalidade de cada um. Alguns livros espelham a sociedade e permitem-nos entender melhor o mundo em que vivemos. Ao ouvir a voz de outra pessoa, podemos começar a descobrir como essa pessoa pensa. Acreditamos que a literatura é importante por causa de seu propósito numa sociedade cada vez mais desvinculada da interação humana. Ler literatura oferece a oportunidade perfeita para desenvolver capacidades de pensamento crítico.
O projeto Erasmus+ “Tell me a story, please!”, desenvolvido por alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, tem trabalhado várias obras literárias, de cada país envolvido, obras de autores de referência da Suécia, Espanha, França, Roménia e Itália. A leitura dessas obras em inglês é outro desafio à proficiência linguística e cultural, permitindo, também, reconhecer temáticas, personagens e épocas que os nossos jovens tanto têm apreciado. Aliada à leitura dessas obras surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adequados a cada uma das narrativas, o que problematiza e impele à investigação e intervenção no mundo que os rodeia.
Entre os dias 9 e 14 de maio, em Bucareste – Roménia, os alunos dos vários países envolvidos neste projeto interagiram e analisaram a obra de uma escritora romena, recentemente publicada, “The book of Perilous Dishes”, de Doina Rusti. Obra algo real, algo mítica, algo irreverente, mas mágica e com relações étnicas e culturais entre povos que desafiaram a capacidade de análise e de reflexão dos alunos e professores. Vários workshops, debates e partilha de ideias e de temáticas presentes nesta obra, assim como os subtemas do objetivo 5 dos ODS, Igualdade de Género, levaram a um efetivo conhecimento de um povo, de pessoas
singulares e do conhecimento da forma de viver e de pensar diferentes, mas não muito díspares.
Visitas a lugares emblemáticos de Bucareste e da sua história, como é o caso do Palácio do Parlamento, espaço emblemático da vida e história da Roménia na era Ceauşescu, a visita ao palácio Peles em Sinaia e toda a paisagem bucólica, agreste e de mistério do castelo de Drácula, entre outros, não só foram momentos de observação, mas de conhecimento em que a literatura, a arte e a geografia se cruzaram.
O conhecimento, o espírito de grupo e as relações interpessoais imperaram neste encontro de alunos e professores, os pilares do verdadeiro espírito do humanista Erasmus de Roterdão.
Para ver mais fotos clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.