Durante a Semana Digital da Escola Básica de Lamego, que decorreu entre os dias 10 e 14 de junho, o Professor Paulo conduziu workshops inovadores destinados a todos os alunos do 6.º ano e seus professores de matemática. Os encontros, decorreram no auditório da escola e focaram no uso de metodologias ativas com recursos digitais, utilizando as ferramentas GeoGebra e Excel.
Essas atividades tiveram como objetivo promover a motivação dos estudantes, consolidar conhecimentos e aprimorar competências já adquiridas. As metodologias ativas colocam os alunos no centro do processo de aprendizagem, incentivando-os a participar ativamente e a aplicar os conhecimentos de maneira prática. A integração de ferramentas digitais como o GeoGebra e o Excel enriqueceram essas abordagens, proporcionando experiências de aprendizagem mais dinâmicas e interativas.
No dia 12 de junho, o Professor Paulo apresentou o GeoGebra, uma plataforma dinâmica que combina geometria, álgebra, estatísticas e cálculo. Através de atividades práticas, os alunos e professores exploraram as funcionalidades do software, criando isometria de reflexão e de rotação e visualizando conceitos matemáticos em tempo real. No segundo dia, o foco foi o Excel, uma ferramenta poderosa para a organização e análise de dados. O responsável pela iniciativa, professor Paulo Lourenço demonstrou como usar o Excel para organizar dados, aplicar fórmulas e gerar gráficos, nomeadamente Histogramas que ajudam na visualização e interpretação de informações.
Os workshops proporcionaram uma experiência educativa enriquecedora tanto para os alunos quanto para os professores. Estas práticas no ambiente escolar não só motivam os alunos, como também proporcionam a consolidação dos conhecimentos e competências essenciais no desenvolvimento acadêmico e pessoal, bem como, melhoram e modernizam o processo de ensino/aprendizagem.
Para ver mais fotos clique aqui.
Informa-se toda a comnidade eduativa que os manuais escolares cedidos gratuitamente devem ser devolvidos de acordo com o calendário abaixo indicado e respeitando os procedimentos definidos para o efeito.
Também o kit digital cedido aos alunos em regime de comodato deve ser entregue no final dos 4.º, 9.º e 12 anos, na escola sede do Agrupamento nas datas mencionadas e no horário administrativo (8h - 17h).
Para saber mais informações sobre a devolução dos manuais escolares emprestados aos alunos em 2023/2024 clique aqui.
Para saber mais informações sobre a devolução do kit digital clique aqui.
Para saber mais informações acerca dos serviços de ação social clique aqui.
O concurso literário "Uma Aventura Literária 2024", promovido pela editorial Caminho, do grupo Leya, contou com a participação de Jéssica Silva, aluna do 3.º A, da Escola Básica n.º 1 de Lamego.
O seu trabalho foi reconhecido pela qualidade da escrita e pela forma entusiástica com que redigiu referindo-se ao seu livro preferido, tendo vencido, o referido concurso nacional, na modalidade “Crítica” para os 3.º e 4.º anos.
Este, é já o terceiro ano consecutivo em que, a aluna, é agraciada com prémios literários da Caminho, o que marca o início de uma tradição de excelência da nossa Escola.
O texto premiado já foi publicado nas páginas de um dos livros da coleção Uma Aventura, o que permitirá perpetuar o trabalho da nossa jovem escritora.
Parabéns, Jéssica, por mais um sucesso alcançado!
O Diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, José Martins Rocha, congratula-se por ver os nossos estudantes a abraçar estas iniciativas e ver o seu trabalho e dedicação reconhecidos.
Para ver mais fotos clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.