Realizou-se, no dia 1 de março, a primeira rubrica: “Quem sou eu!”, que contou com a presença de alguns alunos da Escola Básica de Lamego. Esta rubrica foi lançada pelo Professor Paulo Lourenço, a todos os alunos deste estabelecimento de ensino com objetivo de dar a conhecer e promover personalidades que marcaram e marcam a nossa atualidade nas mais diversas áreas do conhecimento e da cultura, criando um paralelo entre os conteúdos que se lecionam na sala de aula com quem realmente os criou,
apresentou e defendeu. Nesta rubrica os alunos são levados a descobrir o nome da personalidade que se encontra no cartaz agregado a uma pequena biografia do ilustre. O primeiro aluno a desvendar o nome da personalidade é premiado. A vencedora desta primeira edição foi a aluna número sete, Daniela Pinto, do 6.º E, que recebeu o prémio das mãos do Professor Paulo Lourenço. A primeira personalidade da rubrica “Quem sou eu!” teve o intuito de homenagear o famoso criador do Sudoku Howard Garns, que nasceu a 2 de março de 1905, em Indiana, nos Estados Unidos da América. Howard era um arquiteto americano e construtor de quebra-cabeças. O Sudoku foi publicado pela primeira vez no Japão no ano de 1984, e ganhou projeção mundial em 2004. A partir de então, o Sudoku ganhou popularidade e transformou-se em fonte de estudo e pesquisa para diversos matemáticos.
Sempre que possível a rubrica é acompanhada de uma atividade prática, como foi o caso, onde os alunos tentaram resolver 3 níveis de Sudoku: fácil, difícil e muito difícil, também premiada. Somente o nível fácil foi descoberto pelo aluno número dez, Gonçalo Gonçalves, da turma do 6.º E.
Desafia-se o leitor a resolver os mesmos níveis que foram apresentados aos alunos da Escola Básica de Lamego.
Para ver mais fotos clique aqui.
Durante a Semana da Leitura, que decorreu de 18 a 22 de março, desenvolveram-se atividades dos Clubes e Projetos afetos às Bibliotecas.
O Cantinho & Clube da Matemática da Escola Básica de Lamego e o Clube Mat-Box da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, apresentaram várias atividades numa vertente lúdica, de modo a incrementar o gosto pela Matemática, ao mesmo tempo que os alunos testavam a sua concentração, atenção, cálculo e raciocínio.
O Projeto “10 minutos a ler” foi desenvolvido em todas as turmas da Escola Básica de Lamego, dando enfoque à importância da leitura e incentivo da mesma entre os alunos. As obras diversificadas, que circularam pelas salas de aula, permitiram aos alunos criar mundos e personagens no seu imaginário, através da leitura individual, a pares e em voz alta.
Na Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, partilharam-se leituras e falou-se da Literatura como disciplina e como arte. Os alunos dos 10ºE e F partilharam com os mais novos também o seu gosto pela literatura e deixaram o seu apreço pelos livros e pela leitura, transmitindo também a ideia de que ler é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
Os alunos, que desenvolvem na Escola Secundária a ação “Banco Amigo/Caixa da Amizade/Apadrinhamento”, integrada no Projeto Transformar a Educação: das ideias à ação, proporcionaram uma atividade de apresentação e de conhecimento entre padrinhos e afilhados, em que participaram cerca de 30 alunos. O objetivo era apadrinhar alunos mais novos do 8º ano, que frequentam a escola pela primeira vez, de forma a incluir e a criar laços de amizade.
A Associação de Estudantes, em conjunto com o grupo "Comemorar Efemérides", do Projeto Transformar a Educação, celebraram o Dia do Pai, com a atuação da LaTuna e o Dia Mundial da Árvore, em que diversas turmas, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Biologia, depositaram uma semente de Pinheiro Manso num vaso, proporcionando aos alunos uma experiência cívica única.
Todas as atividades desenvolvidas levaram os alunos por temas diversificados, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa, estimulando o diálogo, a troca de ideias, a reflexão e a união.
Para ver mais fotos clique aqui.
Decorreu de 20 a 22 de março, um workshop subordinado ao tema “Construir um Rádio Cristal”.
Esta atividade decorreu no âmbito de uma parceria do nosso agrupamento com o programa “Engenheiras por um Dia”, cujo lema é “experimentar toda a vida” e que tem como objetivo principal desconstruir a ideia de que a opção pelas engenharias e tecnologias são domínios masculinos.
Estes workshops foram direcionados a todas as turmas do 9.º ano, 10.º C e 11.ºC e foram dinamizados por estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, do curso Licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações, coordenados pelo Diretor de Departamento de Informática, Comunicações e Ciências Fundamentais, Professor Ricardo Gama, em colaboração com outros docentes do Departamento. Estes Workshops proporcionaram aos nossos alunos momentos de experimentação de caráter prático, com uma atividade/desafio, no qual são explicados vários conceitos de engenharia subjacentes.
De referir que o programa “Engenheiras por um dia” promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
Uma iniciativa do Governo, este Programa é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 101 entidades parceiras (15 das quais municípios), 62 escolas básicas e secundárias e 23 instituições de ensino superior.
Para ver mais fotos clique aqui.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LATINO COELHO, LAMEGO
Escola-sede: Escola Secundária de Latino Coelho
Avenida das Acácias
5100-070 LAMEGO
tel. (+351) 254 612 023 fax. (+351) 254 655 323
url: www.aelc-lamego.pt
fb: www.facebook.com/aelc.lamego
Inst: https://www.instagram.com/latinocoelho_lamego/
e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Cofinanciado por:
Desenvolvido por: