face  ins

sábado 27 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS PARA 2024/2025 26-04-2024
Informa-se toda a comunidade educativa que o...
UM “CRAVO HUMANO” GIGANTE EM MEMÓRIA DO 25 DE ABRIL 26-04-2024
No dia 23 de abril, em jeito de homenagem aos...
"CAÇA AO TESOURO" NA ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO 26-04-2024
No dia 22 de abril, decorreu uma atividade na...
25 DE ABRIL 1974 "MEMÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO" 24-04-2024
Passam, agora, cinquenta anos do 25 de Abril...
EXPOSIÇÃO "A BIBLIOTECA DO LÁPIS AZUL" 24-04-2024
Está patente, no átrio da...
LABORATÓRIO ABERTO "APRENDER CIÊNCIA" 24-04-2024
No âmbito da 1.ª...

PROJETO "DE LÁ PARA CÁ... DE CÁ PARA LÁ" - GÉNESE

DCLgen 01

Suspeitamos que estão curiosos de saber o nome da ilustre personalidade lamecense referida na publicação anterior… Contudo, em primeiro lugar, julgamos oportuno dar a conhecer a génese do projeto “De lá para cá… De cá para lá!”.
Tudo começou numa visita que realizámos ao Museu de Lamego, quando nos encontrávamos na sala dos magníficos jarrões japoneses, provenientes da doação António Tavares Rodrigues, e ouvíamos, encantados, as informações transmitidas pelo colaborador do Museu Rui Albuquerque. Ficámos, então, a saber que a moda dos jarrões grandes chegara à Europa nos finais do séc. XIX - inícios do séc. XX e que os quatro imponentes jarrões que ali se encontravam, oriundos das cidades de Kyoto e Satsuma, que nos fascinavam pela sua extraordinária beleza e exotismo, eram peças valiosíssimas, portanto, só adquiridas por pessoas de elevado poder económico. Ora, aqueles jarrões, que posavam à nossa frente, tinham pertencido a uma importante figura lamecense, notável na cidade e no estrangeiro, e que ainda era familiar do Sr. Rui Albuquerque… Ficámos assombrados! Choveram perguntas às quais o colaborador respondia com admirável paciência, procurando saciar a nossa curiosidade e serenar a excitação provocada pela notícia surpreendente.
A visita acabou, mas a história dos jarrões japoneses e da personalidade lamecense não nos abandonava. Aqueles magníficos jarrões tinham feito parte do recheio de um belo palacete da nossa cidade, cujo proprietário era a tal célebre personalidade, dono de uma vasta fortuna, socialmente influente, dentro e fora do país, e um destacável benemérito! De tal forma que, frequentemente, era notícia nos jornais da época, sobretudo no jornal “A Fraternidade”. Apesar disso, é uma figura pouco conhecida da comunidade, atualmente… A curiosidade e o desejo de conhecer melhor esta personalidade e de a dar a conhecer aumentavam.
E desta curiosidade, deste objetivo, nasceu este projeto da turma 6.º D, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, que vai ser desenvolvido ao longo do ano, no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular (DAC), em colaboração com o Museu de Lamego.
Para iniciarmos o projeto, convidámos o colaborador do Museu Rui Albuquerque para dar uma aula à nossa turma, na Escola Básica de Lamego, sobre a figura que nos suscitara tanto interesse, partilhando connosco as informações que já adquirira, quer através da consulta de documentos que se encontram na posse da família, quer através de contactos efetuados. Foi uma aula muito rica e cativante, que captou a nossa atenção e nos proporcionou o registo de informações preciosas que, quinzenalmente, partilharemos convosco.
De que personalidade estaremos então a falar? Foi proprietário do palacete da Quinta da Vista Alegre, na nossa cidade, e um lamecense de "torna-viagem".
Dentro de quinze dias, divulgaremos mais informações e, desta vez, relacionadas com a personalidade em estudo.
Esperamos por si!

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação