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sábado 20 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
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ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO ASSINA "CALENDÁRIO AZUL" 12-04-2024
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JUST A CHANGE - A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO

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A turma de Educação e Formação de Adultos, do nível secundário, assistiu online a uma apresentação da Just a Change, pelo Eduardo Lopes, Coordenador da região do Porto, que abordou a temática da pobreza habitacional que afeta mais de 450 mil portugueses.
Esta atividade foi dinamizada na área de competência-chave de Cidadania e Profissionalidade. A apresentação do trabalho desenvolvido por esta associação que tem mais de 5400 voluntários que melhoraram até à data as condições habitacionais em mais de 300 casas particulares ajudando assim cerca de 600 pessoas, de 70 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e beneficiando 4200 utentes de IPSS’s. Com o apoio de várias empresas que fornecem as matérias primas necessárias para resolver os problemas estruturais como a falta de infraestruturas e de salubridade, aumentando o bem-estar e conforto. Com a intervenção da Just a Change, reabilitam-se casa, reconstroem-se vidas.
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, agradece toda a disponibilidade demonstrada na dinamização desta atividade.
> Para ver mais fotos clique aqui.

DAC DE ARTE RUPESTRE NO 5.º C E 5.º D

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Há cerca de 1 milhão de anos atrás, em África, apareceram as primeiras comunidades recoletoras. Os primeiros grupos humanos já utilizavam o fogo para cozinhar, para se aquecerem e iluminarem e afugentarem os animais ferozes. Aproveitavam as peles de animais como proteção contra o frio e para construírem abrigos.
Nas cavernas, onde se abrigavam, gravavam e pintavam animais ou cenas de caça, e, por vezes, desenhavam mãos nas rochas. Esta arte também era executada em rochas ao ar livre. A estas manifestações artísticas chamamos arte rupestre (porque eram executadas sobre pedra). Na Península Ibérica encontramos inúmeros exemplos: Altamira, Escoural, Foz Coa (25 000 anos).
Desde há muitos milhares de anos que o Homem habita a Península Ibérica (cerca de 500 mil anos). Vieram de África através do estreito de Gibraltar (que na altura formava um Istmo).
Esses primeiros homens viviam em pequenos grupos; tiveram de ser muito hábeis e só o esforço de todos lhes permitia vencer as dificuldades: o frio era intenso, a neve era muita, dependiam totalmente do que a Natureza lhes dava porque as suas técnicas eram muito primitivas:
- Eram recoletores, isto é, viviam apenas do que recolhiam através da pesca, da caça, da apanha de frutos, raízes, folhas.
- Eram artistas e mágicos... fazendo pinturas e gravuras nas paredes das cavernas ou nas rochas - forma de arte que tem o nome de arte rupestre. Ainda hoje é um mistério o seu significado mas, possivelmente, faziam -no para trazer sorte às caçadas e abundância de alimentos.
> Para ver mais fotos clique aqui

PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS COM REFUGIADOS

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No dia 6 de fevereiro, a turma de Educação e Formação de Adultos, do nível secundário, teve a oportunidade de conversar online com o técnico do IEFP, Manuel Ferreira, de Viseu sobre a sua experiência no encaminhamento de refugiados ucranianos para Portugal em março de 2022, duas semanas após a invasão na Ucrânia.
Manuel Ferreira partiu para a cidade de Varsóvia, na Polónia, país que recebeu 2 milhões de refugiados no primeiro mês de guerra, fazendo parte de uma equipa constituída por elementos do IEFP e do SEF que trabalharam no encaminhamento de cidadãos ucranianos para Portugal juntamente com a Embaixada Portuguesa e com o Alto Comissariado para as Migrações. Falou da forma acolhedora com que os polacos receberam os refugiados, observou ainda que muitos refugiados recusavam ajuda porque pensavam que a guerra terminaria em breve, preferindo dormir em estações de camionagem ou comboios. Foi explicado aos formandos como se processava o encaminhamento para Portugal e das dificuldades linguísticas devido ao facto de a grande maioria não falar inglês. Relatou também que diversas organizações não governamentais auxiliaram e se deslocaram para a fronteira. Deu nota da existência de organizações criminosas relacionadas com tráfico de jovens e crianças que se aproveitam destas catástrofes daí a importância do rastreio de refugiados. Esta atividade enquadrou-se nas temáticas abordadas na UFCD 1 de Cidadania e Profissionalidade.

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