Desenvolvido pelo Museu de Lamego e Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Lamego, o projeto «Sala Colonial» visa promover ativação de uma educação crítica e de autoquestionamento em relação ao passado colonial e às suas representações, no favorecimento de uma formação humanística, impulsionadora de condutas cívicas igualitárias e de justiça social.
#1 – O Arquivo
Em novembro passado, apresentámos «Sala Colonial», um projeto artístico e educativo, que faz referência a uma antiga sala de exaltação do Império Português e que existia, a partir de finais dos anos 30, em liceus públicos, como foi o caso do Liceu de Lamego – atual Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Era na “Sala Colonial” do antigo Liceu que se encontravam expostos um grande número de objetos de proveniência africana que, em 1980, foram depositados no Museu de Lamego, alguns anos após a desativação dessa sala.
Chegou agora o momento de partilhar os primeiros registos de um trabalho que se prolongará por aproximadamente cinco semanas, entre a artista Catarina Simão, a comunidade educativa, os alunos da escola e uma equipa do Museu de Lamego.
Registos fotográficos da visita conjunta aos arquivos da escola para identificação de livros e objetos que pertenciam à “Sala Colonial”. Curiosidade: as publicações estavam todas identificadas com um carimbo específico, resultado de um inventário feito na época.
Para ver mais fotos clique aqui.
© Foto: Catarina Simão
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.