face  ins

sexta 26 abril 2024

Artigos

DoQ 01

No âmbito das comemorações do IV Centenário da morte de Miguel de Cervantes, apresentamos uma exposição itinerante sobre uma das obras literárias mais emblemáticas da história: "Don Quijote de la Mancha".
A exposição, intitulada "El Quijote, de la ilustración al arte", estará patente, até ao dia 3 de maio, na Biblioteca da Escola Secundária Latino Coelho, e pode ser visitada por toda a comunidade educativa.
Com um total de 87 quadros, a exibição apresenta uma variedade de ilustrações, pinturas, traduções, cartazes e mensagens publicitárias relacionadas com "El Quijote", mostrando como a obra tem sido interpretada e celebrada ao longo dos séculos. Os quadros, com dimensões de 32 x 23 cm, oferecem uma visão abrangente e envolvente da riqueza cultural, literária e artística desta obra-prima da literatura espanhola.
Esta iniciativa, dinamizada pelas professoras de Espanhol Sílvia Assunção e Susete Ramalho, em articulação com a Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal, visa não só celebrar a genialidade de Cervantes e a universalidade e atemporalidade da sua obra, mas também promover o interesse pela literatura e pela cultura espanhola entre a comunidade educativa.
É uma oportunidade imperdível para todos mergulharmos no fascinante mundo de "Don Quijote" e explorarmos o universo criado pelo célebre autor espanhol.
Para ver mais fotos clique aqui.

01

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e integrada na 1.ª edição das "Escolas em Movimento", está patente uma exposição subordinada ao tema "25 de Abril - 50 anos de Liberdade"na Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego de trabalhos alusivos ao 25 de Abril.
Esta exposição foi desenvolvida pelos formandos do curso de educação e formação de adultos, nível básico (3.º ciclo), do Estabelecimento Prisional de Lamego, com recurso a meios digitais, sob a orientação das formadoras das áreas de competência-chave em Linguagem e Comunicação e em Tecnologias de Informação e Comunicação.
Visite-nos!
Para ver mais fotos clique aqui.

cravoH 01

No dia 23 de abril, em jeito de homenagem aos “50 anos do 25 de abril” toda a comunidade escolar, da Escola Básica de Lamego, deu vida a um “cravo gigante” no exterior da escola.
No final, os alunos tiveram ainda, oportunidade para declamar poesias alusivas às memórias de abril, bem como cantar temas da época.
O projeto “Memórias do 25 de abril de 1974” encontrou-se integrado na disciplina de História e Gegrafia de Portugal e contou com a participação de todas as turmas de 5º e 6º ano. Neste âmbito, os alunos participaram com trabalhos alusivos a esta data histórica, que integraram uma exposição no átrio principal da escola. Um acervo de materiais muito diversificado, construído pelos próprios alunos, com base na recolha de testemunhos junto de familiares e amigos que viveram e experienciaram este momento histórico. Um trabalho de pesquisa baseado em entrevistas de caráter intergeracional, e em meteriais muito diversificados: suportes escritos, relatos visuais e fotográficos.
Pretendeu-se assim, estimular o conhecimento e a compreensão dos jovens sobre este período, estimulando a reflexão sobre o seu impacto na construção da democracia.
Para ver mais fotos clique aqui.

matriculas 6 r

Informa-se toda a comunidade educativa que o calendário das matrículas escolares para o ano letivo 2024/2025 já foi divulgado pelo Ministério da Educação.
A primeira fase começa a 15 de abril, com as matrículas para a educação pré-escolar e 1.º ano do ensino básico.
As datas para as matrículas escolares no ano letivo 2024/2025 são as seguintes:
- Pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: 15 de abril até 15 de maio
- 2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico: 6 de julho a 12 de julho
- 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade: 22 de junho até 2 de julho
- 10.º e 12.º anos de escolaridade: 15 de julho a 20 de julho.
A renovação automática aplica-se aos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade quando:
- não há transferência de escola
- não é alterado o encarregado de educação
- não é alterado o curso
- não há necessidade de escolher disciplinas.
Aos pais e encarregados de educação que necessitem de apoio para a realização da matrícula, solicitamos que cliquem aqui.

Ct 01

No dia 22 de abril, decorreu uma atividade na Escola Básica de Lamego denominada de "Caça ao Tesouro", integrada numa das atividades do Calendário Azul neste mês de abril.
Os alunos foram encontrando pistas que os orientavam para vários espaços na escola até chegarem ao último local onde estava escondido o Tesouro. À medida que os alunos iam passando pelos vários locais iam sendo eliminados, pois só os mais rápidos conseguiam obter uma nova pista.
Os vencedores foram cinco alunos das turmas 6.º A e 6.º B.
Esta atividade contou também com a participação da senhora Presidente da CPCJ de Lamego, Milene Geada.
Para vre mais fotos clique aqui.

Subcategorias

Pág. 1 de 179

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação