PROJETO ERASMUS+ KA2 "LA HUERTA DE LOS DESEOS SOSTENIBLES"
Cód. do projeto 2019-1-IT02-KA229-063226_5
PROJETO
O projeto “La Huerta de los deseos sostenibles” tem como ponto de partida as seguintes ideias:
- “desejar significa projetar o futuro”;
- "se desejas algo de verdade, lutas por isso".
Desta forma, pensamos que se queremos "cultivar", com os nossos alunos, a importância de alcançar um de entre os objetivos mundiais do desenvolvimento sustentável propostos pela UNESCO (Saúde e bem-estar; Cidades sustentáveis; Vida dos ecossistemas terrestres; Produtores e consumidores responsáveis), estes "desejos" transformar-se-ão em necessidades e cumprir-se-ão no futuro.
A língua de comunicação escolhida é o espanhol, uma vez que vamos, no desenvolvimento das atividades, fomentar a aprendizagem integrada de conteúdos e línguas.
As atividades permitirão conhecer o património cultural, social e ambiental e ainda trabalhar o tema da participação democrática.
O uso do TwinSpace permitirá melhorar as competências digitais através de atividades colaborativas e inovadoras tanto no uso das TICS como na sua metodologia.
Temáticas mais importantes:
• Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras;
• Desenvolvimento sustentável;
• Cidadania Responsável;
• Meio ambiente e alterações climáticas;
• Responsabilidades sociais / ambientais das instituições educativas;
• TIC -Novas tecnologias -Competência digital;
• Partilha de práticas pedagógicas.
OBJETIVOS
Objetivos específicos do projeto:
- Melhorar as competências linguísticas e digitais dos participantes (alunos e professores);
- Conhecer o património cultural, social e ambiental dos participantes,
- Fomentar a aprendizagem integrada da língua e conteúdo;
- Sensibilizar os alunos para a importância de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
- Inovar os processos de ensino-aprendizagem;
- Favorecer a aprendizagem autónoma dos alunos;
- Incentivar para os valores democráticos e para a importância da participação ativa e democrática de forma a melhorar as competências sociais e o pensamento crítico dos alunos;
- Promover o estudo da língua e da cultura espanholas;
- Difundir os projetos Erasmus+ eTwinning;
- Utilizar as TIC para facilitar o trabalho, favorecer a interação e a comunicação, alcançar os objetivos didáticos e motivar os alunos com maior eficácia.
- Internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros.
PAÍSES ENVOLVIDOS
Espanha, Portugal e Itália
DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses
PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/71658/home
PROCESSO DE TRABALHO0
O projeto terá a duração de dois anos letivos e os participantes colaborarão em todas as fases.
Os participantes com maior experiência no eTwinning prestarão ajuda aos restantes durante as atividades virtuais; os dois centros educativos espanhóis partilharão material didático na língua de
Cervantes; serão desenvolvidas atividades presenciais e on-line, através do TwinSpace.
Atividades realizadas em equipas internacionais terão preferência, atividades inovadoras tanto pelo uso das TICS como pelas metodologias implementadas. Serão feitas videoconferências entre os participantes a cada dois/três meses.
Etapas de trabalho:
- Apresentação dos alunos, dos centros educativos e das localidades;
- Concurso de logotipos;
- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável: tratamento livre do tema; atividades que permitam estabelecer os direitos/deveres do Homem relacionados com o objetivo tratado; pesquisa de soluções; questionários em linha; criação de um decálogo de conselhos para alcançar o objetivo tratado; atividades presenciais; e avaliação final.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas
ATIVIDADES
Tarefas principais:
P1
- Apresentação dos participantes através dos fóruns do TwinSpace;
- Apresentação das localidades e escolas através de Canva ou Adobe.
P4
- Candidatura a “Ecoschools”.
C1
- “ODS Educação / Formação de Qualidade” a cargo do Agrupamento
de Escolas latino Coelho, Lamego.
P2
- Concurso para eleição do logotipo do projeto.
P3
- Videoconferências a cada 2/3 meses.
C3
- “ODS Vida Submarina”.
C5
- “ODS Saúde e Bem-estar”.
C6
- “ODS Vida dos Ecossistemas Terrestres”.
C4
- “ODS Produção e Consumo Responsáveis”.
C2
- “ODS Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
RESULTADOS ESPERADOS
- Por cada objetivo do desenvolvimento sustentável escolhido: criação de vários produtos como listas de direitos/deveres do Homem em relação ao tema; questionários em linha, criação de um decálogo de conselhos para resolver um problema e alcançar um objetivo;
- Conhecimento do património cultural, social e ambiental dos participantes;
- Aperfeiçoamento da competência linguística e do uso das TIC nas didáticas;
- Difusão de projetos eTwinning e da língua espanhola.
- Publicação no TwinSpace dos produtos realizados em equipas internacionais.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES
Nas atividades do projeto estarão envolvidos diretamente mais de 200 alunos entre os 12 e os 14 anos de idade. Todos participarão nas atividades, porque estas estarão integradas nas planificações das escolas envolvidas. Os alunos participarão nas atividades do projeto no TwinSpace e nos três intercâmbios. Cerca de 4000 estudantes serão beneficiados indiretamente, assistindo aos eventos e atos; terão acesso aos resultados obtidos pelo projeto e terão a possibilidade de aproveitálos para a sua própria aprendizagem.
Mais de 20 docentes participarão diretamente no projeto, dinamizando os trabalhos e assessorando os alunos. Farão parte do projeto professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade.
Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto.
Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas.
As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto.
Cerca de 40 famílias participarão diretamente, acolhendo em suas casas os alunos de outros países. As famílias que não participem diretamente conhecerão o projeto durante as reuniões de Pais/EE, nas Jornadas de “Puertas Abiertas” e nas páginas web das escolas. Assim esperamos reforçar a repercussão e dar mais projeção às escolas.
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em 3 turmas do 3.ºCEB (7.º D, E e F ) que têm em comum a disciplina de Espanhol, todas as disciplinas do currículo das respetivas turmas participantes poderão dar o seu contributo, a saber: Espanhol, Inglês, Educação Visual, Educação Física, TIC,
História, Português, Matemática, Geografia, Ciências, FísicoQuímica, Educação Tecnológica, EMRC, Educação Musical
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Critérios de seleção para os professores:
- Ser detentor de formação em eTwinning;
- Equilíbrio entre os professores com / sem experiência em projetos europeus;
- Implicação em processos de inovação;
- Domínio da língua de trabalho;
-Relação entre as necessidades detetadas na escola e as mobilidades propostas.
Critérios de seleção para alunos:
A seleção de alunos para as mobilidades será da responsabilidade de cada escola que criará a sua Comissão de Seleção. O processo de seleção será equitativo, transparente e documentado com:
- Reunião de apresentação do Projeto Erasmus KA229;
- Aceitação das condições de participação no Projeto Erasmus KA229;
- Avaliação obtida na Carta de Motivação apresentada no âmbito do Projeto Erasmus KA229;
- Entrevista aos candidatos.
Considerar-se-á o perfil, o compromisso assumido, a participação prévia no projeto eTwinning, tendo sempre em consideração as dificuldades de índole económica, social ou física.
PROJETO ETWINNING "Viagem através da cultura e da história de seis países graças à intercompreensão entre as línguas românicas"
Professor responsável: Alziga Gomes
Este visa promover a intercompreensão entre as línguas românicas trabalhando com seis escolas de línguas românicas diferentes. Os alunos expressam-se na sua língua, aprendendo a compreender os seus parceiros graças à intercompreensão. As atividades a desenvolver vão levar os alunos a viajar pela língua e pela história dos seis países envolvidos, conhecer as gentes, as suas tradições, gastronomia e costumes.
ESCOLAS PARCEIRAS ENVOLVIDAS NO ETWINNING
- Carmem Mensageiro - INS Seròs - Espanha;
- Carme Gairí Blavi - NS Seròs - Espanha;
- Jéssica Poggi - Grupo Escolar Saint-Vincent-de Paul Paris - França;
- Liliana Pilão - IISS Polo Técnico Mediterraneo "Aldo Moro" em Santa Cesarea Terme - Itália;
- Alzira Gomes – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego - Portugal.
LÍNGUAS
Língua Românicas – (português, francês, italiano, espanhol, catalão e romeno).
ALUNOS
Alunos do secundário, de 16 a 18 anos
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
História da Cultura e das Artes
DURAÇÃO DO PROJETO
12 meses
PLATAFORMA ETWINNING
OBJETIVOS
Objetivos específicos do projeto:
- Desenvolver a motivação dos alunos para conhecer a língua, a cultura e a história de outros países;
- Usar a intercompreensão para comunicar com os parceiros do projeto.
PROJETO ERASMUS+ KA122 "TURISMO SUSTENTÁVEL: NOS TRILHOS DA NATUREZA E DA HISTÓRIA"
Cód. do projeto
Programa Erasmus+ - Ação-Chave 1 - Setor Ensino Escolar: KA122-SCH-000146198
PROJETO
Com este projeto pretende-se que os jovens desenvolvam estilos de vida saudáveis, reforçando o relacionamento interpessoal, o contacto com a natureza e o património histórico como fator identitário nacional e europeu.
É uma oportunidade para os participantes viajarem para diferentes países europeus e aprenderem novas culturas e maneiras de viver, promovendo a mobilidade internacional, a compreensão intercultural e a defesa dos valores democráticos.
Pretende-se que os jovens participantes conheçam, partilhem e experimentem abordagens pedagógicas com recurso a metodologias ativas associadas ao conhecimento do turismo sustentável, gestão ambiental, ensino experimental das ciências, práticas de educação inclusiva e sistemas educativos europeus, para promover uma educação de qualidade.
Pretende-se, ainda, estabelecer redes e parcerias com escolas europeias envolvidas no turismo sustentável e na preservação do meio ambiente, que podem ajudar a promover a troca de informações e boas práticas entre organizações e países.
A participação neste projeto Erasmus+ permitirá incrementar um melhor conhecimento da dimensão europeia: cidadania ativa, intervenção social e conhecimento da União Europeia.
Pretende-se dinamizar atividades em diferentes espaços ao ar livre, em território nacional e no estrangeiro, nomeadamente realizar percursos turísticos e etapas/caminhos históricos de relevância efetuados no espaço europeu, produzir audiovisuais multilingues sobre a preservação do património natural e edificado.
DURAÇÃO DO PROJETO
16 outubro de 2023 a 15 de abril 2025 (duração de 18 meses)
OBJETIVOS
Objetivos gerais
– Desenvolver a dimensão europeia e intercultural ao nível das aprendizagens;
– Dinamizar atividades que promovam a saúde mental e física, associadas ao património natural e cultural;
– Conhecer e partilhar práticas pedagógicas inovadoras.
Objetivos específicos
– Participar em atividades ao ar livre que envolvam interação com o meio ambiente e que não causem impactos negativos;
- Explorar a história e a cultura de uma região, valorizando e preservando o seu património.
PROCESSO DE TRABALHO/ATIVIDADES
O turismo sustentável é uma forma de explorar a natureza, a história e a cultura de uma região de forma responsável, promovendo a conservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais e valorizando a sua história e a cultura. Assim pretende-se concretizar atividades ao ar livre que envolvam interação com o meio ambiente e que não causem impactos negativos como:
- Ecoturismo - esta atividade incluirá caminhadas em trilhos e passeios de bicicleta, observação de aves, mergulho ecológico, passeios de barco, entre outras. O objetivo é proporcionar uma experiência única e enriquecedora, além de consciencializar os alunos para a importância da preservação ambiental.
- Turismo de aventura - uma atividade que combine desporto com o contacto com a natureza. O objetivo é proporcionar uma experiência emocionante e desafiadora, mas sempre com a preocupação de preservar o meio ambiente.
- Projetos de voluntariado: Dar um contributo à florestação plantando uma árvore no país de acolhimento aderindo ao projeto "Life Terra".
Pretende-se, ainda, explorar a história e a cultura de uma região, valorizando e preservando o seu património. Essa forma de turismo procura promover a sustentabilidade ao mesmo tempo que valoriza o património histórico e cultural de uma região. Neste sentido, pretende-se realizar as seguintes ações:
- Visita a monumentos e sítios históricos: A visita a monumentos e sítios históricos é uma forma de aprender e valorizar a história e a cultura de uma região.
- Roteiros turísticos: Elaboração de roteiros turísticos como forma de conhecer a história e a cultura de uma região.
- Gastronomia Local: Conhecer e valorizar a gastronomia típica da dieta mediterrânica a incluir nos roteiros a elaborar
- Tecnologia e inovação: o uso de tecnologia para promover a aprendizagem e a preservação do património material e imaterial com o uso de recursos digitais, elaborando pequenos documentários alusivos ao património histórico e gastronómico, assim como a elaboração dos roteiros turísticos em formato digital.
RESULTADOS ESPERADOS
Os resultados que são expectáveis prendem-se com novas experiências e aprendizagens que se podem considerar de âmbito global. A este nível destacamos as seguintes:
- Desenvolvimento de áreas do saber ao nível da literacia europeia, do domínio linguístico, de competências digitais e de atividades práticas em torno da problemática da sustentabilidade;
- Inclusão de um maior número de jovens com menos oportunidades, em diversas atividades.
Resultados pretendidos nas diferentes mobilidades:
Jobshadowing (observação de práticas letivas por docentes)
- Realização de atividades com recurso a novas metodologias no âmbito do ensino experimental das ciências e da educação inclusiva;
- Sessões de partilha de experiências/ atividades laboratoriais/ práticas pedagógicas.
Mobilidade de alunos (curta duração)
- Aquisição de novas competências (linguísticas e digitais) e desenvolvimento de uma consciência ambiental direcionada para a sustentabilidade; capacidade de intervenção na comunidade;
- Realização de atividades de Natureza como percursos/trilhos, atividades desportivas e jogos tradicionais;
- Sessões de partilha de experiências ou testemunhos;
- Desenvolvimento de atividades de aprendizagem colaborativa;
- Produção de vídeos e de roteiros turísticos digitais;
- Campanhas de florestação ou recolha de lixo.
Mobilidade de alunos (longa duração)
- Desenvolvimento da sociabilidade, das relações interculturais e promoção de um sentimento de identidade europeia;
- Contacto com novos sistemas educativos;
- Novas oportunidades formativas e experiências europeias;
- Melhorar as habilidades linguísticas: domínio básico e intermédio da língua espanhola;
- Conhecimento do património cultural de Espanha.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES
- Instituto de Educación Secundaria Martín Rivero (Ronda) – Espanha;
- Instituto de Educación Secundaria Padre Luis Coloma (Jerez de la Frontera) – Espanha;
- CDPC Ciudad de Almeria – Espanha;
- Instituto de Educación Secundaria Guadarrama – Espanha;
- Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Critérios de seleção dos alunos
1 – Motivação para participar no projeto (entrevista e carta de motivação);
2 – Participação em atividades do clube Erasmus;
3 – Promoção de uma escola inclusiva (pelo menos 20% de alunos são abrangidos por apoio: do ASE; da Educação Especial; da EMAEI);
4 – Menor número de participações em projetos Erasmus.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
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