sábado 21 abril 2018
map-shadow

PROJETO ERASMUS+  KA2 "LEARNING WHITH THE ARTS"

Projeto

PROJETO

O projeto baseia-se na ideia da integração das artes no processo de aprendizagem e ensino de outras disciplinas. A faixa etária dos alunos situa-se entre os 10-13 anos. O projeto envolverá diretamente mais de 60 professores e cerca de 430 alunos em 8 escolas europeias: Polónia, Alemanha, Itália, Portugal, Finlândia, Espanha, Grécia e Roménia.
À primeira vista, as artes nas aulas de matemática e ciência parecem menos óbvias do que na literatura ou na história. No entanto, as artes costumam utilizar conceitos e conteúdos matemáticos ou científicos (por exemplo, geometria em arquitetura ou frações em movimentos rítmicos). Queremos mostrar aos nossos alunos como os conceitos matemáticos abstratos que eles aprendem podem ser aplicados de maneiras criativas e produzir resultados artísticos, e como a biologia, a geografia ou outra disciplina mais científica se podem cruzar com as artes. As várias atividades criativas ajudar-nos-ão a envolvê-los melhor no processo de aprendizagem e a motivá-los, aumentando o seu interesse em matemática e ciência.
Aprender as línguas estrangeiras deve acompanhar o desenvolvimento da consciência intercultural. Se tornarmos o tema desta comunicação sobre os diferentes aspetos da cultura dos países europeus, com ênfase especial em diferentes artes e combinando a colaboração com a expressão artística e a criatividade, envolveremos positivamente três áreas: motivação e aquisição da língua estrangeira e desenvolvimento da consciência intercultural. Além disso, através do envolvimento dos alunos em atividades comuns que eles entendem como divertidas, também fomentaremos o sentido de compreensão e amizade entre crianças de diferentes países, lutando contra preconceitos e prevenindo a xenofobia.
Nosso objetivo geral é explorar novas formas de trabalhar com os alunos, a fim de permitir que eles aprendam e obtenham sucesso, também em áreas que causam problemas. As escolas que participam do projeto enfrentam diferentes desafios e dificuldades, e os seus professores têm várias experiências nestes aspetos. Vamos explorar possibilidades de melhorias e inovações no nosso trabalho, partilhando conhecimento, métodos, ideias e práticas, especialmente no que diz respeito ao ensino de matemática, ciência, línguas estrangeiras e artes.
Para aceder a mais informação clique aqui.

DURAÇÃO DO PROJETO
24 meses, a partir de 1 de setembro de 2017.

Objetivos

OBJETIVOS

O nosso objetivo geral é explorar novas formas de trabalhar com os alunos, a fim de permitir que eles aprendam e obtenham sucesso, também em áreas que causam problemas. As escolas que participam no projeto enfrentam diferentes desafios e dificuldades, e os seus professores têm várias experiências nestes aspetos: aquisição da língua estrangeira e articulação da aprendizagem com as artes. Vamos explorar possibilidades de melhorias e inovações no nosso trabalho, partilhando conhecimento, métodos, ideias e práticas, especialmente no que diz respeito ao ensino de matemática, ciência, línguas estrangeiras e artes.
Assim, sintetizamos:
1. Facilitar a aprendizagem de matemática e ciência e torná-la mais atraente para os alunos.
2. Facilitar a aprendizagem de línguas estrangeiras e fortalecer a motivação dos alunos nesta área.
3. Reforçar a exposição das crianças às artes e promover a expressão artística e a criatividade.
4. Construir a consciência intercultural das crianças e prevenir a xenofobia.
5. Desenvolver, implementar e partilhar módulos e atividades de aprendizagem com base na abordagem proposta.
6. Reforçar as qualificações dos professores através do intercâmbio de ideias e práticas.

Experimentar artes e participar delas afeta positivamente todos os aspetos da aprendizagem: ajuda a desenvolver matemática, ciências, linguagem e habilidades sociais. As artes também encorajam as crianças a experimentar o equilíbrio do seu eu emocional e intelectual e a comunicar ideias, sentimentos, problemas e soluções de forma verbal e não verbal. A exposição a criações de arte leva a uma consciência e a uma melhor compreensão das culturas próprias e outras.
Portanto, propomos a integração de artes em aulas de outras disciplinas: matemática, ciência, língua materna e língua estrangeira. Acreditamos firmemente que essa integração será benéfica tanto para o processo de ensino e aprendizagem desses assuntos quanto para a consciência intercultural de nossos alunos.

Trabalho

PROCESSO DE TRABALHO

Durante toda a duração do projeto, as escolas trabalharão em parcerias (um parceiro experiente com um recém-chegado). Cada grupo de atividades no projeto será atribuído para ser gerido por um par de escolas parceiras:

Módulos de aprendizagem baseados em arte e em matemática - Finlândia e Alemanha
Módulos de aprendizagem baseados em arte sobre ciência - Grécia e Itália
Quiz Cultura e Arte – Polónia e Roménia
Desafios de linguagem e artes - Espanha e Portugal

As escolas serão responsáveis pelo desenvolvimento de atividades do grupo designado de acordo com o plano e cronograma. Também criarão ferramentas de avaliação (questionários) e recolherão dados de avaliação relevantes para o grupo de atividades de todos os parceiros. Farão o upload da descrição das atividades e outros documentos relacionados, como os resultados da avaliação, no site comum do projeto. A Polónia, como coordenadora, supervisionará o progresso de todas as atividades e apoiará outras escolas na gestão das atividades atribuídas.
O site comum do projeto, que contém a descrição do projeto, bem como planos e recursos para módulos e atividades de aprendizagem desenvolvidos, será criado e mantido de forma legal pela Polónia e Finlândia.
O espaço Twinspace do projeto, utilizado para as atividades de comunicação e linguagem colaborativa, será mantido pela Itália e Portugal.
A escola da Grécia irá orientar e supervisionar os procedimentos de avaliação realizados nas escolas parceiras.
A escola da Espanha irá orientar e supervisionar as iniciativas de disseminação e as ações realizadas entre as escolas parceiras.
As escolas que acolhem reuniões de aprendizagem, conferências de professores e reuniões de projetos transnacionais serão responsáveis pela organização das reuniões. Todos os participantes das reuniões contribuirão para a reunião, preparando materiais, informações e atividades necessárias.
Para cada uma das duas Conferências de Professores, cada país preparará um módulo de formação relevante para o tema do projeto e com base na área de especialização da escola. As escolas que não organizam uma reunião (Alemanha e Roménia) serão responsáveis por resumir a Conferência dos Professores e fazer o upload de materiais e apresentações das conferências para o site comum do projeto.
Ilustrar conceitos matemáticos e científicos abstratos através das artes facilitará a sua melhor compreensão e o envolvimento dos alunos em atividades criativas baseadas nos conceitos estudados os ajudará a interiorizá-los e a memorizá-los. Para isso, desenvolveremos e implementaremos atividades nas quais as crianças usarão a língua estrangeira para trocar informações sobre a cultura dos seus países e comunicar-se-ão entre si para realizar atividades artísticas. Desta forma, estarão a desenvolver habilidades linguísticas ao mesmo tempo que desenvolverão a sua consciência intercultural.
Finalmente, como cada uma das escolas que participam no projeto possui conhecimentos diferentes, parte importante do nosso projeto será o intercâmbio de métodos e práticas inovadoras, em particular as centradas na abordagem interdisciplinar e relacionadas com o ensino da matemática, das ciências, línguas estrangeiras e artes.

Resultados

RESULTADOS ESPERADOS

Os alunos que participam nas atividades do projeto:
- estão mais interessados em aprender matemática e ciência;
- têm uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos e científicos e dos conteúdos aprendidos através dos módulos implementados em artes;
- demonstram uma maior competência em língua inglesa em relação ao vocabulário, estruturas de linguagem e habilidades utilizadas nas atividades baseadas em artes;
- ficaram mais motivados para a aprendizagem de línguas estrangeiras,
- contactaram com artes e com mais momentos de envolvimento em atividades artísticas:
- demonstram uma maior consciência e conhecimento intercultural sobre a cultura dos seus próprios países e parceiros europeus;
- têm uma sensação de camaradagem com crianças de outros países.

Os Professores envolvidos no projeto:
- são capazes de integrar diferentes artes nas aulas de outras disciplinas, em especial matemática, ciência e línguas estrangeiras, utilizando exemplos de artes existentes para ilustrar diferentes conceitos e conteúdos e envolvendo estudantes em diversas atividades artísticas para facilitar a compreensão e interiorização do aprendido;
- possuem conhecimentos básicos sobre sistemas educacionais, currículo e práticas de ensino nos países parceiros:
- aumentaram o conhecimento e a compreensão de métodos inovadores de ensino de matemática, ciência, línguas estrangeiras e artes usadas nas escolas parceiras;
- estão interessados na abordagem interdisciplinar e dispostos a introduzir novos métodos na sua prática de ensino.

As escolas que participam no projeto:
- proporcionaram mais ocasiões para que os alunos participem das artes e criem através de qualquer área de estudo;
- atendem melhor às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem;
- aumentaram o prestígio aos olhos dos pais e da comunidade local.

Atividades

ATIVIDADES

Recursos de ensino:
A1: Módulos de aprendizagem matemática baseada em artes (min. 4 por país)

A2: Módulos de aprendizagem em ciência baseada em artes (min. 4 por país)

Coletânea de planos de aulas em matemática e ciência, desenvolvidos e implementados em escolas parceiras e baseados na ideia de integração artística, dirigidas a alunos de 10 a 13 anos.
Os módulos implementados em diferentes países e abrangendo tópicos diferentes podem estar em resultados finais misturados num módulo descrevendo abordagens alternativas, exemplos de artes e atividades criativas.

A3: Desafios de linguagem e artes (4)
Planos de atividades baseados em comunicação e colaboração entre alunos de diferentes países, desenvolvidos e implementados durante o projeto e dirigidos à faixa etária de 10 a 13 anos.
Cada plano de atividade:
- abordará competências de receção /ou produção de língua estrangeira, refletindo o nível e a proficiência para crianças de 10 a 13 anos, que aprendem inglês há alguns anos (QECRL A1, A1 +),
- incluirá o intercâmbio de informações entre Aalunos de diferentes países;
- incluirá alguma forma de expressão artística sob a forma de uma tarefa criativa baseada em artes plásticas, artesanato ou artes cénicas;
- utilizará as ferramentas colaborativas do Twinspace e será possível reproduzir noutros projetos eTwinning;
- incluirá resultados de avaliação da atividade.

A4: Quiz Cultura e Artes
Lista de perguntas (10 perguntas sobre cada país parceiro) criadas pelos alunos durante todo o projeto, referindo-se a diferentes aspetos do património cultural dos países parceiros, com ênfase especial nas artes. O questionário será adequado para ser reutilizado aumentando a consciência intercultural dos alunos e os seus conhecimentos sobre países europeus.

A5: Módulos culturais baseados em artes (4 por país anfitrião) e aulas de convidados baseadas em artes (1 por país convidado);
Planos de atividades pertencentes à cultura dos países anfitriões e convidados, com base na comunicação e colaboração entre alunos de diferentes países, realizados durante as reuniões de aprendizagem transnacionais em escolas parceiras.
Todos os recursos de ensino acima referenciados serão publicados no site comum do projeto. O plano de atividades que utiliza o Twinspace também será publicado no espaço público do Twinspace, para estar disponível para todos os utilizadores da plataforma eTwinning.

Disciplinas/participantes

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARTICIPANTES

DISCIPLNAS ENVOLVIDAS
- Inglês (A1/A1+)
- Literaturas/Língua Materna de cada país
- Matemática
- Ciências Naturais/Biologia
- Geografia
- Físico-Química
- EV
- ET
- TIC
- Educação Musical
- Escrita criativa
- Clube de Teatro/Educação Física
- Clube de Matemática.

PARTICIPANTES
No caso dos projetos Erasmus+, K2, os participantes são os alunos que, neste caso, serão aqueles que têm entre 10 e 13 anos de idade, do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
Para participarem nos encontros fora dos seus países (atividades de LTT), deslocar-se-
-ão sempre entre dois a quatro alunos acompanhados por dois ou mais professores (de acordo com a disponibilidade financeira do projeto). Os alunos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- possuírem o nível de proficiência em inglês, de acordo com o Quadro Europeu Comum das Línguas para este nível de ensino, A1 a A1+;
- mostrar o melhor nível de proficiência apresentado oralmente e por escrito em inglês;
- cumprir com todas as tarefas que as escolas que integram o projeto decidirem desenvolver em tempo real ou online;
- estar inscrito na plataforma eTwinning e intervir atempadamente e sempre que houver atividades programadas pelo grupo de professores e de alunos dos países envolvidos;
- ter permissão para sair do país pelo seu Encarregado de Educação;
- aceitar ser recebido no país de acolhimento em casas de famílias e receber em sua casa aluno(a) europeu(europeia);
- revelar atitudes de interesse pela aprendizagem e respeito pelas regras do saber estar e de cidadania.

  logos2

Agenda

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação