face  ins

quarta 30 outubro 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
PROJETO ETWINNING "ANIMAL MODE" NO 1CEB 29-10-2024
No âmbito da disciplina de...
ETWINNING NATIONAL QUALITY LABEL 15-10-2024
Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Latino...
DESBLOQUEIO DO SISTEMA CUCO 09-10-2024
Informam-se todos os interessados quais os...
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS - INSCRIÇÕES ABERTAS 27-09-2024
Informa-se toda a comunidade que se encontram...
ALTERAÇÕES/AJUSTES NOS HORÁRIOS PARA O ANO LETIVO 24/25 12-09-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que os...
OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2024/2025 07-08-2024
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
OBRAS DO CTE EM ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ELEVADO RITMO 07-08-2024
As obras de requalificação para...
MOBILIDADE INDIVIDUAL DE ALUNOS DE LONGA DURAÇÃO 05-08-2024
Nos dias 16 e 17 de julho, 5 alunos do...

KA 2 - La huerta de los deseos sostenibles

PROJETO ERASMUS+  KA2 “LA HUERTA DE LOS DESEOS SOSTENIBLES”

Cód. do projeto 2019-1-IT02-KA229-063226_5

Projeto

PROJETO

O projeto “La Huerta de los deseos sostenibles” tem como ponto de partida as seguintes ideias:
- “desejar significa projetar o futuro”;
- "se desejas algo de verdade, lutas por isso".
Desta forma, pensamos que se queremos "cultivar", com os nossos alunos, a importância de alcançar um de entre os objetivos mundiais do desenvolvimento sustentável propostos pela UNESCO (Saúde e bem-estar; Cidades sustentáveis; Vida dos ecossistemas terrestres;
Produtores e consumidores responsáveis), estes "desejos" transformar-se-ão em necessidades e cumprir-se-ão no futuro.
A língua de comunicação escolhida é o espanhol, uma vez que vamos, no desenvolvimento das atividades, fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos e línguas.
As atividades permitirão conhecer o património cultural, social e ambiental e ainda trabalhar o tema da participação democrática.
O uso do TwinSpace permitirá melhorar as competências digitais através de atividades colaborativas e inovadoras tanto no uso das TICS como na sua metodologia.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Desenvolvimento sustentável;
• Cidadania Responsável;
• Meio ambiente e alterações climáticas;
• Responsabilidades sociais / ambientais das instituições educativas;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas 

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/85614/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Melhorar as competências linguísticas e digitais dos participantes (alunos e professores);
- Conhecer o património cultural, social e ambiental dos participantes,
- Fomentar a aprendizagem integrada da língua e conteúdo;
- Sensibilizar os alunos para a importância de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
- Inovar os processos de ensino-aprendizagem;
- Favorecer a aprendizagem autónoma dos alunos;
- Incentivar para os valores democráticos e para a importância da participação ativa e democrática de forma a melhorar as competências sociais e o pensamento crítico dos alunos;
- Promover o estudo da língua e da cultura espanholas;
- Difundir os projetos Erasmus+ eTwinning;
- Utilizar as TIC para facilitar o trabalho, favorecer a interação e a comunicação, alcançar os objetivos didáticos e motivar os alunos com maior eficácia.
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

O projeto terá a duração de dois anos letivos e os participantes colaborarão em todas as fases.
Os participantes com maior experiência no eTwinning prestarão ajuda aos restantes durante as atividades virtuais; os dois centros educativos espanhóis partilharão material didático na língua de
Cervantes; serão desenvolvidas atividades presenciais e on-line, através do TwinSpace.
Atividades realizadas em equipas internacionais terão preferência, atividades inovadoras tanto pelo uso das TICS como pelas metodologias implementadas.
Serão feitas videoconferências entre os participantes a cada dois/três meses.
Etapas de trabalho:
- Apresentação dos alunos, dos centros educativos e das localidades;
- Concurso de logotipos;
- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável: tratamento livre do tema; atividades que permitam estabelecer os direitos/deveres do Homem relacionados com o objetivo tratado; pesquisa de soluções; questionários em linha; criação de um decálogo de conselhos para alcançar o objetivo tratado; atividades presenciais; e avaliação final.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável escolhido: criação de vários produtos como listas de direitos/deveres do Homem em relação ao tema; questionários em linha, criação de um decálogo de conselhos para resolver um problema e alcançar um objetivo;
- Conhecimento do património cultural, social e ambiental dos participantes;
- Aperfeiçoamento da competência linguística e do uso das TIC nas didáticas;
- Difusão de projetos eTwinning e da língua espanhola.
- Publicação no TwinSpace dos produtos realizados em equipas internacionais

Atividades

ATIVIDADES

Tarefas principais:
P1
- Apresentação dos participantes através dos fóruns do TwinSpace;
- Apresentação das localidades e escolas através de Canva ou Adobe.
P4
- Candidatura a “Ecoschools”.
C1
- “ODS Educação / Formação de Qualidade” a cargo do Agrupamento de Escolas latino Coelho, Lamego.
P2
- Concurso para eleição do logotipo do projeto.
P3
- Videoconferências a cada 2/3 meses.
C3
- “ODS Vida Submarina”.
C5
- “ODS Saúde e Bem-estar”.
C6
- “ODS Vida dos Ecossistemas Terrestres”.
C4
- “ODS Produção e Consumo Responsáveis”.
C2
- “ODS Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 14 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitálos para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.

Participantes
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
-Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.

  logoAELC hor 600

Agenda

outubro 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PESSOAS2030 BarraCofinan Designacao Ass White 2744px

Autenticação