domingo 19 maio 2019
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
INICIATIVA 9 MAIO | 9 ESCOLAS 17-05-2019
Vai decorrer na próxima segunda feira,...
MULTILINGUISMO, AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE! 17-05-2019
O tema do projeto Erasmus+, KA2,...
LANÇAMENTO DO LIVRO DE HISTÓRIAS "AJUDARIS´18" 15-05-2019
A Escola Básica nº 1 de Lamego...
"DIA MUNDIAL DO LIVRO" NA PRISÃO DE LAMEGO 10-05-2019
O "Dia Mundial do Livro", comemorado no dia...
ALUNOS DO 11.º B DINAMIZAM ATIVIDADE NO EP LAMEGO 09-05-2019
Realizou-se, no dia 18 de fevereiro, uma...
LI E GOSTEI "HISTÓRIAS DE UM GATO E DE UM RATO..." 08-05-2019
“Histórias de um gato e de um...
THE YOUNG KNIGHTS OF THE ROUND EUROPEAN TABLE 08-05-2019
Num contexto de ensino e de aprendizagem...
XI ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO FUTURO DE LAMEGO 30-04-2019
No dia 24 de abril, o Agrupamento de Escolas...

MULTILINGUISMO, AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

erSuec 03 6

O tema do projeto Erasmus+, KA2, “Multilingualism for a Sustainable Society” tem permitido a alunos e professores conhecer e interagir com outras realidades europeias e com metodologias mais ativas e autónomas no processo de ensino e de aprendizagem. Desta vez, os alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, deslocaram-se a Lund, na Suécia, onde puderam partilhar as suas experiências no que se refere à aprendizagem das línguas, deram a conhecer aspetos sobre a autonomia na aprendizagem das línguas e tudo isto conjugado com dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU): objetivo 9 - “Indústria, inovação e infraestruturas” e objetivo 11 - “Comunidades e cidades sustentáveis”. As línguas de comunicação foram o inglês, o francês, o espanhol e o alemão.
Muitos desafios existem para que as cidades continuem a criar empregos e prosperidade sem prejudicar a terra e os recursos. Desafios urbanos comuns incluem congestionamento, falta de fundos para fornecer serviços básicos, falta de habitação adequada, infraestruturas em declínio e aumento da poluição do ar dentro das cidades. É preciso haver um futuro em que as cidades ofereçam oportunidades para todos, com acesso a serviços básicos, energia, habitação, transporte e muito mais.
Para que a realidade das cidades e comunidades mude de forma sustentável, a escola e a sociedade, em articulação, têm de proporcionar motivação e autonomia naqueles que a integram.
A motivação não é apenas uma questão de integração numa comunidade de fala ou usar a linguagem por uma razão instrumental. A motivação é uma força dinâmica que envolve fatores sociais, afetivos e cognitivos, manifestos em desejos, atitudes, expectativas, interesses, necessidades, valores, prazeres e esforços. Não é algo fixo, varia amplamente no decorrer do ano (ou mesmo durante uma atividade em sala de aula) e provém de várias fontes, internas e externas ao aluno. A motivação varia ao longo de um período de tempo ou de etapas ao longo do processo de aquisição, que não se restringe ao contexto educacional e é uma condição necessária para a autonomia.
Alunos autónomos aproveitam as vantagens linguísticas no seu ambiente e aí interagem com práticas sociais da segunda ou da terceira língua. Eles refletem sobre as suas aprendizagens e usam estratégias eficazes para conseguirem a proficiência que desejam, de acordo com os desafios colocados pela escola e pela comunidade em que se inserem. Neste encontro em Lund – Suécia, na escola Secundária Spyken -, foram realizadas apresentações por alunos de cada país europeu envolvido (Suécia, Alemanha, Portugal e Itália) em que se inseriram situações relacionadas com os objetivos 9 e 11 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ao nível de cada cidade e escola.
Outras atividades foram desenvolvidas, nomeadamente: interação em sala de aula, lecionação de aulas a alunos suecos previamente planificadas pelos professores, observação de aulas e respetiva reflexão, convívio entre alunos, professores e famílias, conferência na Universidade de Lund (um dos parceiros do projeto que supervisiona as aulas, a sua planificação e avaliação) sobre a importância do Multilinguismo na sociedade do século XXI, visitas de estudo a espaços sobre a cultura sueca e suas tradições e reflexões finais em plataforma eTwinning sobre todos os aspetos do encontro.
A cumplicidade entre motivação, autonomia e identificação de caminhos para a sustentabilidade do planeta esteve presente: i) utilizar as línguas estrangeiras, ii) abordar temas da atualidade num mundo que se deseja cada vez mais sustentável e iv) selecionar materiais, procedimentos e percursos formativos próprios (autonomia), são elementos cruciais da tríade para o conhecimento do mundo e da inserção na vida ativa.

  logos2

Agenda

maio 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

OFERTA FORMATIVA 2018/2019

NUNO 2017-2018 banner 600

Oferta formativa para o ano letivo 2018/2019

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

SEMANA DA LEITURA 2019

semLeitura9 6

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação