No dia 14 de outubro, assinalou-se o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, data que pretende sensibilizar a população a nível mundial para a importância da reciclagem e da reutilização deste tipo de resíduos, promovendo o seu correto encaminhamento.
Segundo uma investigação realizada pela associação Eletrão, 63% dos 1 041 inquiridos "já contribui ativamente" para a colocação destes equipamentos elétricos nos devidos pontos de reciclagem. No entanto, 10% dos inquiridos admite desfazer-se dos aparelhos nos recipientes destinados para o lixo indiferenciado.
Por outro lado, "ainda há um número significativo de portugueses" que têm equipamentos elétricos em desuso nas suas casas, "especialmente na perspetiva de os vender ou de os vir a utilizar no futuro", o que acaba por não acontecer, “porque estes são equipamentos que rapidamente ficam obsoletos, mesmo que não estejam estragados".
De acordo com os dados do estudo, 52% dos portugueses admite acumular aparelhos elétricos com a intenção de os vir a usar, em caso de necessidade. Já 17% deseja vendê-los em segunda mão, enquanto 11% não se consegue desfazer dos seus dispositivos por "apego sentimental".
Em Portugal, os telemóveis lideram o 'top 5' da lista dos equipamentos acumulados, seguindo-se os acessórios de informática, como ratos, monitores e auscultadores.
De acordo com a associação Eletrão, não valerá a pena manter aparelhos inutilizados, especialmente quando o "mercado está saturado com novos equipamentos e a sociedade está sempre à procura do 'último grito'". Na verdade, “há muito pouco mercado para equipamentos de segunda geração", lamenta o responsável.
Face aos "hábitos de acumulação", é necessário sensibilizar a população para a importância da reciclagem dos aparelhos a que já não dão uso. Com esse objetivo e para assinalar o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, os alunos do primeiro ano dos Cursos de Técnico de Redes Elétricas e de Técnico de Instalações Elétricas procederam à recolha de diversos equipamentos e resíduos elétricos e à sua posterior entrega no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos e Ecocentro de Bigorne.
Durante esta ação, os alunos trouxeram inúmeros equipamentos que tinham “acumulado”. Os equipamentos recolhidos foram entregues no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos e Ecocentro de Bigorne, totalizando 240kg de resíduos dos mais diversos tipos, nomeadamente computadores portáteis, televisões, lâmpadas e pequenos eletrodomésticos.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.