face  ins

sexta 29 março 2024

Artigos

fop 01

A diversidade linguística é um elemento fundamental da cultura de qualquer comunidade seja ela europeia ou mundial permitindo o diálogo intercultural, e a capacidade de comunicar numa língua que não a língua materna.
Na UE a diversidade linguística é uma realidade que influencia o ensino e a aprendizagem das línguas nos vários países. Possuir competências linguísticas contribui para a mobilidade, a empregabilidade e o desenvolvimento pessoal dos cidadãos europeus, sobretudo dos jovens, reforçando o diálogo intercultural.
O Conselho da Europa realça que um bom domínio de línguas estrangeiras é competência essencial importante para singrar no mundo moderno e no mercado de trabalho, facto que conduziu à criação do Programa Erasmus+ no qual se incluía o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem de línguas. São as línguas que fazem a ponte entre as pessoas e o mundo cada vez mais global, cada vez mais digital e em constante transformação.
Com todos estes pressupostos, o nosso projeto Erasmus+, "Multlinguismo para uma sociedade Sustentável" teve o seu primeiro encontro LTT (Learning, Language and Training) em Pescara (Itália), com a participação de professores e alunos de quatro países – Itália, Portugal, Suécia e Alemanha. Ao longo de cinco dias, a partilha, a interação, o convívio, a aprendizagem cooperativa e a diversidade cultural entrecruzaram-se através de vários idiomas.
Os alunos participantes ficaram alojados em casas de famílias de alunos italianos do projeto, uma situação que enriqueceu e reforçou os laços interculturais e linguísticos dos estudantes. Todos os alunos participaram em aulas de Francês, Espanhol e Alemão, assistiram a aulas de várias áreas disciplinares, fizeram apresentações sobre os seus países e sobre dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, preconizados pela ONU até 2030: a igualdade de género e a redução das desigualdades. Os professores e alunos dos quatro países envolvidos tiveram ainda momentos de aprendizagem e de formação com conferências proporcionadas por professores universitários e workshops sobre as didáticas das línguas e o papel do multilinguismo numa sociedade cada vez mais diversa. A escola tem uma função importante no empowerment de competências globais que só o conhecimento das línguas permitirá alcançar, numa perspetiva comunicativa e multidimensional.
As línguas são mais do que uma paixão pessoal ou uma satisfação intelectual; são meios para compreender identidades, culturas e oportunidades de emprego, bem como realizar objetivos pessoais, especialmente profissionais, num contexto mundial cada vez mais multilingue.
>Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

março 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação