face  ins

sexta 25 abril 2025
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
VOTOS DE PÁSCOA FELIZ 17-04-2025
O Diretor do Agrupamento de Escolas Latino...
MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA 2025/26 17-04-2025
Informa-se toda a comunidade educativa que...
ATIVIDADES "ESCOLAS EM MOVIMENTO" DE 22 A 30 DE ABRIL 17-04-2025
Vai decorrer, entre 22 e 30 de abril, o...
RECONDUÇÃO DO CARGO DE DIRETOR DO AGRUPAMENTO 15-04-2025
José António Fernandes Martins...
LATINO COELHO RECEBE "SELO DE ESCOLA SAUDÁVEL 2025" 15-04-2025
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
CONHECER PARA RESPEITAR: VALORIZAR A CULTURA CIGANA 15-04-2025
No dia 3 de abril, os alunos do 2.º,...
FORMANDOS DO TAS EM VISITA AO LIP E À LPC 13-04-2025
- “Hoje estão aqui para fazer um...
ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA UTAD 13-04-2025
No dia 19 de março e no âmbito...

ERASMUS+ EM MOBILIDADE NA ESTÓNIA

ECO eST

O Pacto Ecológico Europeu, European Green Deal, visa tornar a Europa neutra em relação ao clima até 2050. A mudança climática é uma ameaça global e só pode ser enfrentada por uma resposta global. Todos os países da UE deverão encetar medidas que resultem num ambiente mais limpo, energia mais acessível, transporte mais inteligente, novos empregos e uma melhor qualidade de vida.
O projeto Erasmus+, KA229, ECO Echo, que tem vindo a ser desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, surge precisamente à luz das preocupações com o clima, a saúde e a sustentabilidade, pilares do Pacto Ecológico Europeu. Desta vez, a mobilidade Erasmus+, deste projeto, aconteceu em Tallinn, na Estónia, entre 19 e 26 de março. Estes projetos Erasmus+ são instrumentos fundamentais para a construção de um Espaço Europeu da Educação, ao promover a cooperação estratégica europeia no domínio do ensino e formação, e as respetivas agendas setoriais.
A escola Tallinna Kuristiku Gymnasium, onde fomos recebidos, tem como foco ser um espaço mais atrativo e ativo para os alunos, é membro do programa Green School, onde a missão é criar uma
comunidade global de alunos, tornando o mundo sustentável. A escola é uma das Escolas do Movimento Ativo, o que significa que há a preocupação em tornar o dia escolar dos alunos mais ativo
por meio de aulas ativas.
O objetivo desta mobilidade tinha, como subtemática, a reflexão sobre os hábitos de vida e a nossa relação com o meio ambiente, conhecendo a importância da gastronomia local, comparando-a com a dos outros países, mas sempre tendo presente os princípios de uma alimentação saudável e sustentável. Porquê? Precisamos redesenhar os nossos sistemas alimentares que hoje consomem grandes quantidades de recursos naturais, resultam em perda de biodiversidade e impactos negativos na saúde (devido à sub e supernutrição). As novas tecnologias e descobertas científicas, combinadas com o aumento da consciencialização das pessoas e da procura por alimentos sustentáveis, beneficiarão o mundo. Há que motivar e fazer mudar hábitos dos nossos jovens e famílias, para ajudar a mitigar as mudanças climáticas, reverter a perda de biodiversidade, garantir a segurança alimentar, nutrição e saúde pública, garantindo que todos tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, nutritivos e sustentáveis.

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2025
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass White 2744px

Autenticação