face  ins

quinta 18 abril 2024

Artigos

Sim 01

Decorreu hoje, dia 18 de abril, um simulacro de evacuação total do edifício da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego face a um derrame de um reagente químico, que provocou um incêndio no laboratório de química.
Este exercício, integrado no âmbito da atividade “Escolas em Movimento”, 1ª edição, abrangeu aproximadamente 700 alunos e 120 professores e pessoal não docente, tendo sido, em 4 minutos, efetuada a evacuação para o ponto de reunião, no ring de patinagem.
A equipa de 1.ª intervenção da Escola avaliou o risco e fez os primeiros procedimentos no âmbito da segurança.
Os meios de socorro para este incidente foram constituídos por 15 operacionais da Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Lamego e Polícia de Segurança Pública, apoiados por 10 viaturas, tendo procedido ao socorro de duas vítimas por inalação de fumos.
O Diretor, José Martins Rocha, agradece a todas as entidades envolvidas a prontidão e eficácia neste exercício, bem como aos alunos, professores e pessoal não docente por terem respeitado as normas de evacuação e não se ter verificado nenhum incidente ao longo dos percursos até ao ponto de reunião.
Para ver mais fotos clique aqui.

LG 23 24 Ilust Um dia 6

“Um dia”, da autoria de Morris Gleitzman, conta a história de uma criança judia que, durante a Segunda Guerra Mundial, vivia num orfanato, na Polónia. Até que um dia, Félix decidiu fugir e procurar os pais, começando, assim, uma jornada perigosa em busca da família e testemunhando as atrocidades da guerra.
É uma narrativa comovente, mas simultaneamente cativante, que nos mostra como era o holocausto, através dos olhos de uma criança.
Para continuar a ler clique aqui.

cnJM 01

Um grupo de 21 alunos do nosso Agrupamento de Escolas Latino Coelho, acompanhado pelos professores Júlia Ferreira, Paulo Lourenço e José Moreira, celebraram o Dia do Pi e Dia internacional da Matemática no 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, na Universidade de Aveiro, onde estiveram presentes cerca de 1800 alunos de escolas de todo o país.
Os alunos, em representação de cada uma das escolas do agrupamento, foram os seguintes:
- Escola Básica de Lamego nº1 (CEL): Vasco Azevedo (4ºA), Pedro Moreira (4ºB) e Vicente Morais (4ºD);
- Escola Básica de Cambres: Carolina Pinheiro (4º), Rúben Tomás (4º) e Uziel Mendoza (4º);
- Escola Básica de Penude: Íris Pinto (4º), João Paiva (4º) e Miguel Silva (4º);
- Escola Básica de Lamego: Pedro Lobão (6ºB), Daniela Pinto (6ºE), Núria Ferreira (6ºE), Dinis Rodrigues (7ºA), Miguel Cardoso (7ºA) e Salvador Correia(7ºA);
- Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego: Inês Lourenço (8ºD), Margarida Sabença (8ºD), Sara Sonnemberg (8ºD), Leonardo Rijo(10ºA), Magda Santos (10ºA), e Rodrigo Freitas (10ºA).
Cada um destes alunos jogou um dos jogos matemáticos Gatos&Cães, Rastros, Dominório, Produto, Atari GO e Nex, jogos distribuídos em grupos de três por cada categoria (ciclo de ensino). Estes jogos são jogos de raciocínio e lógica, não possuem fator sorte e ganha quem desenvolver a melhor estratégia intelectual.
Os alunos do Agrupamento estão de parabéns pela sua prestação pois competiram com muita dedicação e empenho, dando sempre o seu melhor, alcançando dois lugares na final dos jogos e alguns alunos ficaram a apenas uma vitória de serem apurados para essa última fase do campeonato. Na finalíssima dos jogos Gatos&Cães e Rastros foram obtidos os 5.º e 6.º lugares a nível nacional.
Paralelamente ao campeonato decorreu um vasto programa de atividades que proporcionaram momentos lúdicos, interativos e científicos aos alunos.
Para os alunos participantes, este campeonato foi uma experiência de vivenciar a Matemática de uma forma divertida, partilhada e enriquecedora.
Para ver mais fotos clique aqui.

sM 01

No passado mês de fevereiro, a aluna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mariana Catarino, e ex-aluna da Escola Secundária Latino Coelho, Lamego dinamizou várias ações direcionadas a estudantes do ensino secundário.
O projeto Boomerang, permite aos alunos universitários formarem-se sobre temas de saúde pública e partilhá-los com a sua comunidade, promovendo a literacia na saúde, tendo sido subordinado ao tema "A saúde Saúde mental".
Estas formações visaram frisar como esta, muitas vezes subestimada face à saúde física, é um pilar essencial para o nosso bem-estar diário. Sabiam que 1 em cada 5 portugueses tem uma doença mental.
Os alunos que participaram nas formações aprenderam a distinguir sentimentos normais de sintomas de patologia, e aprofundaram o seu conhecimento em doenças como a depressão e os transtornos de ansiedade. Para além disso, também lhes foram dadas ferramentas para aplicar no seu dia-a-dia, desde técnicas para gestão de ansiedade a conselhos para ajudar um ente querido que esteja a passar por um momento difícil.
Para ver mais fotos clique aqui.

esc Mov1 06
Decorre, de 15 a 26 de abril, nas Escolas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego a 1ª edição das "Escolas em Movimento".
Durante duas semanas, alunos, pais e encarregados de educação, professores, pessoal não docente e comunidade educativa em geral têm disponíveis workshops, exposições, palestras, seminários temáticos, atividades desportivas, atividades práticas, momentos culturais, entre outros.
Este conjunto de atividades é dinamizada pelo Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego e tem o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação e da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego.
Associe-se e acompanhe o evento!

Subcategorias

Pág. 1 de 174

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação