face  ins

sexta 29 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

LATINO COELHO ACOLHE MEETING DE ERASMUS+ EM LAMEGO

ml 01

De acordo com investigações recentes, quem fala vários idiomas tem uma visão abrangente e holística do mundo a partir de duas ou mais perspetivas, permitindo que sejam mais flexíveis no seu modo de pensar e aprendam a ler com mais facilidade. Os multilingues, portanto, não estão restritos a uma única visão do mundo, mas também compreendem melhor que outras perspetivas são possíveis, podem expandir os seus horizontes pessoais e, sendo ao mesmo tempo privilegiados e externos, encarar a sua própria cultura sob uma nova perspetiva, possibilitando a comparação, o contraste e a compreensão dos conceitos culturais.
Acresce a estes aspetos que revelam ser melhores solucionadores de problemas, ganhando múltiplas perspetivas sobre os problemas em questão, melhoram as habilidades de pensamento crítico e conseguem compreender e apreciar melhor as pessoas de outros países, diminuindo assim o racismo, a xenofobia e a intolerância, já que a aprendizagem de uma nova língua geralmente traz consigo uma revelação de uma nova cultura.
Com estes pressupostos e ancorados nas três línguas de aprendizagem deste projeto, partiu-se para a análise de dois dos 17 ODS, relacionados com a fome e saúde e bem-
-estar. Fazer uma dieta saudável ao longo da vida ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, bem como uma gama de doenças que afetam ainda uma grande parte da população mundial. No entanto, o aumento da produção de alimentos processados, a rápida urbanização e a mudança de estilos de vida levaram a uma mudança nos padrões alimentares. As pessoas estão agora a consumir mais alimentos ricos em energia, gorduras, açúcares livres e sal/sódio, e muitas pessoas não comem fruta suficiente, vegetais e outras fibras alimentares, como grãos integrais.
Dar os meios para viver uma vida saudável e promover o bem-estar de todos é essencial para o desenvolvimento sustentável.
Assim, entre os dias 19 e 23 de novembro, alunos e professores suecos, alemães, italianos e portugueses do projeto Erasmus+, K2, “Multilingualism for a Sustainable Society”, estiveram reunidos e em interação no nosso Agrupamento e a nossa região. Os momentos de reflexão sobre a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aliados às línguas estrangeiras que os ajudam a compreender e a intervir na escola e na sociedade, permitiram, mais uma vez, o reconhecimento da importância da transformação do mundo e a sua sustentabilidade para as gerações futuras.
Para além de workshops sobre dois objetivos da ONU, “Fome zero” e “Saúde e Bem-Estar”, com apresentações de reflexões sobre estas temáticas em Francês, Espanhol e Alemão, os alunos e professores deslocaram-se à UTAD para interagirem com aspetos relacionados com a ciência, foram realizadas três conferências com Professores de duas instituições universitárias e outra via skype com a Professora Céline Hahlin da Universidade de Lund – Suécia. Foram elaborados registos, planificações de aulas e conclusões, quer por alunos quer por professores do projeto, que constarão da plataforma eTwinning e da website do projeto a serem comunicados à Comissão Europeia.
Não podemos terminar este testemunho sem deixar aqui os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Lamego, que disponibilizou transporte dos parceiros europeus à UTAD, ao Museu de Lamego, às Caves da Raposeira, à CIMDOURO – Delegação Douro Sul, que nos disponibilizou as suas instalações para reuniões, workshops e conferências, aos pais de alunos do Agrupamento que tão bem receberam em suas casas os alunos Erasmus+ e, finalmente, à Direção do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, sempre presente nas atividades e na interação com os alunos e professores desta mobilidade europeia.
>Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação