terça 26 março 2019
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "MUJERES Y NIÑAS EN CIENCIA, POR SUPUESTO!"
Cód. do projeto  2018-1-ES01-KA229-050938_

Projeto

PROJETO

A cooperação entre escolas a nível europeu favorece a criatividade, a aprendizagem para além das matérias teóricas, a iniciativa, a interação e inovação... Desta forma, a necessidade de promover um ensino além dos limites impostos pelas barreiras físicas e linguísticas, viabilizando a interação entre alunos de diferentes países, leva as escolas envolvidas a criar ferramentas que concretizam o projeto. Deste modo, “Mujeres y niñas en ciencia ¡Por supuesto!” tem como objetivo promover a participação e o papel da mulher nas disciplinas STEM a nível local, nacional e internacional europeu. Através do trabalho colaborativo e do método do projeto, a ciência e a tecnologia são abordadas a partir de uma perspectiva de género, a fim de tornar rotina para os alunos o uso de tarefas de investigação, a programação e o uso das TIC. Trata-se de potenciar e fomentar as vocações científicas e tecnológicas em todos, a partir de uma perspetiva inclusiva, favorecendo especialmente os coletivos que na atualidade se encontra se encontram sub-representados. Desenvolver o pensamento computacional e a criatividade para que consigam adquirir as competências-chave e uma aprendizagem a partir da interdisciplinaridade. O multilinguismo como ferramenta de veicular conteúdos e o uso das línguas dos respetivos países fomenta o conhecimento entre os países, assenta os conhecimentos deste importante valor patrimonial europeu, ajuda na difusão das atividades e conteúdos em cada um dos centros educativos e a participação de toda a comunidade educativa, professores e alunos, mães e pais e técnicos das escolas. O trabalho em rede na plataforma eTwinning proporciona uma envolvência segura para favorecer a comunicação entre alunos e professores das escolas participantes, sendo imprescindível para a preparação das mobilidades e a divulgação do projeto pois atua como repositório das atividades e materiais, estando ao alcance de todas as pessoas interessadas e garantindo a sustentabilidade do projeto. As mobilidades são a alma do projeto, sem elas não faria sentido o propósito que está subjacente, isto é, o aumento da dimensão internacional, da tolerância e multiculturalidade para favorecer a adaptação dos alunos ao meio educativo, favorecer a sua integração como membros responsáveis da sociedade e a sua adaptação às profundas mudanças esperadas no mercado laboral dentro do marco de valores democráticos europeus

PAÍSES ENVOLVIDOS
Espanha, Portugal e Itália

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2019.

PLATAFORMA ETWINNING
https://twinspace.etwinning.net/71658/home

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivos específicos do projeto:
- Incitar os alunos a descobrir e comprometer-se com o património cultural da Europa, no sentido de reforçar um sentido de pertença a um espaço europeu comum;
- Fomentar a educação para os valores de dimensão europeia. Potenciar consciências sobre a importância de valores como legalidade, solidariedade, respeito pelas regras, de acordo com o papel de cidadãos na sociedade;
- Contribuir para a modernização das escolas implicadas, fomentando o uso das TIC com fins educativos;
- Reforçar as competências comunicativas em línguas estrangeiras entre alunos;
- Dotar os alunos de estratégias alternativas para compreender e potenciar conteúdos adquiridos durante as aulas de Espanhol, Filosofia, Cidadania, História, Português, Matemática, Ciências, Educação Tecnológica e Educação Visual.
- Atualizar e reforçar as competências profissionais docentes e a capacidade de trabalhar com pessoas de outros países;
- Implementar as ferramentas de reconhecimento de competências da UE (Europass);
- Internacionalização das escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros. 

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

- Projeto eTwinning, cujo produto final é a coleção digital de histórias morais, ilustradas e escritas em conjunto pelos estudantes, adaptando fragmentos da obra Don Quijote;
-Blog que inclui materiais didáticos e recursos educativos abertos: Mapa interativo com as etapas e lugares em que viveu Cervantes; Coleção digital de obras de música, pintura e cinema dedicadas a Quijote; Revistas digitais dedicadas aos 3 intercâmbios de alunos;
- Representação teatral de una adaptação do musical “El hombre de la Mancha” de José Sacristán;
- Secções nas páginas web das escolas do projeto com informação do projeto e dos intercâmbios;
- 4 cadernos: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia”
e “La Honestidad” com materiais didáticos, resultado das oficinas literárias, que serão traduzidas para 5 idiomas, incluindo inglês;
- Jornadas de formação conjunta: "Las nuevas tecnologias en el aula de español";
- Seminário sobre a abordagem AICLE no contexto do ensino bilingue;
- Concurso de relatos breves, ensaios ou poemas, a partir de una fotografia ou de um desenho de temática cervantina;
- Logotipo do projeto. Folhetos informativos, vitrinas e painéis de fotos.
Gestão do Trabalho:
- Coordenação do Projeto: Bulgária;
- Responsável de Qualidade (Plano, questionários, formulários): Portugal;
- Responsável da Comissão de Riscos: Bulgária;
- Responsável pela Agenda e Calendário: Espanha;
- Responsável de Produtos TIC (Blog, redes sociais, digitalização de produtos): Portugal;
- Responsável pela gestão do projeto eTwinning: Bulgária e Portugal.
As direções das escolas do Projeto terão acesso ao projeto eTwinning para supervisionar a planificação e o cumprimento das atividades propostas. 

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

O fio condutor que une as atividades previstas é o tema dos valores. Pretende-se que os alunos leiam e interpretem certos excertos da novela de Cervantes e que sejam encorajados a criar as suas próprias obras, com base nas suas leituras. O projeto será desenvolvido em 4 partes: “La Bondad”, “La Valentía”, “La Perseverancia” e “La Honestidad”. Em cada uma das partes haverá atividades que têm como objetivos:
- Ajudar a entender o texto e desenvolver habilidades de linguísticas;
- Fazer com que as emoções e a empatia despertem a criatividade;
- Desenvolvimento pessoal através da formação de opiniões pessoais sobre temas comuns a toda a humanidade;
- Dar a conhecer aos jovens o vasto e diversificado património cultural dos três países, criando um sentido de pertença da rica cultura europeia.
Em cada etapa do projeto, os participantes terão a tarefa de recolher informação e apresentar, em formato eletrónico, os lugares e eventos da vida de Cervantes. Simultaneamente com os métodos pedagógicos tradicionais, utilizaremos recursos digitais. eTwinning será o espaço de trabalho perfeito porque o projeto implica uma colaboração contínua num contexto virtual. Esta abordagem desenvolverá capacidades para um trabalho em equipa produtivo e incrementará a competência computacional de todos os participantes.
A equipa de professores estará formada por especialistas em diversos temas. A cooperação entre alunos e professores terá por base o uso das TIC. Os produtos serão visíveis no TwinSpace e, em certos casos, serão votados e os vencedores serão premiados durante as reuniões. De acordo com o exposto, aumentar-se-á o interesse e a motivação dos alunos para contribuírem, com as suas capacidades digitais, para o desenvolvimento e prestígio das suas escolas. Como resultado, adquirir-se-ão conhecimentos e cpacidades para a vida, já que os alunos estarão envolvidos na produção de ambientes carregados de emoções.
O impacto do projeto nas escolas conduzirá a:
- Melhorias nas metodologias, flexibilização do marco pedagógico e atualização dos recursos de ensino e de aprendizagem;
- Modernização das escolas (base material, introdução da abordagem baseada no desenvolvimento de competências, interação entre professores e alunos, etc.);
- Melhor conhecimento e uso massivo do portal eTwinning no trabalho docente;
- Uso dos instrumentos de certificação Europass;
- Melhoria das relações entre os diferentes sectores da comunidade educativa: pais, professores, alunos;
- Interdisciplinaridade, formação conjunta;
- Internacionalização da organização;
- Aumento do prestígio da escola. 

Atividades

ATIVIDADES

As atividades iniciais servirão para favorecer el conhecimento entre os integrantes do projeto e dar coesão ao grupo, colocar em manifesto os conhecimentos prévios dos alunos, especificar os objetivos e conseguir destrezas nas ferramentas TIC. As atividades a desenvolver abordarão o tema das mulheres na ciência desde diferentes perspetivas para serem orientadas aos diferentes tipos de aprendizagem e conseguir chegar à totalidade dos membros da comunidade educativa e a maior quantidade de pessoas mediante as atividades de divulgação. Realizar-se-ão pesquisas de informação para a realização de um calendário multilingue e um blog das mulheres cientistas e tecnólogas, oradores serão recebidos e aos quais os alunos farão perguntas, realização de jogos de mesa, de cartas, programação de objetos tangíveis programáveis, programação de jogos e contos mediante Scratch, mesas redondas com mães e com ex-alunas, oficinas de experiencias, realização de posters e exposições, etc. As atividades de avaliação levar-se-ão a cabo ao longo de todo o projeto, depois de cada mobilidade, apresentar-se-ão assim as forças e debilidades, podendo ir-se modificando para conseguir um maior grau de concretização dos objetivos. As atividades de divulgação realizar-se-ão durante a totalidade de vida do projeto desde o seu início à sua finalização. Consistirão na realização do blog de mulheres na ciência e tecnologia, o calendário de mulheres cientistas e tecnólogas e a realização do twinSpace e de uma página de Facebook. Em cada escola haverá um quadro de avisos para a divulgação das atividades e realizar-se-á uma jornada final informativa para toda a comunidade educativa.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

Disciplinas envolvidas
Uma vez que o projeto se baseia numa abordagem multidisciplinar e interdisciplinar e que o mesmo se encontra a ser implementado ao nível do Conselho de Turma, em três turmas de 7.º ano que têm em comum a disciplina de Espanhol, contudo todas as disciplinas do currículo das turmas do 7.º E, do 7.º F e do 7.º G poderão dar o seu contributo, a saber: Línguas Estrangeiras Literaturas/Língua Materna de cada país Oficinas/clubes de Multimédia Ciências Naturais/Biologia História Geografia EV TIC.

Participantes
Farão parte do projeto, professores de diferentes disciplinas, desta forma, podemos potenciar os efeitos dos trabalhos e os resultados terão maior qualidade. Aproximadamente 200 professores serão beneficiados indiretamente: durante os eventos e encontros terão a oportunidade de conhecer colegas das escolas do projeto, conhecendo os seus sistemas educativos. Terão também acesso aos resultados e produtos do projeto. Poderão observar e avaliar a implicação dos métodos e recursos inovadores durante as aulas de portas abertas. As direções serão parte ativa nas atividades de controlo, avaliação e reconhecimento dos resultados obtidos, apoiando os participantes relativamente à logística e organização. Aproximadamente 20 diretores e equipas diretivas estarão envolvidos no projeto. Participarão diretamente nas mobilidades aproximadamente 49 alunos, entre os 12 e os 14 anos, 24 professores, ainda que o número de participantes no projeto seja de aproximadamente 100 alunos e o impacto direto estima-se em 270 alunos.

  logos2

Agenda

março 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação