face  ins

sexta 10 maio 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
LATINO COELHO ASSINALA DIA DA EUROPA 09-05-2024
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho,...
TAS 1 DESENVOLVE ATIVIDADE DO "DIA DA MÃE" 06-05-2024
No âmbito do projeto Partilha com...
LEITURA(S) PARA TODOS - LI E GOSTEI 05-05-2024
Como já anunciámos na passada...
ALUNOS DO 5.º ANO DEDICAM MÚSICA DOS DAMA ÀS MÃES 03-05-2024
Neste dia especial, os alunos do 5.º ano...
"LAÇO HUMANO" NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 02-05-2024
No âmbito das atividades promovidas...
FORMANDOS DO TRE ACOMPANHAM TRABALHOS TÉCNICOS 01-05-2024
Os formandos do 2.º ano do Curso...

KA 1 - Una mascota viajando por Europa

PROJETO ETWINNING “UNA MASCOTA VIAJANDO POR EUROPA”

Cód. do projeto 2023

Professor responsável: Sílvia Assunção

Projeto

PROJETO
Vários países europeus estão à volta deste projeto: uma mascote viaja pela Europa e escreve o seu diário de bordo. Cada etapa é uma oportunidade para descobrir como vivem os nossos vizinhos europeus: os seus costumes, as festas, a gastronomia, os ritmos escolares, entre outros. As mascotas são tantas quantas os países que participam. Em cada escola, os alunos dão as boas-vindas à mascote e criam o seu cartão de identidade (criado pela primeira escola), depois escrevem uma nova página do diário, ou seja, como turista para descobrir uma nova cultura. No final do ano letivo, a mascote regressa à sua escola inicial e os alunos descobrem a sua coleção e o seu diário completo..

OBJETIVOS
- Melhorar as habilidades dos alunos em línguas estrangeiras.
- Desenvolver a motivação dos alunos para a aprendizagem de uma língua estrangeira, colocando-os em contacto com outros alunos que também estão a aprender esta língua e tomando consciência de que uma língua também é falada fora das suas fronteiras.
- Apresentar aos alunos a escrita colaborativa.
- Conhecer os países europeus e conhecer a sua cultura.

LÍNGUA(S)
Espanhol

DURAÇÃO DO PROJETO
6 meses

Parceiros

ESCOLAS PARCEIRAS
Concetta Tuccillo - ICS "Marta Russo" di Roma, Roma (Rm), Itália
Joanna Zizius - Szkoła Podstawowa nr 18 w Rzeszowie, Rzeszów, Polónia
Périne Garnier - Collège La Mare aux Champs, Vaux-Le-Pénil, França
Sílvia Assunção - Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, Portugal

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Espanhol

Participantes

ALUNOS
Alunos dos 3.º Ciclo, de 11 a 14 anos (7.º ano , turma D)
No total de 80 participantes. 

Trabalho

DESCRIÇÃO
Vários países europeus estão à volta deste projeto: uma mascote viaja pela Europa e escreve o seu diário de bordo. Cada etapa é uma oportunidade para descobrir como vivem os nossos vizinhos europeus: os seus costumes, as festas, a gastronomia, os ritmos escolares, entre outros. As mascotas são tantas quantas os países que participam. Em cada escola, os alunos dão as boas-vindas à mascote e criam o seu cartão de identidade (criado pela primeira escola), depois escrevem uma nova página do diário, ou seja, como turista para descobrir uma nova cultura. No final do ano letivo, a mascote regressa à sua escola inicial e os alunos descobrem a sua coleção e o seu diário completo. 

PROCESSO DE TRABALHO
Início em janeiro de 2023 até junho de 2023
Quatro escolas participarão (França, Itália, Polónia, Portugal):
- JANEIRO/FEVEREIRO DE 2023: cada escola cria a sua mascote e escreve a sua ficha de identidade (enviando as mascotes ao seu primeiro destino)
- FEVEREIRO-MARÇO DE 2023: a mascote descreve a cidade, os monumentos, as lojas. - ABRIL-MAIO DE 2023: descubra o cotidiano de outros alunos (conte um dia típico: aulas, horários, atividades extracurriculares)
- JUNHO DE 2023: o mascote retorna à sua escola inicial. O diário do bichinho será ilustrado com fotos tiradas pelos alunos. O TwinSpace também servirá para acompanhar o projeto em suas diferentes fases.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS
Criação de um diário de bordo (escrita colaborativa)

 

 

KA 2 - La Huerta de los deseos sostenibles

PROJETO ERASMUS+  KA2 "LA HUERTA DE LOS DESEOS SOSTENIBLES"
Cód. do projeto  2019-1-IT02-KA229-063226_5

Projeto

PROJETO

O projeto “La Huerta de los deseos sostenibles” tem como ponto de partida as seguintes ideias:
- “desejar significa projetar o futuro”;
- "se desejas algo de verdade, lutas por isso".
Desta forma, pensamos que se queremos "cultivar", com os nossos alunos, a importância de alcançar um de entre os objetivos mundiais do desenvolvimento sustentável propostos pela UNESCO (Saúde e bem-estar; Cidades sustentáveis; Vida dos ecossistemas terrestres; Produtores e consumidores responsáveis), estes "desejos" transformar-se-ão em necessidades e cumprir-se-ão no futuro.
A língua de comunicação escolhida é o espanhol, uma vez que vamos, no desenvolvimento das atividades, fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos e línguas.
As atividades permitirão conhecer o património cultural, social e ambiental e ainda trabalhar o tema da participação democrática.
O uso do TwinSpace permitirá melhorar as competências digitais através de atividades colaborativas e inovadoras tanto no uso das TICS como na sua metodologia.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Desenvolvimento sustentável;
• Cidadania Responsável;
• Meio ambiente e alterações climáticas;
• Responsabilidades sociais / ambientais das instituições educativas;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas.

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Melhorar as competências linguísticas e digitais dos participantes (alunos e professores);
- Conhecer o património cultural, social e ambiental dos participantes,
- Fomentar a aprendizagem integrada da língua e conteúdo;
- Sensibilizar os alunos para a importância de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
- Inovar os processos de ensino-aprendizagem;
- Favorecer a aprendizagem autónoma dos alunos;
- Incentivar para os valores democráticos e para a importância da participação ativa e democrática de forma a melhorar as competências sociais e o pensamento crítico dos alunos;
- Promover o estudo da língua e da cultura espanholas;
- Difundir os projetos Erasmus+ eTwinning;
- Utilizar as TIC para facilitar o trabalho, favorecer a interação e a comunicação, alcançar os objetivos didáticos e motivar os alunos com maior eficácia.
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

PAÍSES ENVOLVIDOS
Espanha, Portugal e Itália

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/71658/home

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO0

O projeto terá a duração de dois anos letivos e os participantes colaborarão em todas as fases.
Os participantes com maior experiência no eTwinning prestarão ajuda aos restantes durante as atividades virtuais; os dois centros educativos espanhóis partilharão material didático na língua de
Cervantes; serão desenvolvidas atividades presenciais e on-line, através do TwinSpace.
Atividades realizadas em equipas internacionais terão preferência, atividades inovadoras tanto pelo uso das TICS como pelas metodologias implementadas. Serão feitas videoconferências entre os participantes a cada dois/três meses.
Etapas de trabalho:
- Apresentação dos alunos, dos centros educativos e das localidades;
- Concurso de logotipos;
- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável: tratamento livre do tema; atividades que permitam estabelecer os direitos/deveres do Homem relacionados com o objetivo tratado; pesquisa de soluções; questionários em linha; criação de um decálogo de conselhos para alcançar o objetivo tratado; atividades presenciais; e avaliação final.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas 

ATIVIDADES

Tarefas principais:
P1
- Apresentação dos participantes através dos fóruns do TwinSpace;
- Apresentação das localidades e escolas através de Canva ou Adobe.

P4
- Candidatura a “Ecoschools”.
C1
- “ODS Educação / Formação de Qualidade” a cargo do Agrupamento
de Escolas latino Coelho, Lamego.

P2
- Concurso para eleição do logotipo do projeto.

P3
- Videoconferências a cada 2/3 meses.

C3
- “ODS Vida Submarina”.

C5
- “ODS Saúde e Bem-estar”.

C6
- “ODS Vida dos Ecossistemas Terrestres”.

C4
- “ODS Produção e Consumo Responsáveis”.

C2
- “ODS Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável escolhido: criação de vários produtos como listas de direitos/deveres do Homem em relação ao tema; questionários em linha, criação de um decálogo de conselhos para resolver um problema e alcançar um objetivo;
- Conhecimento do património cultural, social e ambiental dos participantes;
- Aperfeiçoamento da competência linguística e do uso das TIC nas didáticas;
- Difusão de projetos eTwinning e da língua espanhola.
- Publicação no TwinSpace dos produtos realizados em equipas internacionais. 

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 14 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitálos para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 3 turmas do 3.ºCEB (7.º D, E e F ) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Inglês, Educação Visual, Educação Física, TIC,
História, Português, Matemática, Geografia, Ciências, FísicoQuímica, Educação Tecnológica, EMRC, Educação Musical

Seleção

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

 Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
-Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.

Viagem através da cultura de seis países

PROJETO ETWINNING "Viagem através da cultura e da história de seis países graças à intercompreensão entre as línguas românicas"

Professor responsável: Alziga Gomes

Projeto

Este visa promover a intercompreensão entre as línguas românicas trabalhando com seis escolas de línguas românicas diferentes. Os alunos expressam-se na sua língua, aprendendo a compreender os seus parceiros graças à intercompreensão. As atividades a desenvolver vão levar os alunos a viajar pela língua e pela história dos seis países envolvidos, conhecer as gentes, as suas tradições, gastronomia e costumes.

ESCOLAS PARCEIRAS ENVOLVIDAS NO ETWINNING
- Carmem Mensageiro - INS Seròs - Espanha;
- Carme Gairí Blavi - NS Seròs - Espanha;
- Jéssica Poggi - Grupo Escolar Saint-Vincent-de Paul Paris - França;
- Liliana Pilão - IISS Polo Técnico Mediterraneo "Aldo Moro" em Santa Cesarea Terme - Itália;
- Alzira Gomes – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego - Portugal.

LÍNGUAS
Língua Românicas – (português, francês, italiano, espanhol, catalão e romeno).

ALUNOS
Alunos do secundário, de 16 a 18 anos

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
História da Cultura e das Artes

DURAÇÃO DO PROJETO
12 meses

PLATAFORMA ETWINNING

 

Objetivos

OBJETIVOS
Objetivos específicos do projeto:
- Desenvolver a motivação dos alunos para conhecer a língua, a cultura e a história de outros países;
- Usar a intercompreensão para comunicar com os parceiros do projeto.

 

 

Pág. 12 de 39

  logoAELC hor 600

Agenda

maio 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação