face  ins

quinta 28 março 2024
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
TRADICIONAL "ALMOÇAR COM... CAMÕES" 25-03-2024
Depois de uma manhã, onde se iniciou a...
INTERCÂMBIO "(DES)ENCONTROS DE SABERES INTERESCOLAS" 24-03-2024
No âmbito do projeto de...
EXPOSIÇÃO "MAQUETES COM HISTÓRIA" 24-03-2024
No dia 22 de março, na Escola...
VIAGENS ATRAVÉS DAS CULTURAS E DA HISTÓRIA 24-03-2024
No dia 21 de março, numa jornada que...
VISITA DE ESTUDO AO “PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL” 23-03-2024
No dia 19 de março, decorreu uma...
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES 23-03-2024
Integrada na semana da leitura 2024,...
SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA 23-03-2024
A sessão de abertura da Semana da...
TROCA DE CORRESPONDÊNCIA EM INGLÊS NO 1.º CICLO 23-03-2024
No âmbito da disciplina de Inglês...

THE YOUNG KNIGHTS OF THE ROUND EUROPEAN TABLE

varsov 01

Num contexto de ensino e de aprendizagem é essencial o conhecimento da cultura. Estar aberto a elementos do passado ou de outras culturas mostra uma atitude de abertura a realidades fora do ambiente imediato, há um enriquecimento pessoal, incentivando a curiosidade para vários tipos de conhecimento, novas sensibilidades ou capacidades de questionamento em relação a si mesmo.
Assim, os alunos poderão desenvolver atitudes que lhes permitam desempenhar um papel ativo, em interação dinâmica com várias manifestações da cultura do seu país ou do país que visita.
A educação para a cidadania, a história, as ciências, as artes e as línguas contribuem grandemente para a integração da cultura, promovem a alfabetização social do aluno, ou seja, todas contribuem para a pluralidade cultural, capacidade criativa, solidariedade com os outros e a (re)construção do mundo. O projeto Erasmus+, KA2, “The Young Knights of the Round European Table” iniciou-se este ano letivo com professores e alunos de Portugal (AELC), Itália, Polónia e Letónia.
Partindo da lenda “O rei Artur e os cavaleiros da távola redonda”, todo o projeto irá desenvolver-se no âmbito das disciplinas de português, inglês, ciências naturais, matemática e artes (drama, expressão visual e tecnológica e música). Durante os dois anos previstos para o seu desenvolvimento, realizar-se-ão atividades ligadas à cultura, tradições e questões de cidadania europeia, destacando-se a elaboração de receitas, ementas, músicas, calendários mensais de tradições e interações entre alunos e professores em cada país, através do espaço TwinSpace.
Entre os dias 23 e 29 de abril, o encontro em Varsóvia foi algo de especial para os nossos alunos. Uma cultura diferente, escolas com metodologias diversas, atividades de workshop (em sala de aula com materiais para a construção de um símbolo bem polaco, o galo, e um fora da escola sobre culinária/menu típico), frequência de aulas com os alunos desta escola polaca e participação em aulas lecionadas por todos os professores do projeto, em língua inglesa. As famílias que receberam os alunos proporcionaram-lhes momentos de autêntico
conhecimento da cidade e arredores e partilha de ideias em família com troca de usos e costumes.
Toda o material produzido neste encontro e respetiva avaliação constam de uma website e do espaço TwinSpace. As atividades continuarão nas escolas dos países envolvidos e terão como base o património, a cozinha típica e as tradições, através da produção de vídeos, apresentações eletrónicas e pequenos livros sobre todos estes conteúdos, sempre em língua inglesa. Os temas serão abordados em aulas de língua materna, as expressões e a ciência (de acordo com as aprendizagens essenciais para os 2.º e 3.º ciclos, numa perspetiva de integração de saberes e de flexibilidade e autonomia curricular).

  logoAELC hor 600

Agenda

abril 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

OFFICE 365

office

SHAREPOINT - PROFESSORES

SharePoint 6

INOVAR +

inovarmais

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/ 
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cofinanciado por:
phcc pos 300

Autenticação