terça 29 setembro 2020
Escola Secundária de Latino Coelho
Escola Básica de Lamego (Escola E.B. 2,3 de Lamego)
Escola Básica N.º 1 de Lamego (Centro Escolar de Lamego)
Escola Básica de Penude (Centro Escolar de Lamego-Sul, Penude)
Escola Básica de Cambres
map-shadow
INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR 2020/2021 29-09-2020
Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas...
EXPOSIÇÃO "MÁSCARAS DE LAZARIM" 25-09-2020
Está patente, na Escola...
VISITA IN LOCO DE VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE EQAVET 28-09-2020
No âmbito do processo da garantia da...
ATUALIZAÇÃO DOS HORÁRIOS PARA O ANO LETIVO 2020/2021 27-09-2020
Informa-se toda a Comunidade Educativa que os...
HORÁRIOS DOS TRANSPORTES ESCOLARES - 2020/2021 16-09-2020
Informam-se todos os alunos, pais e...
VAMOS REGRESSAR EM SEGURANÇA! 16-09-2020
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as...
RECEÇÃO AOS ALUNOS 5.º/12.º ANOS E CURSOS PROFISSIONAIS 15-09-2020
Informa-se toda a Comunidade Educativa que a...
REUNIÕES COM OS PAIS/EE DO PRÉ-ESCOLAR E 1CEB 20/21 11-09-2020
Informa-se toda a Comunidade Educativa que as...

MOBILIDADE "MUJERES Y NIÑAS EN CIENCIA, ¡POR SUPUESTO!"

MUJLmg 02

Entre os dias 15 e 22 de novembro de 2019 teve lugar na Escola Secundária de Latino Coelho a quarta mobilidade do Projeto Erasmus + KA229 “Mujeres y niñas en ciencia, ¡por supuesto!”. Neste projeto participam 3 países: Portugal, Itália e Espanha.
No segundo ano de implementação do projeto “Mujeres y niñas en ciencia, ¡por supuesto!” tínhamos como objetivo aumentar o número de participantes da escola coordenadora do projeto, tendo assim participado 21 alunos espanhóis. Da escola italiana participaram 9 alunos e da nossa escola participaram todos os alunos dos 8.º F, 8.º G e 8.º H.
“Mujeres y niñas en ciencia, ¡por supuesto!” tem como objetivo promover a participação e o papel da mulher nas disciplinas STEM a nível local, nacional e internacional europeu. Através do trabalho colaborativo e do método do projeto, a ciência e a tecnologia são abordadas a partir de uma perspetiva de género, a fim de tornar rotina para os alunos o uso de tarefas de investigação, a programação e o uso das TIC. Trata-se de potenciar e fomentar as vocações científicas e tecnológicas em todos, a partir de uma perspetiva inclusiva, favorecendo especialmente os coletivos que na atualidade se encontram sub-representados; e ainda desenvolver o pensamento computacional e a criatividade para que consigam adquirir as competências-chave e uma aprendizagem a partir da interdisciplinaridade.
No primeiro dia de mobilidade do projeto, destacou-se o momento gastronómico internacional no bar da escola, tendo os participantes dos três países contribuído com iguarias para todos podermos saborear o que há de melhor das nossas cidades e países. Da parte da tarde, cabe salientar a receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela senhora vereadora Dra. Ana Catarina Rocha à comitiva Erasmus e o passeio pelo centro histórico de Lamego.
Ao longo da semana de mobilidade, os participantes realizaram diversas atividades em equipas internacionais, compostas por alunos portugueses, espanhóis e italianos: jogo de cartas multilingue sobre vocabulário específico de informática, de ciências e de matemática; uma apresentação multimédia para dar a conhecer os países das três escolas parceiras; criação do perfil no Twinspace do projeto (plataforma eTwinning); uma infografia sobre uma mulher cientista e uma da área da tecnologia; e ainda uma apresentação multimédia para dar a conhecer as cidades das três escolas parceiras. Os discentes tiveram a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos na área da programação e robótica, tendo participado num workshop sobre os robôs mBot e DOC, realizado por alunos do 12.º ano do Curso Profissional TGPSI3, coordenados pelos professores Ilda Pereira e Luís Cunha.
No quarto dia da mobilidade, os alunos realizaram uma visita de estudo ao Sistema Solar, acompanhada pelo professor Paulo Sanches, sito em Moimenta da Beira, e ao Mosteiro de S. João de Tarouca.
Além das atividades referidas, os alunos espanhóis e italianos tiveram também a oportunidade de assistir a aulas, em língua portuguesa, sobre diversos conteúdos curriculares. Cabe ainda destacar que no âmbito de uma das temáticas do projeto, os participantes assistiram, no Teatro Ribeiro Conceição, ao filme El jovencito Frankenstein, tendo, de seguida, com recurso a uma ferramenta digital, feito uma atividade de opinião pessoal sobre o mesmo.
A semana de mobilidade acabou com uma atividade coletiva na mata da Nossa Senhora dos Remédios, tendo os participantes subido o Escadório e, seguidamente, feito um picnic e visitado a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Na parte final, ainda houve um tempo dedicado à compra de regalitos na principal avenida da cidade de Lamego.
Destes sete dias de trabalho e convivência, ficou claro que estas iniciativas educativas são fundamentais para a cidadania europeia, para o alargamento de horizontes e para o crescimento pessoal e escolar de todos os participantes no projeto Erasmus +.
Para saber mais sobre este projeto eTwinning visite: https://twinspace.etwinning.net/71658/home.
Para ver mais fotos da mobilidade visite: https://photos.app.goo.gl/A1yR5XpqEswpTRqU9

  logos2

Agenda

setembro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

APOIO TÉCNICO - INFORMÁTICA

apoio

#ESTUDOEMCASA

EstudoEmCasa 6

RGPD - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

rgpd-politicaPrivacidade 6

CONTACTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias 
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023  fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

n logos 2

Autenticação