terça 12 dezembro 2017
map-shadow

PROJETO ERASMUS+"FORMAR E INOVAR NA DIMENSÃO EUROPEIA"

Projeto

PROJETO "FORMAR E INOVAR NA DIMENSÃO EUROPEIA"
O plano do agrupamento de escolas consiste em proporcionar aos seus docentes experiências de formação que congreguem soluções para as necessidades identificadas. Ações de formação que impliquem utilização de línguas estrangeiras, nas áreas de Línguas e Humanidades e em Ciências, preferencialmente transdisciplinares, como a Astronomia, se possível, com aplicações de tecnologias de informação e comunicação. O envolvimento de professores de diferentes áreas disciplinares, nas ações previstas no projeto, deverá responder às necessidades de implementação de articulação e trabalho colaborativo em atividades curriculares e extracurriculares no agrupamento, assim como o desenvolvimento profissional dos docentes, a qualidade da docência, a aquisição e aperfeiçoamento de competências linguísticas e de comunicação.
É também objetivo do agrupamento de escolas implementar redes e contactos internacionais para desenvolver um sentimento e cidadania europeia, assim como desenvolver consciência de outras identidades e culturas.
As competências linguísticas e científicas adquiridas pelos professores, assim como as suas experiências de trabalho colaborativo, serão fundamentais para o desenvolvimento estratégico do agrupamento de escolas, na articulação entre diferentes áreas disciplinares e diferentes estabelecimentos de ensino, recentemente agregados. Os docentes participantes deverão dinamizar atividades curriculares em línguas estrangeiras, atividades extracurriculares e extraletivas transdisciciplinares, intercâmbios internacionais e visitas de estudo, de forma a implementar a consciência europeia, a multiculturalidade e o plurilinguismo. Espera-se o desenvolvimento, nos docentes, da necessidade de utilização das tecnologias de informação e comunicação, integrando redes internacionais, e antecipando a necessária modernização tecnológica, principalmente da escola-sede de agrupamento.
Os docentes envolvidos nas ações deverão constituir "clusters" catalisadores de atividades com as características identificadas nas necessidades do AELC, e adquirir competências que possibilitem ao agrupamento participar significativamente em projetos nacionais e internacionais, que envolvam alunos, tais como, as atividades relacionadas com o facto de ser escola piloto nos projetos: Open Discovery Space e Inspiring Science Education.

Participantes no projeto

PARTICIPANTES NO PROJETO
Os participantes são professores de quadro/além-quadro em exercício de funções no agrupamento, de diferentes áreas disciplinares, científica, linguística e humanidades, que têm formação específica nas suas áreas de especialidade e pedagógico/didática, licenciados e mestres. Existe a necessidade de formação ao nível de competências em línguas estrangeiras, consolidação de competências científicas, pedagógicas e didáticas, principalmente em áreas científicas transversais que possibilitem articulação e trabalho colaborativo entre professores de diferentes áreas disciplinares, para a elaboração de projetos com alunos de âmbito europeu, com o objetivo de melhorar a vivência no AELC, proporcionar novas experiências formativas em regime colaborativo e de projeção internacional e objetivo último, melhorar os resultados escolares dos alunos.

Equipa de coordenação do projeto

EQUIPA DE COORDENAÇÃO DO PROJETO

Presidente da Comissão
José António Fernandes Martins Rocha

Adjunto do Presidente e responsável pelo tratamento dos dados e contactos
Nuno Manuel Oliveira Ribeiro

Professores coordenadores
Manuel Augusto Costa da Silva
Isabel de Lurdes Pereira do Cabo

Elemento do Conselho Administrativo
Filomena Mateus

Equipa de seleção de candidatos

EQUIPA DE SELEÇÃO DE PROJETOS

Os participantes no projeto de mobilidade serão selecionados por uma entidade autónoma que será constituída pela Diretora do Centro de Formação de Professores (CEFOP-LART) que inclui o AELC, um elemento da direção do Agrupamento, um representante de Pais e Encarregados de Educação com assento no Conselho Geral, e dois professores promotores, diretamente envolvidos na conceção do projeto: dois professores do departamento de línguas, um da secção de línguas estrangeiras e um professor de língua materna; um professor do departamento de matemática e ciências experimentais.
Os perfis dos candidatos serão definidos com antecedência; será aberto um período de candidaturas, devidamente publicado no AELC; os candidatos serão selecionados em função da candidatura apresentada e/ou como resultado de sessão pública de apresentação, onde será avaliada a capacidade de envolvimento no projeto, tendo em consideração algumas características:
- identificação com o projeto; capacidade de trabalho em equipa; capacidade de promover um bom ambiente de trabalho; capacidade de promover e implementar boas práticas; respeito, transparência e ética nas suas atuações; adotar disposições que garantam qualidade de trabalho; capacidade e disposição para a aprendizagem; capacidade de maximizar os resultados da utilização dos recursos disponíveis.

Presidente da Equipa
José António Fernandes Martins Rocha

Adjunto do Presidente e responsável pelo tratamento dos dados e contactos
Nuno Manuel Oliveira Ribeiro

Diretora do CEFOP-LART
Maria Otelinda Costa

Representante dos Pais e Encarregados de Educação
Luís Monteiro

Professores da equipa de coordenação do projeto
Manuel Augusto Costa da Silva
Isabel de Lurdes Pereira do Cabo

Professores do Departamento de Línguas
Isilda Maria C. M. Lourenço Afonso
Maria Júlia Sanchez Ferreira da Silva

Professor do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
Maria Elisabete Sequeira

Candidatura

Resultado final dos candidatos às mobilidades.

Plataforma e-Twinning

PLATAFORMA E-TWINNING
Pretende-se utilizar o e-Twinning, em conjugação com o projeto, na(o):
- troca de experiências formativas e educativas com escolas dos países de acolhimento;
- troca de correspondência e materiais, entre alunos e professores das escolas intervenientes;
- promoção da escola e região através da produção de conteúdos multimédia;
- utilização on-line de línguas europeias;
- utilização desta plataforma como espaço de encontro, para a interação dos participantes;
- colaboração em projetos existentes e iniciar novos;
- desenvolvimento de competências digitais.
Para mais informações visite o sitio eletrónico www.etwinning.net.

Europass

O QUE É O EUROPASS?
Cinco documentos que têm em vista apresentar as suas qualificações e competências de uma forma clara e facilmente compreensível na Europa:
- Dois documentos disponíveis em regime de livre acesso, a preencher pelos próprios cidadãos europeus:
Curriculum Vitae, que o ajuda a apresentar as suas competências e qualificações de forma clara e eficaz. Pode criar o seu CV Europass online seguindo as indicações ou descarregar o modelo, exemplos e instruções;
Passaporte de Línguas, uma ferramenta de auto-avaliação de competências e qualificações linguísticas. Pode criar o seu Passaporte de Línguas Europass online seguindo as indicações ou descarregar o modelo, exemplos e instruções
- Três documentos emitidos por autoridades da área da educação e formação:
Europass-Mobilidade regista os conhecimentos e as competências adquiridos noutro país europeu;
Suplemento ao Certificado descreve os conhecimentos e as competências adquiridos pelos titulares de certificados de ensino e formação profissional;
Suplemento ao Diploma descreve os conhecimentos e as competências adquiridos pelos titulares de diplomas de ensino superior.
- Uma rede de Centros Nacionais Europass - o primeiro ponto de contacto para quem pretenda obter mais informações acerca do Europass.

OBJETIVOS DO EUROPASS?
Ajudar os cidadãos a transmitir as suas competências e qualificações de um modo eficaz, facilitando o seu acesso à formação ou ao mercado de trabalho;
Ajudar as entidades empregadoras a compreenderem as competências e as qualificações adquiridas pelo seu titular;
Ajudar as autoridades dos sectores da Educação e Formação a definir e a transmitir o conteúdo dos respectivos currículos.

Para aceder ao sítio oficial o Europass clique aqui.

  logos2

Agenda

LIGAÇÕES ÚTEIS

latinotv APEE AFNORTE erasmus
giae moodle face keyschool

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação