quarta 11 dezembro 2019

Artigos

hitImp 01

No passado dia 8 de novembro, no 139.º Aniversário da Escola Secundária de Latino Coelho, por volta das 15h30, estiveram presentes os alunos das turmas A, C e E do 10.º ano e a turma A do 11.º ano, para receberem prémios de concursos e atividades realizadas no ano letivo transato.
Assim, os alunos Juliana Gouveia, Leonarda Rebelo e Ana Isabel Rodrigues, do 10.ºE, Carolina Ribeiro, do 10.ºA, e Luís Pedro Martins, do 10.ºC foram premiados (três vencedores e duas menções honrosas) no Concurso Histórias (im)prováveis, organizado pelo Museu de Lamego, com o apoio das bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Lamego.
Quanto aos alunos da turma A do 11.º ano, alguns receberam o DELF, realizado no final do ano letivo 2017/2018, com distinção; outros alunos receberam os certificados de participação num workshop de “Iniciação à fotografia” e noutro de “Combate ao stress escolar”.
Tanto o Diretor do Agrupamento como a Diretora do Museu de Lamego elogiaram a participação destes alunos, alertando para o facto de que os alunos não se devem ficar só pelo que aprendem nas salas de aula, mas sim devem alargar os seus horizontes culturais através de iniciativas diferentes, propostas pela própria Escola e enquadradas em projetos e por entidades exteriores à Escola, pertencentes à comunidade local.
Os nossos alunos estão de parabéns, por terem tido iniciativa de participar em atividades extracurriculares que lhes permitiram aumentar a sua formação pessoal e cultural.

img LG 1 1

O Projeto “Leitura(s) para todos – Li e gostei” está de volta! Sempre renovado e cada vez mais abrangente. Este ano, temos uma novidade deslumbrante! Quer saber? Vamos contar!
Nesta edição, as quatro línguas juntam-se e os textos de apreciação de livros, produzidos em português, vão ser traduzidos em espanhol, francês e inglês por alunos que frequentam estas disciplinas, sob a orientação dos seus professores. Não é extraordinário? Para além da fantástica equipa de ilustradores que tanto enriquece este projeto, agora, junta-se a ele uma prometedora equipa de tradutores. E é neste espírito colaborativo e no prazer de trabalhar em equipa que o trabalho se vai tornando cada vez mais rico e estimulante.

DIPD 01

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 14 de outubro de 1992. Tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, de modo a que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para pessoas com deficiência.
Como forma de assinalar esta data e procurando sensibilizar para a Diferença e para a Inclusão, foram dinamizadas atividades, nas aulas de Educação Visual e Educação Musical do 6.ºD. Foi explorado o conto “Elmer - o elefante Xadrez”. Após a leitura e reflexão sobre a temática, os alunos criaram diferentes padrões, para “vestirem” o elefante generoso, colorido e alegre, o que o torna diferente do resto da manada. Em Educação Musical, a canção “Elmer” foi cantada e acompanhada por xilofones e metalofones, com alegria.
O espirito de partilha e de inclusão, foi fortalecido.

dpic 01

Foi no dia vinte de novembro que comemoramos na nossa Escola Básica de Cambres o Dia Nacional do Pijama e o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Viemos para a Escola todos vestidos com o pijama. Só faltava a caminha…
Começamos a preparar este dia há algum tempo, porque as nossas professoras explicaram-nos que estão a nascer cada vez menos crianças e que algumas não têm família. Estas, precisam de mais proteção e de serem acolhidas numa família.
A Associação Mundos de Vida mandou-nos alguns materiais para fazermos atividades divertidas: um mealheiro da Casa dos Pijamas, autocolantes, “abraçadinhas”, que são jogos para raspar e o livro “Todos de Pijama”.
Lemos a história do livro, construímos os mealheiros, tiramos fotografias e escrevemos frases num mural. Depois fizemos uma exposição dos nossos materiais.
No final do dia ficamos todos a perceber que as crianças têm o direito de crescer numa família, porque precisam de abraços e que Portugal também precisa de mais crianças!

LmgL 01

Para 'aprender a viver juntos', precisamos de estudos que analisem o próprio ensino de idiomas e cultura: processos em sala de aula, a inter-relação entre a aprendizagem na sala de aula e a aprendizagem em um ambiente 'natural', os efeitos sobre a identidade e a autocompreensão dos alunos na aprendizagem de línguas e culturas.
As conexões culturais e a comunicação eficaz permitem que os alunos participem de atividades sociais e interativas e se tornem participantes ativos da sala de aula multilingue, a fim de se tornarem cidadãos globais competentes em termos linguísticos e interculturais.
A didática do multilinguismo é um conceito relativamente novo no ensino de idiomas europeu e global. A didática do multilinguismo baseia-se em princípios completamente novos: as línguas não são ensinadas isoladamente, mas ensinadas e aprendidas interdependentemente.
Ajudar as crianças a aprender e, ao mesmo tempo, a refletir sobre linguagem e cultura e a descobrir relacionamentos requer uma cooperação estreita entre os próprios professores. Os tópicos da sala de aula devem ser familiares à realidade dos alunos e atender aos seus interesses. O ensino de conteúdos e materiais deve levar em consideração a abordagem intercultural respeitando as diferentes culturas de cada aluno. Cultura, interculturalidade e multilinguismo constituem uma tríade que motiva de modo muito intrínseco não só a aprendizagem de línguas como a compreensão do mundo.
O projeto Erasmus+, KA2, “Multilingualism for a Sustainable Society”, que o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em Lamego, tem vindo a desenvolver há quase três anos, tem sido um percurso didático e pedagógico que compreende planificação de aulas em inglês, francês e alemão, relacionadas com as temáticas dos 17 Objetivos do Milénio (ODS), numa perspetiva de sustentabilidade do planeta. Assim aconteceu mais uma mobilidade de professores e de alunos da Suécia, Alemanha e Itália, com a participação dos alunos portugueses que receberam os parceiros europeus em suas casas, os acompanharam, proporcionaram atividades de lazer e de trabalho. As aulas planificadas pelos professores foram aplicadas a alunos do AELC, assistiram-se a aulas de línguas estrangeiras, conferências proporcionadas por Professores Universitários, da ESTGL e da UTAD, sempre sobre a cultura, multiculturalidade o Objetivo 7 dos ODS, para alunos e professores. Aconteceram momentos de reflexão e de avaliação sobre as aulas e as atividades apresentadas, de onde saíram conclusões que farão parte da website do projeto, do TwinSpace, do blogue e da Newsletter e enviadas para a Comissão Europeia para a respetiva base de dados.
Como a cultura e a interculturalidade eram dois dos tópicos a abordar nesta mobilidade a Lamego, nada melhor do que interagirmos com espaços, pessoas e atividades que, na cidade e na região, tão bem nos caracterizam. Realçamos a visita ao Museu de Lamego, do Douro, Santuário e outros monumentos, Quinta da Pacheca, Barragem de Bagaúste (a propósito do ODS 7) e os momentos na escola com alunos, pais e professores em interação e convívio intercultural e interlinguístico. Todos os professores e alunos foram unânimes ao reconhecerem que só o programa Erasmus+ permite que todos nos conheçamos melhor e, claro, a nossa cidade e região são exemplo de cultura e tradição que motivam o conhecimento e a aprendizagem.
Deixamos um especial agradecimento à Câmara Municipal, que nos disponibilizou o transporte, ao Museu do Douro e de Lamego, à CIMDOURO, por nos disponibilizar instalações para reuniões, e à Quinta da Pacheca, um lugar imperdível no Douro e que tão bem representa as raízes ancestrais de uma região ímpar.
>Para ver mais fotos clique aqui.

Subcategorias

Pág. 1 de 71

  logos2

Agenda

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação