face  ins

sexta 29 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

1.º ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM E@D

Bpp 01

A cidade de Lamego acolheu no passado dia 9 de maio, em ambiente virtual, com o apoio dos parceiros Município de Lamego e do CEFOP–LART (Centro de Formação de Professores de Lamego, Armamar, Resende e Tarouca), o 1.º Encontro de Práticas Pedagógicas.
O cancelamento do 1.º Encontro de Práticas Pedagógicas sobre Ambiente Educativos Inovadores em Lamego, por restrições devido ao surto de Covid19, não foi impedimento para momentos magníficos de partilha de saberes terem lugar.
Com as devidas adaptações e ajustes à realidade que se vive, ocorreu, virtualmente através de videoconferência, o 1.º Encontro de Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância foi dinamizado a partir de Lamego. Desta forma, o objetivo deste encontro direcionou-se para as necessidades atuais dos professores em reforçar os seus conhecimentos no uso das novas tecnologias, tão necessárias, hoje em dia, para levar a cabo os planos de ensino a distância (E@D) implementados pelas escolas.
O evento, que teve como fundadoras e moderadoras as professoras do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Isabel Cabo e Sofia Rodrigues, conseguiram juntar duzentos professores de todas as áreas de formação e das mais variadas localizações a nível nacional.
A sessão de abertura teve o prazer de contar com a Vereadora da Educação, Ação Social, Cultura e Desporto, Ana Catarina Rocha, e a Coordenadora do Projeto Lamego Educa,Tânia Jerónimo, que apresentou os projetos dinamizados pelo Município de Lamego em colaboração com os agrupamentos de escolas da cidade.
A manhã foi dedicada às apresentações de  Nuno Ricardo Oliveira, “A literacia digital para um ensino a Distância”, de  Marco Bento, “Ser Professor aC (antes Covid) e dC (durante Covid)” e de  Ana Luísa Franco, “A integração da Programação e Robótica no 1ºciclo”.
Da parte da tarde, teve lugar  “Uma aula de Matemática fora da sala”, de Maria João Passos, e a  “Aprendizagem Invertida nas aulas de Português”, de Adelina Moura.
Tópicos como avaliação, práticas pedagógicas, metodologias, ferramentas educativas, aprendizagens, gamificação estiveram na ordem do dia. 
No encerramento, “Desafios impostos com o Ensino a Distância” foi o mote das reflexões apresentadas pelos diretores do Agrupamento de Escola Latino Coelho, José António Rocha, e do Agrupamento de Escolas da Sé, Carlos Dinis, pelo diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, Miguel Duarte, e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Lamego – Instituto Politécnico de Viseu, Miguel Mota. Teve a palavra final a Diretora do Centro de Formação CEFOP-LART, Otelina Costa, que realçou que os professores não podem ficar no deleite destas apresentações, mas que têm de colocar em prática as aprendizagens adquiridas durante este encontro.
Para finalizar um dia em cheio de partilha de saberes, de reflexão e de aprendizagens, o Presidente do Município de Lamego, Ângelo Moura, parabenizou a organização do evento e ficou a promessa um segundo encontro.
Para saber mais informações sobre o evento clique aqui.

  logoAELC hor 600

Agenda

novembro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação