face  ins

quinta 28 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

MOBILIDADE "MUJERES Y NIÑAS EN CIENCIA, ¡POR SUPUESTO!"

MUJLmg 02

Entre os dias 15 e 22 de novembro de 2019 teve lugar na Escola Secundária de Latino Coelho a quarta mobilidade do Projeto Erasmus + KA229 “Mujeres y niñas en ciencia, ¡por supuesto!”. Neste projeto participam 3 países: Portugal, Itália e Espanha.
No segundo ano de implementação do projeto “Mujeres y niñas en ciencia, ¡por supuesto!” tínhamos como objetivo aumentar o número de participantes da escola coordenadora do projeto, tendo assim participado 21 alunos espanhóis. Da escola italiana participaram 9 alunos e da nossa escola participaram todos os alunos dos 8.º F, 8.º G e 8.º H.
“Mujeres y niñas en ciencia, ¡por supuesto!” tem como objetivo promover a participação e o papel da mulher nas disciplinas STEM a nível local, nacional e internacional europeu. Através do trabalho colaborativo e do método do projeto, a ciência e a tecnologia são abordadas a partir de uma perspetiva de género, a fim de tornar rotina para os alunos o uso de tarefas de investigação, a programação e o uso das TIC. Trata-se de potenciar e fomentar as vocações científicas e tecnológicas em todos, a partir de uma perspetiva inclusiva, favorecendo especialmente os coletivos que na atualidade se encontram sub-representados; e ainda desenvolver o pensamento computacional e a criatividade para que consigam adquirir as competências-chave e uma aprendizagem a partir da interdisciplinaridade.
No primeiro dia de mobilidade do projeto, destacou-se o momento gastronómico internacional no bar da escola, tendo os participantes dos três países contribuído com iguarias para todos podermos saborear o que há de melhor das nossas cidades e países. Da parte da tarde, cabe salientar a receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela senhora vereadora Dra. Ana Catarina Rocha à comitiva Erasmus e o passeio pelo centro histórico de Lamego.
Ao longo da semana de mobilidade, os participantes realizaram diversas atividades em equipas internacionais, compostas por alunos portugueses, espanhóis e italianos: jogo de cartas multilingue sobre vocabulário específico de informática, de ciências e de matemática; uma apresentação multimédia para dar a conhecer os países das três escolas parceiras; criação do perfil no Twinspace do projeto (plataforma eTwinning); uma infografia sobre uma mulher cientista e uma da área da tecnologia; e ainda uma apresentação multimédia para dar a conhecer as cidades das três escolas parceiras. Os discentes tiveram a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos na área da programação e robótica, tendo participado num workshop sobre os robôs mBot e DOC, realizado por alunos do 12.º ano do Curso Profissional TGPSI3, coordenados pelos professores Ilda Pereira e Luís Cunha.
No quarto dia da mobilidade, os alunos realizaram uma visita de estudo ao Sistema Solar, acompanhada pelo professor Paulo Sanches, sito em Moimenta da Beira, e ao Mosteiro de S. João de Tarouca.
Além das atividades referidas, os alunos espanhóis e italianos tiveram também a oportunidade de assistir a aulas, em língua portuguesa, sobre diversos conteúdos curriculares. Cabe ainda destacar que no âmbito de uma das temáticas do projeto, os participantes assistiram, no Teatro Ribeiro Conceição, ao filme El jovencito Frankenstein, tendo, de seguida, com recurso a uma ferramenta digital, feito uma atividade de opinião pessoal sobre o mesmo.
A semana de mobilidade acabou com uma atividade coletiva na mata da Nossa Senhora dos Remédios, tendo os participantes subido o Escadório e, seguidamente, feito um picnic e visitado a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Na parte final, ainda houve um tempo dedicado à compra de regalitos na principal avenida da cidade de Lamego.
Destes sete dias de trabalho e convivência, ficou claro que estas iniciativas educativas são fundamentais para a cidadania europeia, para o alargamento de horizontes e para o crescimento pessoal e escolar de todos os participantes no projeto Erasmus +.
Para saber mais sobre este projeto eTwinning visite: https://twinspace.etwinning.net/71658/home.
Para ver mais fotos da mobilidade visite: https://photos.app.goo.gl/A1yR5XpqEswpTRqU9

  logoAELC hor 600

Agenda

março 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação