face  ins

sexta 19 abril 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
SIMULACRO DE EVACUAÇÃO DA ESCOLA LATINO COELHO, LAMEGO 18-04-2024
Decorreu hoje, dia 18 de abril, um simulacro...
WORKSHOP DE CULINÁRIA "FACULDADE E AGORA?" 18-04-2024
Decorreu hoje, 18 de abril, na Escola...
LI E GOSTEI "UM DIA" 18-04-2024
“Um dia”, da autoria de Morris...
AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL 17-04-2024
No passado mês de fevereiro, a aluna da...
17.º CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS 17-04-2024
Um grupo de 21 alunos do nosso Agrupamento de...
"ESCOLAS EM MOVIMENTO", 1.ª EDIÇÃO, DE 15 A 26 DE ABRIL 14-04-2024
Decorre, de 15 a 26 de abril, nas Escolas do...
ESCOLA BÁSICA DE LAMEGO ASSINA "CALENDÁRIO AZUL" 12-04-2024
Durante o mês de abril, a Escola...
LI E GOSTEI "HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL" 08-04-2024
“Harry Potter e a Pedra...

MOBILIDADE ERASMUS+ A VOLOS, NA GRÉCIA

greg 01

Assegurar uma vida saudável e sustentável são objetivos essenciais preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), constantes na Agenda 2030. De acordo com a VIII Conferência Nacional de Saúde, as condições de alimentação, habitação, educação, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade e acesso aos serviços de saúde caracterizam e definem a ideia de Saúde no mundo.
Estudos académicos indicam que desde cedo há que incentivar pequenas ações individualmente para que, em sociedade, se consiga agir e potenciar uma verdadeira pedagogia ambiental. Em 1986 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o conceito de estilo de vida como “uma forma geral de vida baseada na interação entre as condições de vida, num sentido amplo, e os padrões individuais de conduta determinados por fatores socioculturais e características pessoais”. Um ano mais tarde, o Relatório Brundtland, realizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, começou a relacionar estilo de vida e sustentabilidade: "O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades."
Contudo, o impacto negativo do nosso modo de vida sobre o meio ambiente não parou de crescer. A exploração ao limite dos recursos naturais, a poluição da água, a contaminação do solo, a perda de biodiversidade, entre outros fatores, agravaram os problemas ambientais que devem ser resolvidos ao longo deste século. Perante tais desafios, as escolas e a sociedade têm vindo a desenvolver esforços no sentido de alertar, sensibilizar, dar a conhecer a realidade, refletir e, sobretudo, levar a agir os mais jovens, assumindo esse desafio com seriedade.
Foi com estes pressupostos que alunos e professores do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego, decidiram empenhar-se num projeto europeu que em tudo tinha a ver com a sua intervenção nas questões ambientais e de sustentabilidade. O projeto Erasmus+ KA229, ECO Echo, tem vindo a ser desenvolvido no nosso Agrupamento, com atividades e encontros virtuais e entre 22 e 26 de novembro concretizou-se a mobilidade à Grécia – Volos. Os países envolvidos são: Portugal, Espanha (País Basco), Turquia, Grécia e Estónia (país coordenador). Foram dias de árduo trabalho, com atividades e momentos de interação,
seguindo todas as regras sanitárias para prevenir o contágio pandémico, mas que redundaram em êxito. Todos reconheceram que a empatia e o conhecimento estiveram presentes, os objetivos propostos para esta primeira etapa, em presença, foram conseguidos e a parte presencial era mesmo necessária. Partilharam-se produtos realizados por todos os países com materiais reciclados ou reaproveitados, operacionalizaram-se dois workshops em que cada país desenhou os produtos ou ícones do seu país em materiais simples, selecionados, elaboraram e aplicaram um questionário sobre atitudes da população de Volos perante gestos saudáveis e sustentáveis, numa perspetiva de cidadania ativa (sempre acompanhados pelos alunos gregos em cada grupo). Foram resultados que irão ser tratados quer pela escola, quer pela Câmara Municipal de Volos. Além disto, várias visitas se realizaram: Monte Pelion, para se apreciar a vegetação e arquitetura pitoresca de duas aldeias históricas (Makrytnitsa e Milies), relacionando História, Geografia e Ciências do Ambiente; conhecer a catedral de S. Nicolas e a igreja de S. Constantino, que deslumbram e recordam os vários povos que invadiram a região ao longo de vários séculos, assim como a herança bizantina que Volos e a região fazem questão de preservar, não esquecendo a visita à Câmara Municipal, onde nos foi apresentada toda a lenda dos argonautas e a razão do nome Argo à embarcação que é o postal de visita desta cidade.
Por fim, todos os alunos e professores envolvidos deram o seu testemunho sobre estes dias inesquecíveis e programaram-se as atividades e momentos de interação que se seguirão nos próximos meses. Que palavras foram salientadas neste encontro? Partilhar, conviver, conhecer-se, reaprender, reaproveitar, transformar. Serão, com toda a certeza, palavras de jovens que nos permitem concluir que estamos no bom caminho para um mundo mais cuidado, mais saudável, sustentável e mais solidário.
> Para ver mais fotos clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

janeiro 2021
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação