Visando assinalar o Dia Mundial da Alimentação, data implementada pela ONU com o objetivo de lembrar aos mais abastados de que existem no mundo mais de 820 milhões de pessoas que passam fome, o projeto Educação para a Saúde e os Serviços de Ação Social Escolar do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego desenvolveram um conjunto de atividades relacionadas com a alimentação saudável e com o desperdício alimentar durante o mês de outubro.
Assim sendo, no dia 15, nas escolas do 1.º ciclo, em parceria com a equipa Lamego Educa e a nutricionista do Município, Dra. Ana Rebelo, foi dinamizado o ”Mercadito da fruta”, sensibilizando os mais novos para o consumo da fruta da época.
Já nas outras escolas do Agrupamento, a iniciativa decorreu de 18 a 22.
Na Latino Coelho, foram lançadas as “Lancheiras Saudáveis”, um menu composto por produtos lácteos, hortícolas, oleaginosas e fruta da época. Passaram, assim, a fazer parte dos expositores do bufete os palitos de cenoura, os frutos secos e a baguete de atum em água com ovo cozido, alface e cenoura ralada.
No refeitório, para além dos temperos já existentes, designadamente azeite virgem extra e vinagre, introduziu-se o vinagre balsâmico, os orégãos e o limão. Os Serviços de Ação Social Escolar fazem, agora, um trabalho de educação do gosto.
Ainda nessa semana, no dia 20, na fila para o refeitório, foi projetado um filme realizado pela turma F2 do 12.º ano, com a orientação do professor José Maurício Teixeira, da assistente social Arlete Gomes e da nutricionista do Município. Através desse filme, procurou-se alertar os alunos não só para o desperdício alimentar e a fome no mundo, mas também para a importância de dietas saudáveis e sustentáveis.
Já os alunos das turmas D, E e F do 9.º ano de escolaridade, sob a orientação do professor Ângelo Costa, prepararam uma exposição, que se encontra na Galeria Metaphora, inspirados numa natureza-morta de Paul Cézanne – O Cesto de maçãs. O pintor francês impressionista defendia que a cor e o tom deveriam ser pensados juntos, princípio que os alunos expressaram com muita correção nas suas interpretações.
Nos dias 21, 22 e 26, na Escola Básica de Lamego, foi desenvolvida uma atividade intitulada “Semáforo nutricional”, em que os alunos juntamente com a nutricionista, Dr.ª Ana Rebelo, analisaram e interpretaram os rótulos das embalagens dos seus pequenos-almoços, sensibilizando-os para a importância destes na capacidade de concentração nas tarefas escolares, bem como para a promoção das boas práticas alimentares como forma de prevenir doenças do comportamento alimentar.
Todos juntos por uma alimentação saudável.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.