segunda 9 dezembro 2019
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
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LATINO COELHO - ERASMUS+ EM SOFIA, BULGÁRIA

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Entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro de 2019, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, deslocaram-se a Sofia, capital da Bulgária, para participarem no PROJETO ERASMUS+ KA229 "LAS @VENTURAS DEL SABER POR LA RUTA DE CERVANTES". Este projeto envolve a participação de escolas de 3 países. Uma escola do nosso Agrupamento, uma escola Espanhola e uma escola Búlgara. De Lamego, participaram alunos de 10.º e 11.º anos matriculados na disciplina de Espanhol.
As escolas envolvidas promovem o ensino de línguas estrangeiras, fomentam o ambiente multicultural e a cooperação escolar a nível europeu que permita eliminar barreiras culturais e linguísticas sem perder as idiossincrasias. Este projeto está centrado na figura de Cervantes e da sua obra Don Quijote de la Mancha, como parte inerente ao património cultural europeu. Os valores universais da novela contribuem para a educação, para os valores. O projeto servirá para ensinar aos alunos a interdependência de culturas, oferecendo-lhes materiais que permitam ou fortaleçam a sua educação sobre o património cultural europeu e a sua proteção.
Durante os cinco dias de trabalho que realizamos, além das atividades subjacente ao tema da mobilidade - LAS @VENTURAS DEL SABER POR LA RUTA DE CERVANTES", os alunos e docentes envolvidos, visitaram algumas das principais referências turísticas locais, designadamente a área central da cidade de Sófia, com início nas Fontes Termais, fontes em que ao seu redor se terá iniciado o povoamento do local, a visita às ruínas milenares das civilizações que ao longo dos séculos ocuparam este martirizado território da Península Balcânica, e a visita ao Espaço da Tolerância onde convivem três religiões monoteístas: Cristã (Católica e Ortodoxa), Judaica e Muçulmana. Esgotando o tempo disponível no 1.º dia, passamos em revista parte substancial dos monumentos mais importantes da cidade, com especial destaque para o Palácio Presidencial, que alberga no seu interior a Igreja de S. Jorge que se supõe ser o primeiro templo cristão da Bulgária, a Igreja Russa e a Catedral em honra de Alexander Nevksi, monumento neobizantino construído em homenagem aos soldados russos que libertaram a Bulgária do jugo do Imperio Otomano. Pelo caminho, variadas evocações a heróis locais com especial destaque para os irmãos S. Cirilo e S. Metódio, Padroeiros da Europa, evangelizadores e inventores do alfabeto cirílico.
Houve ainda tempo para visitar o Mosteiro de S. João de Rila, declarado pela Unesco Património da Humanidade e situado na montanha com o mesmo nome, e uma curta visita à segunda cidade Búlgara, Plovdiv, uma das mais antigas da europa, cujo Centro Historio exibe uma arquitetura de beleza incomum. Plovdiv, juntamente com a cidade Italiana de Matera, ostenta em 2019 o título de Capital Europeia da Cultura sob o lema Together, ou Juntos, para celebrar a diversidade cultural do passado e do presente, lema que não poderia estar simbolicamente mais alinhado com o trabalho realizado ao longo do ano e especialmente durante a estadia na Bulgária por alunos de três países de culturas distintas, mas irmanados na construção de um futuro mais próspero, mais justo e mais solidário.
Como ponto alto desta mobilidade podemos destacar o excelente espetáculo musical realizado no teatro Natfiz,em Sofia, Bulgária, no dia 31 de outubro, pelos alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, do Instituto Cervantes de Sofia, e do IES Miguel de Cervantes, de Sevilha.
Como balanço desta mobilidade ficou a certeza de que a coordenação de um Projeto Erasmus + e a participação em Projetos Erasmus + são determinantes e estruturantes para a modernização do Sistema Educativo e para a internacionalização das escolas que almejam ir mais longe.
Esta mobilidade foi uma excelente oportunidade de formação cooperada entre pares de diferentes países, um ótimo encontro de partilha de experiências no âmbito de projetos de inovação pedagógica, uma ocasião especial para conhecer as problemáticas que afetam a ação pedagógica nos diferentes contextos nacionais e a nível europeu e debater a implementação de novas metodologias de ensino-aprendizagem bem como os constrangimentos que existem nas diferentes escolas ao nível da inovação, das estratégias educativas com recurso às TIC, que por sua vez têm impacto ao nível da internacionalização das instituições e da modernização das práticas pedagógicas.
A língua de comunicação e de trabalho escolhida é o espanhol, uma vez que, no desenvolvimento das atividades, pretende-se fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos e línguas. As atividades permitirão conhecer o património cultural, social e ambiental e ainda trabalhar o tema da participação democrática.
O Projeto Erasmus+ KA229 LAS @VENTURAS DEL SABER POR LA RUTA DE CERVANTES" foi delineado tendo em conta os seguintes objetivos específicos:
-Estimular os alunos a descobrir e a comprometer-se com o património cultural da Europa, de modo a reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia;
-Potenciar consciências sobre a importância dos valores e dos princípios da legalidade, da solidariedade, do respeito pelas regras individuais e pelo papel de cada cidadão na construção da Sociedade em que se insere;
- Contribuir para a modernização das escolas aderentes, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar os conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual;
- Atualizar e reforçar as competências profissionais dos docentes e a capacidade de trabalhar e interagir com profissionais de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências em vigor na UE (Europass);
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros.
O Programa Erasmus+ é, claramente, uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional de alunos e professores.

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Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
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