Assinalar os 84 anos do edifício onde funciona a Escola Secundária de Latino Coelho – Lamego é lembrar Cottinelli Telmo, arquiteto e cineasta português.
É a 10 de outubro de 1930 que o júri do “Concurso para a Elaboração do projeto do Edifício do Liceu de Latino Coelho” atribui o primeiro lugar ao projeto “Quivis Unus” da autoria do artista moderno multifacetado.
O projeto de Cottinelli faz tábua rasa do existente (Convento das Chagas) e assume a sua modernidade.
Num terreno com um ligeiro declive a acompanhar a Avenida das Acácias e rematado no plano inferior pela Igreja da Misericórdia, ergue-se o edifício – mãe e dois blocos anexos: o bloco dos ginásios e o bloco das ex-oficinas. Estes relacionam-se através de elementos perpendiculares – os recreios cobertos, as galerias de ligação e a entrada do corpo da Educação Física. Faz ainda parte a casa do Reitor, uma moradia rural que usufrui de uma visão geral sobre todo o liceu.
Cottinelli procura conferir identidade ao edifício e à cidade, “desenhando não um estilo nacional, mas um estilo local”.
Inspirados nas peças de autor existentes na Instituição, os alunos de Artes Visuais do 10º ano, sob a orientação da docente Manuela Alexandra Pereira, e na unidade didática “Desenho de observação de formas artificiais”, conceberam os desenhos de algumas dessas peças. As técnicas utilizadas foram diversas, nomeadamente, pastel de óleo, carvão, guache e lápis de grafite.
Os trabalhos encontram-se na Galeria Metaphora e podem ser apreciados até o dia 8 de fevereiro.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.