segunda 18 novembro 2019
map-shadow

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Perfil do Candidato
O/A Técnico/a de Instalações Elétricas é o profissional qualificado apto a Organizar, orientar e executar, a instalação, manutenção e reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, instalações de telecomunicações em edifícios, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as normas de higiene, segurança e proteção do ambiente e os regulamentos específicos em vigor.

 

Competências profissionais
As principais atividades a desempenhar por um Técnico de Instalações Elétricas são:

  • Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais, de distribuição de energia elétrica e instalações de telecomunicações em edifícios.
  • Orientar e/ou efetuar a instalação de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, de acordo com as instruções técnicas e plano de instalação.
  • Orientar e/ou efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas de utilização de baixa e média tensão, de comando, sinalização e proteção, industriais e de distribuição de energia elétrica, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Efetuar orçamentos relativos à execução, manutenção e/ou reparação de instalações elétricas, efetuando, nomeadamente, os cálculos de materiais, equipamentos, mão deobra e tempos de trabalho.
  • Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos elétricos/eletrónicos e instalações elétricas intervencionadas.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

 

Destinatários

  • Alunos até aos 20 anos de idade; 
  • Conclusão do 9.º ano do Ensino básico ou equivalente.

 

Duração do curso

  • 3400 horas

 

Qulificação e prosseguimento de estudos
Os cursos profissionais de nível secundário conferem o nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (12.º ano de escolaridade e certificado profissional de nível4 do QEQ).

 

Direção do Curso

  • Portaria 890/2005, de 26 de setembro - consulte aqui
  • Duração do Curso - 2019 a 2022
  • Diretor de Curso - 
  • Diretor de Turma -
  logos2

Agenda

OFERTA FORMATIVA 2018/2019

NUNO 2019 20 2 BANNER 6

Oferta formativa para o ano letivo 2019/2020

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

SEMANA DA LEITURA 2019

semLeitura9 6

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Newsletter




Joomla Extensions powered by Joobi

Autenticação