segunda 21 maio 2018
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
CONCERTOS IMPROVÁVEIS NA BÁSICA DE LAMEGO 17-05-2018
No dia 17 de maio, os alunos alunos da Escola...
3.ª EDIÇÃO DO CONCURSO MATUTAD - ENSINO SECUNDÁRIO 17-05-2018
Decorreu, no dia 5 de maio, a 3ª edição do...
ENCONTRO REGIONAL DE GIRA-VOLEI EM LAMEGO 16-05-2018
No dia 12 de maio de 2018 decorreu, no...
CERTIFICAÇÕES DO PROCESSO DE RVCC 14-05-2018
O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas...
UMA AVENTURA NA CASA DA LAGOA 14-05-2018
Uma Aventura na Casa da Lagoa conta-nos uma...
A CIDADE E AS SERRAS, DE EÇA DE QUEIRÓS 14-05-2018
A cidade e as Serras, de Eça de Queirós,...
CONCERTO DE PRIMAVERA DA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 07-05-2018
Vai decorrer, no 18 de maio, o Concerto de...
LANÇAMENTO DO LIVRO "HISTÓRIAS DE ENCANTAR´17" 11-05-2018
O Diretor do Agrupamento de Escolas Latino...

MOTIVAR PARA APRENDER NUM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL

gpa 01

Garantir oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos envolve a garantia de diversidade nas suas vertentes étnica e linguística numa perspetiva de não exclusão. Respeitar as culturas e direitos culturais e linguísticos é algo essencial na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Conhecer a verdadeira abrangência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolve a atenção especial ao papel desempenhado pelos alunos e as suas competências de comunicação em línguas estrangeiras como meio de conhecimento e de transformação do seu eu e da sua capacidade para entender os outros.
O sucesso de abordagens multilingues e multiculturais seja no ensino seja em contexto de trabalho, depende da tomada de decisão participativa e do envolvimento de escolas e comunidades de todo o mundo, otimizando a conceção e implementação de programas que proporcionam conhecimentos, aptidões e recursos utilizados que refletem boas práticas culturais e de literacia.
Este suporte de conhecimento, por sua vez, é um tributo para o desenvolvimento de estratégias inovadoras no sentido de melhorar a qualidade e relevância dos programas de ensino, aprendizagem e formação em contextos multilingues e multiculturais.
Uma nova visão de encarar o mundo multicultural e cada vez mais diverso, numa perspetiva de sustentabilidade, destaca a inclusão e a equidade através da educação como essencial para a realização de Desenvolvimento Humano.
A abordagem intercultural de ensino e aprendizagem respeita as necessidades de grupos maioritários e minoritários, promovendo estratégias culturais e atitudes positivas numa valorização da diversidade cultural e linguística, o uso de métodos de ensino culturalmente apropriados conduzindo a uma compreensão mais profunda de outras culturas.
O projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego – Multilinguismo para uma Sociedade Sustentável -, reflete esta perspetiva de interculturalidade e de multiculturalismo respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, delineados pela ONU.
Desta vez, em Garmisch-Partenkirchen (Alemanha), mais precisamente no Colégio St. Irmengard-Gymnasium, decorreu o encontro entre alunos, professores e académicos para mais uma semana de reflexão, de investigação-ação e de lecionação sobre as práticas que se estão a desenvolver nas escolas dos países envolvidos – Portugal, Itália, Alemanha, Suécia e a Universidade de Lund -, no que concerne ao objetivo 12 da ONU (Consumo e Produção Sustentáveis) e atividades relacionadas com a autoestima e a aprendizagem das línguas. Foram apresentadas as práticas de cada escola em francês, espanhol e alemão, planificaram-se aulas de acordo com estes objetivos e utilizando recursos digitais que levem à motivação e melhor adequação ao ambiente de aprendizagem em sala de aula. Os alunos colocaram em prática essas aulas planificadas previamente, os professores avaliaram e refletiram os aspetos mais pertinentes que se salientaram nessa operacionalização e, com a supervisão da Professora Doutora Céline Rocher-Hahlin, investigadora na Área da Avaliação para as Aprendizagens e Motivação para Aprender Línguas, da Universidade de Lund – Suécia, estas aulas e atividades programadas foram aperfeiçoadas e adequadas a cada país e sua realidade, que, posteriormente farão parte de uma base de dados europeia na plataforma do projeto Erasmus+. Esta relação e articulação com o mundo académico tem sido uma realidade e de extrema importância na inovação e transformação de práticas escolares e principalmente de sala de aula, sempre norteadas pela temática dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Alunos e professores têm vindo a constatar que, para além dos momentos de interação cultural, linguística e até familiar, uma vez que os alunos ficam em casas de famílias de alunos das escolas que nos recebem, também a aprendizagem e o saber em ação permitiu ver que há outras perspetivas e formas de tornar o nosso mundo mais próximo uns dos outros e com isso conseguir um mundo mais sustentável e recetivo às mudanças.
>Para ver mais fotos clique aqui.

  logos2

Agenda

DESTAQUES

tobe 2018 banner 6 2

Feira de Orientação Vocacional "To Be"
12 de abril de 2018 | E. S. de Latino Coelho

GALERIA DE ARTES "METAPHORA"

obj 01

Exposição "A arte e os objetos"
Decorre até 11 de março.

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação