face  ins

quinta 28 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

MOTIVAR PARA APRENDER NUM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL

gpa 01

Garantir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos envolve a garantia de diversidade nas suas vertentes étnica e linguística numa perspetiva de não exclusão. Respeitar as culturas e direitos culturais e linguísticos é algo essencial na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Conhecer a verdadeira abrangência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolve a atenção especial ao papel desempenhado pelos alunos e as suas competências de comunicação em línguas estrangeiras como meio de conhecimento e de transformação do seu eu e da sua capacidade para entender os outros.
O sucesso de abordagens multilingues e multiculturais seja no ensino seja em contexto de trabalho, depende da tomada de decisão participativa e do envolvimento de escolas e comunidades de todo o mundo, otimizando a conceção e implementação de programas que proporcionam conhecimentos, aptidões e recursos utilizados que refletem boas práticas culturais e de literacia.
Este suporte de conhecimento, por sua vez, é um tributo para o desenvolvimento de estratégias inovadoras no sentido de melhorar a qualidade e relevância dos programas de ensino, aprendizagem e formação em contextos multilingues e multiculturais.
Uma nova visão de encarar o mundo multicultural e cada vez mais diverso, numa perspetiva de sustentabilidade, destaca a inclusão e a equidade através da educação como essencial para a realização de Desenvolvimento Humano.
A abordagem intercultural de ensino e aprendizagem respeita as necessidades de grupos maioritários e minoritários, promovendo estratégias culturais e atitudes positivas numa valorização da diversidade cultural e linguística, o uso de métodos de ensino culturalmente apropriados conduzindo a uma compreensão mais profunda de outras culturas.
O projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego – Multilinguismo para uma Sociedade Sustentável -, reflete esta perspetiva de interculturalidade e de multiculturalismo respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, delineados pela ONU.
Desta vez, em Garmisch-Partenkirchen (Alemanha), mais precisamente no Colégio St. Irmengard-Gymnasium, decorreu o encontro entre alunos, professores e académicos para mais uma semana de reflexão, de investigação-ação e de lecionação sobre as práticas que se estão a desenvolver nas escolas dos países envolvidos – Portugal, Itália, Alemanha, Suécia e a Universidade de Lund -, no que concerne ao objetivo 12 da ONU (Consumo e Produção Sustentáveis) e atividades relacionadas com a autoestima e a aprendizagem das línguas. Foram apresentadas as práticas de cada escola em francês, espanhol e alemão, planificaram-se aulas de acordo com estes objetivos e utilizando recursos digitais que levem à motivação e melhor adequação ao ambiente de aprendizagem em sala de aula. Os alunos colocaram em prática essas aulas planificadas previamente, os professores avaliaram e refletiram os aspetos mais pertinentes que se salientaram nessa operacionalização e, com a supervisão da Professora Doutora Céline Rocher-Hahlin, investigadora na Área da Avaliação para as Aprendizagens e Motivação para Aprender Línguas, da Universidade de Lund – Suécia, estas aulas e atividades programadas foram aperfeiçoadas e adequadas a cada país e sua realidade, que, posteriormente farão parte de uma base de dados europeia na plataforma do projeto Erasmus+. Esta relação e articulação com o mundo académico tem sido uma realidade e de extrema importância na inovação e transformação de práticas escolares e principalmente de sala de aula, sempre norteadas pela temática dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Alunos e professores têm vindo a constatar que, para além dos momentos de interação cultural, linguística e até familiar, uma vez que os alunos ficam em casas de famílias de alunos das escolas que nos recebem, também a aprendizagem e o saber em ação permitiu ver que há outras perspetivas e formas de tornar o nosso mundo mais próximo uns dos outros e com isso conseguir um mundo mais sustentável e recetivo às mudanças.
>Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

março 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação